Resenha: O Vendedor de Histórias, Jostein Gaarder.

11 fevereiro 2017

      Resenha de Livro
Oi amores tudo bem?
Hoje trouxe resenha de um livro do Jostein Gaarder, gosto muito dos livros dele, são histórias lindas e de fantasia, mas não é aquele tipo de fantasia com vampiros, ou era medieval. Jostein Gaarder trabalha muito com o lúdico e é um verdadeiro contador de histórias.
Sou fã dele desde que li O Mundo de Sofia aos 16 anos, desde então comecei a procurar livros do autor e o modo como ele narra as histórias é um grande atrativo pra mim.
o vendedor de histórias04

O Vendedor de Histórias Jostein Gaarder

Petter era um garoto diferente dos outros. Ao crescer, ele virou Aranha, uma espécie de ghost-writer, que vende os frutos de sua imaginação para os escritores sem idéia.
Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 8535905200
Ano: 2004
Páginas: 207
Este livro foi publicado primeiramente em 2003 e em 2004 a Editora republicou com outra capa acompanhando todos os livros do autor.
O livro ele é fino, tem cerca de 207 páginas, os capítulos dele não são com números, o leitor vai encontrar uma série de títulos bem interessantes e sua diagramação é bem simples.
Outro ponto importante é que Jostein Gaarder é norueguês, então vamos encontrar muitos nomes com pronuncias diferentes. Ele é um livro para jovens-adultos, só para esclarecer o autor tem livros para todas as faixas etárias.


o vendedor de histórias02
Petter é um menino quieto, é sozinho, seus pais são divorsiados e esse detalhe mudou um pouco o menino, mas esse jeito único dele era uma opção, Petter gostava de ser assim. O menino não se encaixava entre as outras crianças e tudo que elas faziam que era dado como normais para Petter não fazia sentido ou não tinha graça.
Sua imaginação foi sempre sua melhor amiga, dela saiu um amigo chamado Homem – Metro e com ele Petter poderia se relacionar e conversar o que gostaria.
Petter foi crescendo, e percebendo que continuava a não se enquadrar na sociedade. Terminou o colégio, chegou a hora de fazer faculdade e ele não sabia o que fazer, pois o jeito único dele também se enquadrava nos cursos. Então foi nesse momento que o rapaz já crescido decidiu que iria vender suas histórias, muitos escritores ruins, ou com pouco sucesso tinham boas sinopses e Petter boas histórias em sua mente que precisavam ser colocadas para fora.
Mas o que ele não sabia era que tudo isso poderia se tornar perigoso.
O Vendedor de História coloca em evidência um trabalho muito comum entre escitores os “escritores fantamas”, Jostein Gaarder nos mostrou isso de uma forma interessante, usando Petter um rapaz criativo demais que torna-se um escrito desses.
Achei o livro genial, apesar de gostar mais dos livros infanto juvenis do autor, acho que o Vendedor de Histórias superou muito a criatividade e também minha curiosidade.
O livro é cheio de contos de Petter, textos bem interessantes que nos deixam a pergunta no ar “foi ele que escreveu ou outra pessoa?”, talvez a maior graça seja essa.

Mas engana-se aquele que acha que o livro fica só nisso, Jostein Gaarder, trouxe a vida de Petter um amor também, Maria, uma personagem que é peça fundamental em mudanças na vida dele.
O Vendedor de histórias é um livro magnifico, inteligente que aborda um tema bem comum hoje em dia! E sim uma bela narrativa.
Jostein Gaarder mais uma vez soube contar uma excelente história.
o vendedor de histórias03
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

17 comentários :

  1. Oi, Helana.
    Eu nunca li nada do autor, mas já ouvi falar bem de "O mundo de Sofia".
    Confesso que não me senti tentada a ler essa história, apesar dos seus elogios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Helana, o livro é realmente encantador, nunca li nada desse autor, mas fiquei super curiosa para ler o tipo de fantasia que ele escreve. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    De Gaarden só li O mundo de Sofia e me encantei com a escrita do autor.
    Fiquei bastante curiosa para conhecer O vendedor de histórias. A história de Petter parece um tanto interessante, principalmente pela personalidade quieta do personagem.
    Com certeza pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada sobre o autor , mais fiquei bem curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Helana, não li nada do autor ainda, mas este livro não me deixou tentada a ler. No entanto, achei engraçado o leitor ficar com dúvidas sobre quem escreveu os textos. Diferente isso. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi. Primeira vez que vejo algo do autor e confesso que não me chamou muita atenção, mas eu leria para conhecer mais sobre a escrita do autor e quem sabe ele consiga me conquistar.

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem?
    Que capa mais fofa!
    Me interessei e muito, pelo jeito é uma leitura bem rápida né.
    To morrendo de curiosidade em como tudo pode ficar perigoso, mil teorias loucas já formadas hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Minha opinião difere da sua, li "O Mistério de Natal" e definitivamente não gostei da escrita, a história em si é bem criativa, porém ele enrola demais, sendo extremamente repetitivo e desnecessário, caso escrevesse de forma diferente o livro teria metade das páginas... Minha irmã abandonou o livro de Sofia alegando razões semelhantes as minhas, aí e já não sei... Não quero me arriscar em nova leitura desse autor. Mas quem curte eu respeito.


    Nara
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, existem livros feitos para todod os gostos, alguns não são assim. Vejo isso em alguns bem populares como Rainha Vermelha ou A Seleção, acho aqueles livros pessímos. Mas cada um lê o que gosta.
      Jostein Gaarder ou você gosta ou não gosta. Não é que ele seja ruim ou repetitivo, é questão de gosto, como A Rainha vermelha.
      Comecei a ler os livros do autor muito nova, com 14 anos, 15 anos já tinha lido O Mundo de Sofia por indicação de professor.
      Me acostumei com a narrativa dele, por isso é maravilhoso ler um livro dele pra mim!

      Excluir
  9. Tenho muita vontade de ler "O mundo de Sofia" mas esse livro em especial eu nunca tinha ouvido falar sobre! Achei bem interessante até 😁

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia o livro mas o título e a capa me chamaram atenção logo de cara. Gostei da sua dica e fiquei curiosa para poder conferir.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Confesso que não conhecia esse livro, mas amei a sua empolgação por ele. Saber que é uma leitura maravilhosa e com um premissa como essa não tem como não querer ler. Amei a dica, super anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Conheço a escrita de Jostein Gaarder, que trabalho com jovens, adolescentes e também, às vezes, pré-adolescente, por exemplo, já usei O Mundo de sofia num 6º anos, apensar da relutância da academia em relação ao autor. Não é um livro que compraria para mim, mas, se tiver oportunidade de avaliá-lo para sala de aula, talvez o faça.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia nem o autor e nem o livro, mas gostei bastante da premissa. Saber que foi uma leitura maravilhosa para você também é bem motivante.
    Gostei bastante da capa, compraria apenas por causa dela.
    Adorei conferir suas impressões.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parece curiosa, nunca li mundo de sofia kkk mas quero, porque vejo muitos elogios. Quando a esse fiquei curiosa em ler mas sei lá não senti AQUELE ânimo =/

    ResponderExcluir
  15. Gostei do enredo da história, eu já vi algo desse livro, não lembro se foi resenha ou alguma divulgação, mas já tinha ficado meio interessada por ele.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  16. Não lembro de já ter visto esse livro do autor, mas fiquei mais do que interessada na premissa (adoro essa coisa de escritor fantasma) e querendo conhecer melhor a história. Alem disso, ler sua resenha me deu vontade de reler O Mundo de Sofia... Faz tanto tempo que li....
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir