Resenha: A Rainha do Castelo de Ar, Stieg Larsson

13 janeiro 2016

Oi amores tudo bem?
Ufa! Depois de quase 15 dias consegui concluir a leitura do último livro da trilogia Millennium.demorei para concluir a leitura por ser um livro lotado de informação. Mas um livro excelente.
Leia também as resenhas dos outros livros:
Os Homens que não amavam as mulheres: http://bit.ly/OsHomensQueNaoAmavamAsMulheres
A Menina que Brincava com fogo: http://bit.ly/AMeninaQueBrincavaComFogo.
Vocês podem ler essa resenha tranquilamente porque não coloquei spoiler.

A Rainha do Castelo de Ar - Millennium 3 Stieg Larsson.


Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria. Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes. A rainha do castelo de ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único dentro da literatura policial contemporânea.
Edição: 4
Editora: Compainha das Letras
ISBN: 9788535920024
Ano: 2011
Páginas: 688
Tradutor: Dorothée de Bruchard.
O livro que tenho da trilogia, faz parte de um box que comprei em 2013. Todos os três livros tem a capa semelhante, e vou ser honesta adoro essa capa, combina mais com a história.
A diagramação é muito simples. O livro tem 688 páginas, dividas em 29 capítulos e Epílogo. A única ressalva que tenho dos livros é os capítulos enormes.
O terceiro livro começa mais ou menos onde o segundo livro parou. Lisbeth estava tentando dar um jeito na encrenca na qual estava metida e acabou gravemente ferida. Ficou dias internada no hospital, encarcerada nele. ´
Todas as pessoas acham que a jovem hacker é uma assassina sádica e lésbica, sendo que na verdade, ela é vítima de estupro, assédio moral e ameaças e a única pessoa que pode provar sua inocência é Mikael.
Pessoas muito importantes estão envolvidas na organização que tem sumir com Lisbeth e Mikael está correndo contra o tempo para preparar uma matéria onde fala tudo que aconteceu com a jovem e a importância disso tudo para a sociedade.
Com ajuda de jornalistas, médicos, advogados e pessoas que confiam que Lisbeth é inocente A Rainha do Castelo de Ar prova porque é um dos melhores romances policiais de todos os tempos.


Não sei escrever essa resenha. Fato. O livro contém um emaranhado de informações que se eu fosse escrever tudo, a resenha ficaria gigante, então para não confundi-los, vou focar minhas palavras em Lisbeth.

Em Rainha do Castelo de Ar, encontramos um Mikael muito mais motivado. Nos livros anteriores, o autor nos aprofundou na vida de Lisbeth e agora no último livro da trilogia somos apresentados a um Mikael que não mede esforços para fazer o justo.
Fiquei bem surpresa com a quantidade de capítulos que mostra tudo que ele estava fazendo para livrar Lis dos problemas.
Mas engana-se que Lisbeth aparece pouco no livro. Eu que sou fã dela em todos os sentidos consigo me impressionar com o fato dela ser forte. Salander atiça a curiosidade do leitor, atiça a curiosidade dos próprio personagens do livro.
Stieg Larsson infelizmente não vive mais para ver sua obra ganhar proporções respeitadas. A crítica social que ele mostrou nessa trilogia: assédio sexual, abuso em mulheres, corrupção, mentira, é algo que está no nosso dia-a-dia e merece uma atenção muito grande.
A Rainha do Castelo de ar, me trouxe aflição. Medo, esperança e até momentos de nervosismo, porque o leitor quer que aqueles personagens saiam dali sã e salvos.

Se você não leu nenhum dos livros da trilogia Millennium, não espere mais para fazer isso. Se apaixone por Lisbeth Salander do mesmo jeito que me apaixonei por ela. Em cada página lida dessa trilogia descobrimos um pouco mais da dura vida dela e como ela se tornou uma das heroínas mais fortes dos livros policiais.
Não vão se arrepender.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

37 comentários :

  1. Olá!

    Eu só assisti o primeiro filme (assista o sueco, é muito bom) mas fiquei sabendo que é fiel ao livro. Agora estou louca pela trilogia! Pena que a sinopse saiu um spoiler, mas tudo bem, quero ler ainda assin e espero conseguir comprar o box.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helana! Eu ainda não li, mas a Grazi lá do blog adora e fala super bem. Eu tenho curiosidade, pois os assuntos como você disse, assédio, abuso e corrupção, são bem interessantes, daqueles que te prendem. Quem sabe um dia eu consiga ler. ^^
    Abraços!
    www.viciadoemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helana!
    Eu também adoro essas capas. São divinas.
    Já li toda essa trilogia, mas algo que não curti foi o final. Achei muito sei lá...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por essa trilogia e dou o mesmo conselho pra quem ainda não leu, não espere mais.
    Eu terminei recentemente o segundo livro, desesperada para já ler o terceiro rs.
    Não tem como não se apaixonar pela Lisbeth!!!!
    E só posso definir essa trilogia com uma palavra: Perfeita!!!!
    Não sei nem o que será de mim no fim do terceiro livro. Simplesmente amo!!
    Parabéns pela resenha.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho as capas dessa trilogia incríveis! Não gostei muito das capas novas...
    Só ouço elogios sobre esses livros, tenho muita curiosidade de lê-los, porém tenho medo de não conseguir por achar os temas muito pesados... Espero tomar coragem! hahaha
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena, adorei sua resenha, já faz um tempo que eu estou querendo começar essa trilogia, ou melhor série (pq nesse último ano lançou um novo livro né...kkkk), sempre ouço ótimas críticas a respeito.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa, já tinha visto na net, parece ser bom!
    www.sagaliteraria.com.br
    www.facebook.com/asagaliteraria

    ResponderExcluir
  8. Oi Helana.

    Eu também tenho a coleção Millennuim, mas ainda não li comprei eles no lançamento do 4º livro e vieram com as capas coloridas. Quero ler os 4 livros deste ano, porque eu adoro os filmes o sueco e o americano. Sua resenha deixa uma vontade enorme de largar o livro que estou lendo no momento e dar inicio a série.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li essa série, também não vi o filme, tô com os livros agarrados na estante e nunca peguei pra começar :(. Mas já havia lido sobre eles logo que foram lançados e sempre ouvi criticas boas. Eu amo livros onde a protagonista é forte e heroína da história. Vou colocar como meta desse ano conhecer a trilogia Millenium.

    beijão!
    www.escritacolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    sempre tive vontade de ler, mas fico protelando....

    agora tua resenha fez com que eu repensasse essa minha enrolação...vou ler logo!!!

    dica anotada!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Helana, não sei se esses livros fazem meu estilo e se eu me apaixonaria como você, mas quem sabe eu desse uma chance se ganhasse ou algo do tipo.
    Não curti muito o fato dos capítulos longos demais, mas mesmo assim quem sabe.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, mas sempre mudava de ideia no último minuto. Espero que eu crie coragem e leia ainda esse ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Lena eu assisti o primeiro filme,_ na versão americana_ e amei, sabe o que eu mais amei? Não dá pra falar: "ah a mocinha do filme é forte, independente e bla bla" , pq ela é uma mulher normal que facilmente e existiria, e não uma mocinha hipotética. Concordo com o fato de o autor não estar vivo ser uma sofrencia, mas meu 688 páginas é realmente impossível resenhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Helena.

    Já comecei a ler o vol. 1 6 vezes e nunca conseguia passar da página 150 em todas, achei bem monótono essa primeira parte e isso foi crucial para não continuar a leitura.

    Vejo muitas críticas positivas dessa obra e o quanto o filme fez sucesso, mas nem o filme eu consegui assistir, não me cativou.

    Definitivamente essa não é uma obra pra mim.

    Entretanto, gostei do seu post sem spoilers e como você fala do 3° volume.
    Abraços,

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Helana!
    Que bom que gostou do último livro (que nem é último, né, depois do lançamento desse quarto). Entendo perfeitamente, alguns livros são tão bacanas que a gente não consegue passar para a resenha metade daquilo que sentimos ao ler.
    Ouço tantos elogios que é impossível não sentir curiosidade em ler. Se rolar uma oportunidade, com certeza irei aproveitá-la.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  16. Nunca ouvi falar, nem nunca li o livro. Realmente parece ser muito bom, e tem o filme dele mesmo?

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler essa série! Estou até enrolando o filme, mas de 2016 não passa!

    ResponderExcluir
  18. Acho que já ouvi falar desse livro, mas nunca imaginaria qual era a história contida nele. É muito importante termos temas tão sérios como esse tratados na Literatura. Quando são tratados da maneira correta, ajuda até mesmo a vítima a reconhecer que não é a culpada, como no caso do assédio sexual.

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  19. Oi Helana,

    Já vi outras resenhas suas dessa trilogia e percebo o amor que você nutre por ela, sabe eu fiquei bem curiosa com a historia estou nume vibe de ler livros policiais e arriscar em leituras que eu não leria antes. Vou pesquisar mais sobre os preços desse livro e com toda certeza vou tentar comprá-lo o mais rápido possível.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li essa trilogia, mas conheço um pouco da história. Assisti só o filme (não sei se é fiel a história) e fiquei com vontade de ler o primeiro volume, onde sua resenha só me animou mais. Acho as capas lindas desse box.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Também tenho a resenha da trilogia no meu blog, a série é fenomenal, super recomendo.
    E igual a você a colunista do meu blog também achou bem complicado fazer uma resenha sobra a história.
    www.pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
  22. Lisbeth é sem dúvidas umas personagens mais fortes da literatura, não há como não amar e respeitar essa personagem. Também me entristece o fato do autor não ter tido a chance de testemunhar o sucesso dos seus livros. E assim como você, eu não saberia fazer uma resenha completa, porque o livro é complexo e acho que revelar qualquer coisinha que seja iria tirar a emoção do leitor.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lana.
    Já vi muitos comentários acerca dessa trilogia, mas não sabia muito bem do que se tratava.
    Sua resenha me deixou intrigada, principalmente por se tratar de um livro que envolver problemas da nossa sociedade.
    Interessante saber que dessa vez o autor deu mais voz a um dos personagens, mas que não deixou o outro à sombra. Fiquei bem curiosa sobre como conseguiu essa façanha sem deixar que a história fugisse completamente, já que sabemos como uma alternação de narração pode atrapalhar uma história.
    Amei a resenha :)

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, Helana, tudo bom?

    Acredito que estou com esses livros aqui em casa desde 2013 também, mas infelizmente ainda não tive tempo de lê-los. Todo mundo que eu conheço se apaixonou por essa história, principalmente pela Lisbeth, como também aconteceu com você.

    Assim que eu tiver a oportunidade, a trilogia será um dos primeiros livros que pegarei!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Sempre ouvi maravilhas sobre essa trilogia, principalmente de pessoas com gostos parecidos com os meus. Tenho muita curiosidade em lê-la, mas confesso que o tamanho me desanima um pouco.
    Porém ainda irei lê-la, só não sei quando kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Helana,
    Eu li somente o primeiro volume e nossa gostei muito, comprei o segundo também e ganhei o terceiro, mas ainda não li. Lembro de ser um livro bem forte e ter ficara revoltada em várias páginas. Gostei de saber que ele deu mais visão para o Mikael. Estou curiosa para saber como o novo autor, ou seria autora, agora não lembro, deu seguimento a história. Tu vai ler?

    Gosto muito dessas capas, mais do que as novas. As minhas edições também são dessa primeira.

    Boas leituras....beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem??

    Sendo sincera, nunca me interessei por esses livros, acho que eu não curto muito esse estilo policial (apesar de estar decidida a fazer a ler mais sobre esse ano). Tu já viu o filme?

    ResponderExcluir
  28. Oi Helana, apesar dos livros serem muito bem comentados eu não sinto vontade de lê-los, sua resenha está ótima e talvez por isso algum dia eu dê uma chance a eles!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Acho as capas dessa trilogia muito lindas. Só vejo elogios a estória, mas ainda não consegui aquele up suficiente para começar a leitura. Ainda mais porque os livros são bem grandinhos o que me deixa meio receosa. Mas vou esperar o momento e coragem certa para ler.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  30. Não deixarei de dizer, QUE CAPAS LINDAAAAAS. Bom, me interessei muito por a historia e espero que consiga ler ainda este ano. Não posso deixar de te parabenizar por ter conseguido parceria com a Geração Editorial, quando vi seu blog na lista já lembrei de quem era, está sempre assinando lá no meu blog com In The Sky. <3 Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oiiie
    Já ouvi falar muito na trilogia e falam super bem, parece ser uma boa leitura e diferente do que estou acostumada, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oie. Essas capas são maravilhosas mesmo, concordo com você. Eu compraria esse livro pela capa, mas a história não me prendeu.
    Gostei da postagem.
    Beijos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Helana, sua linda, tudo bem
    Concordo com você, são temas fortes, mas que infelizmente fazem parte da nossa realidade, precisamos falar sobre isso. E a forma como disse que sentiu medo, ficou nervosa e depois sentiu esperança de que eles saíssem salvos dali demonstra o quanto a narrativa mexe com a gente. Fica impossível não querer sair correndo para ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá

    O filme eu nunca vi,tô lendo o primeiro volume da série e tô gostando pretendo ler a trilogia, gosto de livros com protagonistas fortes.

    Bjss

    ResponderExcluir
  35. Oie Helana!
    Ouço falarem muito bem dessa trilogia, mas não sou muito a fim de ler sabe? Não gostei do filme e acho que talvez não goste muito da leitura dos livros, mesmo que você diga pra gente não esperar mais para ler!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  36. Ola lindona leio tantos elogios a essa trilogia, não assisti o filme, mas gostei da protagonista toda estilosa, pelo visto a escrita do autor é envolvente e bem trabalhada com suspense e muito bem amarrada, devido a correria ainda não comecei a ler, espero começar em breve. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  37. Oi Helana! Adorei a resenha, sabe eu tenho o primeiro livro da trilogia aqui em casa, mas não consegui passar da página 50... Achei a leitura muito arrastada e não consegui seguir adiante. Mas esse ano vou participar de um desafio que pede pra ler um livro abandonado, vou ler ele para ver se crio ânimo. Sei que a história é ótima! Beijos
    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir