Cinema&Café: 2001: Uma Odisséia no Espaço

25 julho 2019

Por Alexandre Tiago

Daqui alguns dias em 26 de julho é aniversário de um dos meus cineastas favoritos da história do cinema que é o Stanley Kubrick, que se estivesse vivo estaria completando 91 anos de pura história, cinema e genialidade. E para isso resolvi publicar uma resenha de um filme que completou no ano passado 50 anos de lançamento, é um dos meus filmes favoritos, é um dos melhores filmes de ficção científica e é também um dos melhores filmes de todos os tempos. Esse filme é "2001: Uma Odisséia no Espaço" que foi lançado originalmente em 1968.

Em 2019 se comemora 50 anos da chegada do homem à lua mas um ano antes, em 1968, o filme dirigido pelo Stanley Kubrick chegava ao cinema mostrando uma atmosfera especial espetacular, grandiosa e surpreendente onde vemos um filme dividido em três partes e três partes bem feitas de forma inteligente, interativa e inovadora pois na época não se tinha a tecnologia para fazer filmes de ficção científica como tem hoje e por conta dessa inovação "2001: Uma Odisséia no Espaço" se tornou um dos melhores filmes da história do cinema mundial em todos os seus gêneros cinematográficos. Com isso ele atencipou o futuro e fez um filme sem efeitos digitais.


Apesar de o filme ter se originado de um conto do escritor britânico radicadlizado no Sri Lanka Arthur C. Clarke cujo conto se chama "A Sentinela" esse é um caso peculiar em que você pode escolher em ler primeiro e ver o filme depois ou ao contrário até porque Arthur C. Clarke trabalhou no filme e lançou o livro "2001: Uma Odisséia no Espaço" na mesma época do lançamento do filme.

"2001: Uma Odisséia no Espaço" pode ser considerado uma viagem da pré história ao futuro misturada com análises sociais e existencialistas, luzes coloridas e psicodélicas, silêncio espacial e reflexões atemporais que me fascinaram desde a primeira vez que eu vi o filme tanto que se me perguntam quais foram os melhores filmes que eu já vi até hoje é "2001: Uma Odisséia no Espaço" que consagrou de vez Stanley Kubrick como um dos maiores e melhores cineastas de todos os tempos em que apesar de ter feito filmes muito bons antes sua inovação em "2001: Uma Odisséia no Espaço" é e sempre será revenciada e recomendada.

E vocês, já assistiram ao filme "2001: Uma Odisséia no Espaço"? Gostam do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço"? Comentem! Vamos conversar!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


6 comentários :

  1. Nossa, este filme é um clássico. Quem não viu precisa ver já que reflete muita coisa na nossa atualidade e do ser humano. E tem cada cena que eu vivo repetindo.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Acredite ou não, mas nunca assistir a esse filme hahah. Não gosto muito de filmes nessa pegada, porém já assiti alguns. Por outro lado minha irmã é muito fã desse filme, já eu nunca dei muita bola. Adorei o seu post, fico muito bem explicado. Até mai ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu assisti esse filme faz muito tempo atrás, e a musica então, é impactante. Parabéns pelo post e por nos lembrar da data do aniversário do cineasta Stanley Kubrick foi realmente um filme marcante e nos deixou a pensar, abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, com certeza assim esse filme, mas da, tanto tempo que não lembro. Nem sabia que era originado de um conto! Esses dias estava vendo um vídeo em que falaram sobre ele. Disseram que ele é tão cheio de ideias e sentidos que a pessoa anos depois, quando ela foi aprender algo que voltou ao filme, assistiu e notou uma coisa que não tinha notado antes.

    ResponderExcluir
  5. Ameeei a dica, não conhecia o filme mas já vou colocar na minha lista.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Acho que nunca assisti, mas achei a resenha bem interessante e despertou meu interesse mesmo não sendo meu tipo de filme. Vou procurar aqui e espero curtir a experiencia. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir