Resenha: Zen Socialismo, Cynara Menezes

27 dezembro 2015

Oieee, tudo bem meus amores?
Hoje trouxe para vocês a resenha do livro Zen Socialismo. Eu sei, eu sei, muitos leitores estavam super ansiosos com a resenha desse livro, eu entendo, afinal de contas é um livro político.
Foi um pouco complicado falar desse livro, pois achei ele muito interessante. E para ler, você precisa ter uma mente aberta quanto a política.

Zen Socialismo Cynara Menezes

Zen Socialismo, de Cynara Menezes, reúne o que de melhor esta jornalista que prega a necessidade de uma nova esquerda no país escreveu em sua peregrinação ao mesmo tempo lúcida, denunciadora e bem-humorada pelos problemas, paranoias, fobias, absurdos ideológicos, retrocessos e baixezas da direita brasileira (e de seus adeptos mal informados) pelas redes sociais brasileiras. Reunidos em blocos temáticos como Socialismo, Brasil, Camaradas, Mundo, Maconha, Jornalismo, Vida, Sexualidade e Entrevistas, os posts são uma leitura em que o prazer do texto se confunde com o prazer de ser bem informado e de se deparar com uma inteligência lúcida que nos diz um pouco do que precisamos saber sobre o socialismo do século XXI sem as cortinas de fumaça da mídia tradicional. É isso, ainda é possível fazer o bom e velho jornalismo.
Edição: 1
Editora: GERAÇAO EDITORIAL
ISBN: 9788581303369
Ano: 2015 Páginas: 240
Zen Socialismo é um livro de política muito interessante.
Com um pouco mais de 240 páginas, conteúdo muito interessante e diagramação impecavél, Zen Socialismo nos trás um pouco de política e história. Ainda falando do gráfico do livro, temos um sumário muito bem feito nas primeiras páginas.




Vamos falar de socialismo e comunismo e capitalismo? Sempre que socialismo é mencionado as pessoas diretamente associam ao PT e Lula, mas Cynara abordou o socialismo de uma diferente. Seu blog, Socialista Morena { http://www.socialistamorena.com.br/ } fala de uma forma muito aberta sobre o socialismo, nele, ela fala sobre socialismo não como política e sim como estilo de vida.
Ela mostra exemplos clássicos da necessidade de reorganização baseado em Darcy Ribeiro, um socisliata que ela mesmo gosta. Cynara fala sobre um socialismo livre, simples sem as ditadores de hoje como a gente vê por ai.
Quando peguei esse livro para ler e confesso que fiquei com medo de me deparar com uma defensora de Dilma e Lula aos extremos, mas levei um tapão na cara ao perceber que Cynara defende um socialismo muito diferente daquele que a gente vê na televisão. 
O que li nesse livro é um estilo de vida, uma coisa que ironicamente a maioria dos brasileiro quer. Um País justo livre de tanta perseguição política. Depois da leitura, refleti muito e percebi que querendo ou não todos nós temos pensamentos socialistas.Muito diferente daquilo que a gente lê no jornal, vê na tv e escuta falar.

Claro que Cynara falou do PT, falou de Lula. Mas posso dizer para vocês que a parte política desse livro acaba nem tento muita importância, pois fica apagada apenas pela quantidade de exemplos que ela usa de pessoas importantes no Mundo todo que são ou foram socialistas e a gente nem sabia.

Zen Socialismo não é um livro chato de política, é um livro de história política, um livro que nos mostra como o socialismo deu certo em alguns Países e como deu errado em outros. Cheios de fatos históricos, cheio de acontecimentos da vida da própria Cynara.
Uma escrita leve, inteligente, bem-humorada, ela trás textos de seu blog de uma forma que qualquer pessoa possa ler se identificar ou não.
Compara Socialismo, Comunismo, Capitalismo.

Conta fatos históricos, entrevistas com personalidades marcantes como Leonardo Padura e até Audálio Dantas. (Procurem no Google para saber sobre eles).
Além disso, Zen Socialismo é pura cultura, Cynara nos trás exemplos maravilhosos em seu livro, atores, cantores, autores, cineastas, José Saramago, Zuzu Angel, Renato Russo e por ai vai. Ela trás aos leitor um conteúdo interessante, inteligente, com dicas de músicas, poemas, filmes e o mais importante e essencial –  um resgate importante a história do nosso País, a ditadora Militar no mundo e no Brasil.
Um livro que recomendo a todos. E parabéns a Geração Editorial por ter publicado mais um livro com grande conteúdo.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

27 comentários :

  1. Oii nossa esse livro parece ser perfeito!
    Já anotei o nome!!

    Vi um vídeo que acho que você vai gostar
    → → https://youtu.be/ZY0MeG8bnkY

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não me sinto preparada para esse livro, rsrsrs.
    Ultimamente não consigo nem ouvir falar do pt que já me dá nauseas.
    Mas, confesso que gostei dos pontos que destacou, deve ser bom mesmo.
    Quem sabe um dia, né?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Helana, tudo bem?
    Eu não gosto de política, na verdade entendo muito pouco do assunto, então achei interessante esse livro para eu poder conhecer um pouco mais. Parece ser bem tranquilo de se ler e nada chato, vou tentar dar uma chance a ele.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Mesmo com o tempo super interessante como a história política, não é um livro que me chama a atenção. Conheço uma pessoa muito próxima que tenho certeza que vai adorar o exemplar, pois gosta de livros que falem sobre a política e também sobre fatos históricos. Uma ótima dica.

    Bjks
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiee..
    Mesmo vc frizando que a escrita é leve e muito interessante, é uma leitura que eu não faria no momento..
    Acho importante ler esse tipo de tema para clarear ainda mais os pensamentos em relação a politica. Mas também prefiro me aventurar nela quando minha cabeça estiver leve..
    Ótima resenha..
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Aeee… desde que você postou aquela foto do livro que eu estou esperando pela resenha. Confesso que é principalmente por ser um livro que eu não compraria para ler. Eu sinceramente não acredito no socialismo, ao meu ver, por mais problemas e defeitos que o capitalismo tenha, ele ainda é o único modelo sustentável, considerando-se a natureza humana. Para mim, o socialismo só funciona no papel, nas teorias. Maasss, como você disse que o livro se trata na verdade da história política, então ele acaba de se tornar uma opção viável de leitura.
    Ótima resenha.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O socialismo é uma ótima ferramenta de sistema político, mas somente no papel, não sou muito adepto a esse tipo de sistema, visto as inúmeras alterações que o modelo original sofreu ao longo dos anos. Adorei a sua resenha, até então não conhecia o livro!

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto este livro sendo bem recomendado, mas política é um assunto difícil d eme agradar. Entretanto, eu gosto de história (estou lendo 1808, do Laurentino Gomes), o que é um ponto a favor dele. Acho, muito mesmo, que seria um bom livro para minha estante.

    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  9. É muito bom desconstruir ideias e ideais que se formam em volta do socialismo. As pessoas confundem muito o que é, acham que é alguma forma de extremismo da esquerda, que é algo que vai fazer todos ganhar menos etc e tal. Que é uma defesa do governo do PT. Socialismo vai muito além disso, é uma questão de igualdade, justiça e todo ser humano ter os mesmos direitos e condições. Bem legal o livro, espero que muitos tenham a chance de ler. :)

    ResponderExcluir
  10. Oiie florzinha,

    Que bom que você gostou do livro, mas sinceramente não é o meu estilo literário, ainda mais essa coisa de política não gosto mesmo, sei que devemos nos interessar, mas nesse momento em passo essa dica. Mas quem sabe num futuro.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Realmente, estava ansiosa por essa resenha. Agora, quero ler mais pq falou do PT, do Lula... Como Petista, acredito que deva saber o que estão dizendo nos livros :D Eu ainda não tive a oportunidade de folear o livro na livraria, pois o fim de ano está bem agitado, mas vou procurá-lo e dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Esse é um livro que mesmo querendo muito ler, acho que ainda não estou no momento certo. Acredito que por ser um livro de política é recomendável lê-lo com a mente mais aberta, por isso vou esperar mais um pouco antes de me aventurar na história.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  13. Oi Helana,
    Essa resenha mostra porque gosto tanto do seu blog :)
    Livros diferente do que estamos acostumados a ver por aí e uma bela opinião que você sabe dar muito bem em seus textos.
    Não é um livro que eu leria, justamente por um fato que você mencionou, a gente pensa que é um livro chato de política.
    Mas educar é preciso e parece que isso que Zen Socialismo faz.
    Não sei se compraria, mas é um livro que eu leria se tivesse a oportunidade.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Fiquei mega cuirosa com esse livro, eu fiquei apaixonada pela capa ela é muito linda. No meu caso eu estou lendo muitos, muitos romances e eu preciso mudar meus hábitos e esse livro me chamou muita atenção é um assunto que eu não acostumada a ler, mas algo me diz que eu vou amar a leitura.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  15. Helana, não sou muito de ler livros que tenham a ver com política.
    Por isso não me empolguei para ler ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Não sou muito fã de livros desse tipo, mas pelo o que você disse, ele parece bom mesmo, hein?! Não vou negar: me interessei bastante, quem sabe eu dê uma chance pra ele, né?

    Beijinhos,
    Pizza and Books

    ResponderExcluir
  17. De início o livro não me chamou atenção, justamente por se tratar de um teor político. Agora lendo sua resenha vejo que pode ser uma leitura muito enriquecedora e bem-vinda. Já anotei o título e espero ter a oportunidade de realizar a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Confesso que logo que li o titulo e começando a ler sua resenha que se tratava sobre política, quase torci o nariz, mas ao ler toda a sua resenha, me deixou muito curiosa sobre o conteúdo.

    Beijos

    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Helo, olha eu adorei a sua resenha e tals, mas não sei se leria o livro, pelo simples fato de que eu não acredito em socialismo, em todos os países que tentaram fazer isso foi pro ralo, a bondade e igualdade ficou só na ladainha e na prática o povo ficou no pé de igualdade pra pior, Cuba tai pra mostrar que o capitalismo apesar de falho é 100 x melhor, caso contrário todos iriam querer viver lá ao invés de se arriscar nos mares pra fugir pros EUA, enfim acho que devemos mudar o ser humano, assim politicamente podemos ter melhoras.
    Tentar abrir os olhos das pessoas através da educação, da solidariedade e só assim teremos um mundo mais justo, essa é minha opinião.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  20. Eu odeio política, no geral...detesto mesmo! E não poderia afinal cursei História na faculdade...hehe...mas sua resenha mostrou um livro tão leve e tão diferente dos livros políticos que eu estou acostumada que fiquei com muita vontade de ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi.
    Parece ser um livro interesse, porém nao é muito meu estilo. Parabéns pela resenha

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi! Sinceramente, esse tipo de literatura não me atrai. Mas que bom que gostou, isso é o que importa. Parabéns pela resenha, beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu estou completamente doido para ler esse livro, pelo fato de tratar de um assunto que eu gosto demais. E sua resenha me ajudou a entender mais sobre o enredo do livro.

    ResponderExcluir
  24. Nunca fui fã de política por sempre passar raiva com as discussões e injustiças... acho que é a primeira vez que me interesso por um livro da área.

    Gostei bastante da resenha e do modo como destacou os elementos mais importantes. Me deixou com vontade de conferir *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    O livro parece realmente incrível, mas não consigo gostar de livros de política.
    Mas vou anotar a indicação, quem sabe um dia leio ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Helana!
    Tenho visto muitos comentários desse livro na blogosfera, e confesso que estou com um pé atrás com ele. Não porque não goste de política, porque na verdade eu adoro, mas sim pela questão do socialismo. A doutrina é linda, e como você disse na resenha, não tem nada a ver com PT e muito a ver com o que muita gente quer para o país. O problema é que as pessoas não sabem o que é Socialismo, e a ignorância abre espaço para erros de interpretação e intolerância.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  27. Oi Helena, o livro parece ser legal, mas não faz o eu tipo de leitura

    ResponderExcluir