Oi gente tudo bem?
Hoje quero falar sobre um livro super bacana que li recentemente.
Quem me acompanha nas redes sociais já me viu falar que já li O Sal da Vida, na língua original, Francês. Um livro que tive o prazer de ler há alguns meses e gostei bastante.
E hoje quero falar um pouco dele para vocês.
O Sal da Vida - O Que Faz A Vida... Valer A Pena - Françoise Héritier
Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!
Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859158
Ano: 2013
Páginas: 108
Tradutor: Maria Alice Araripe de Sampaia Doria
O Sal da Vida é um livro super fino, mas de grande reflexão. Ele tem cerca de 96 páginas e algumas delas depois da leitura são para o leitor escrever sobre o que é o sal da vida para si.
A diagramação é simples, os capítulos são divididos pelos dias que autora escrevia sobre o livro, como se fosse uma carta ou diário… No caso do livro uma carta.
Somos apresentados a um livro único! Fraçoise recebe uma carta de um médico/professor que vive exclusivamente para o trabalho, seus dias se passam apenas com alunos, pacientes, ele é totalmente voltando ao mundo do trabalho. E de repente ele faz uma pausa e escreve para autora sobre esta pausa que fez.O livro não é nenhum tipo de ficção, autora escreveu uma carta e resolveu publicar, mas acredito que ela não esperava que suas palavras seriam tão positivas para outras pessoas.
Fraçoise ao receber a carta do amigo, logo responde falando para ele o que é o sal da vida para ela e porque é tão importante a gente se importar com nossos “pequenos prazeres”.
O Sal Da Vida nada mais é do que aquelas coisas de pequeno valor, momentos, sentimentos, que no fundo tem um valor muito grande para nós. E claro.. autora até cutuca um pouco em nossa ferida, ela mostra que fazer uma pausa do trabalho é de suma importância e curtir aqueles momentos tão simples são únicos.
Alguém lembra de Amelie Poulain e seus “pequenos prazeres”, pense nisso quando ler O Sal Vida, certamente você vai se identificar não apenas com Amelie, mas com Françoise e sua euforia em falar das coisas rotineiras que realmente importam sendo boas ou ruins!
E para você? O que é o Sal da Vida?
Escreva em até cinco linhas.
Podem deixar nos comentários, enviar e-mail. O que representa para você o sal da vida.
Quero gravar um vídeo sobre isso e gostaria muito de contar com a colaboração de vocês:
Para mandar um e-mail blog-inthesky@hotmail.com Assunto: O Sal Da Vida.
Deixem seus mini depoimentos até dia 16/08! Ele pode aparecer em um vídeo especial aqui no blog! Vamos dividir nossos momentos especiais!
"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre! |
Quando a Valentina lançou este livro eu não solicitei por achar que se trata-se de um livro de auto ajuda, na verdade nem procurei saber mais sobre o mesmo, mas ultimamente tenho acompanhado amigos que leram e só tem maravilhas a dizer sobre o livro e estou ficando curiosa. Só não vou participar com o comentário porque não sei muito bem do que se trata o livro, o que seria o sal da vida kkkkk!
ResponderExcluiro meu Sal da vida é minha mãe, mesmo com nossas brigas graças aos gênios fortes que temos, quando eu acordo e dou bom dia pra ela, vejo que ela ta bem sinto que sou a mais afortunada das pessoas!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/