Resenha: Cachorro Velho, Teresa Cárdenas.

21 novembro 2019


Por: Alexandre Tiago

Olá a todos!
Cuba, um país localizado no Caribe que possui belas paisagens, música vibrante e espetacular de grandes músicos como o Buena Vista Social Club um grupo musical que eu gosto muito e que você pode ouvir aqui abaixo após ler a resenha e claro de uma rica história marcada por revoluções e também de escravidão. E é através do tema escravidão que se desenvolve o livro "Cachorro Velho" da escritora cubana Teresa Cárdenas.
Vamos conferir?

Cachorro Velho, Teresa Cárdenas

Por toda a vida, Cachorro Velho foi escravo no engenho de açúcar do patrão. Seu corpo está velho e cansado, sua mente se perde frequentemente em recordações. Às vezes ele até imagina a própria morte, ou pelo menos o que significa estar longe, muito longe. Então, a velha escrava Beira lhe propõe ajudar Aísa, uma menina de dez anos, a fugir.
Escrito por uma descendente de escravos, Cachorro Velho é um retrato duro e comovente da desumanidade da escravidão. "O velho não temia o Inferno: tinha vivido nele desde sempre."
A escravidão foi abolida em Cuba em 1886, mas, como em tantos outros lugares, sua nódoa se manifesta no preconceito racial e na discriminação. Ganhador do Casa de las Américas, a mais alta honra literária de Cuba e um dos prêmios mais importantes do mundo de fala hispânica, este livro abalará profundamente os seus leitores.
Edição: 1
Editora: Pallas Editora
ISBN: 9788534704595
Ano: 2010
Páginas: 142

O livro "Cachorro Velho" nos apresenta a história de Cachorro Velho um escravo negro idoso que trabalha para a fazenda de seus senhores como porteiro. Até que um dia ele conhece Aísa, uma menina de dez anos que era escrava, onde se depara em um dilema de querer ajudar ela a fugir ou não. Nesse meio tempo, Cachorro Velho descobre que nunca sentiu amor e ele sente que precisa sentir esse sentimento.

O livro é curto, comovente e forte. Curto por ter 141 páginas em uma excelente narrativa, comovente por conta da busca do personagem principal querer conhecer o amor e do dilema de ele ajudar ou não a Aísa fugir, e é forte por se tratar da escravidão. Cuba terminou sua escravidão em 1886 e no livro sentimos o quanto que esse fato histórico é inaceitável pois os senhores tratam Cachorro Velho e os outros negros com desprezo e racismo pois o livro nos apresenta como que era a escravidão no país caribenho.

O racismo e a escravidão não podem ser aceitos em nenhum lugar no mundo! Apesar disso, o livro por ter como protagonista um idoso nos faz analisar a cultura negra cubana que é rica e um exemplo disso é a música e o sentimento amor onde ele deve ser sempre sentido pois ele nos dá vontade de viver e de conhecer coisas para renovar a alma, a mente e o coração.

E já que falei em música, eis aqui o excelente som do Buena Vista Social Club:
Li e recomendo esse excelente livro "Cachorro Velho" e também recomendo à ouvir e conhecer o Buena Vista Social Club.

E vocês, já leram o livro? Já ouviram a música? Conheciam o livro e a música? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


7 comentários :

  1. Tudo bem Helana? Primeiramente, muito obrigado pelo compartilhamento. Esse tema é e sempre será doloroso. Você colocou bem, na escravidão, não é cerceada a liberdade, mas a humanidade. Um velho escravo que existiu apenas nessa condição passou por essa vida sem ter de fato vivido. Que esse tema nunca saia de moda para que possamos evitar o sempre iminente risco de repetir o passado, e sempre a pior parte dele. Mais uma vez, obrigado pela postagem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro mas fiquei interessada. Infelizmente a escravidão foi uma realidade em muitos países e com ela foi deixado um rastro de tristeza e injustiças. A sinopse é muito comovente, o fato do protagonista ser um senhor idoso deixa tudo ainda mais sensível. Ótima indicação de leitura!

    ResponderExcluir
  3. Todo livro que fala sobre a escravidão acaba sendo forte. Achei ótimo o fato de mesmo tendo apenas 141 páginas a narrativa consiga ser excelente. Acredito que seja mesmo um livro comovente.

    ResponderExcluir
  4. Oi Helana! Não conhecia o livro, mas já me peguei imaginando como deve ter sido a leitura. É um livro com um tema que merece ser debatido e falado demais, ainda mais quando pensamos nas cicatrizes que deixaram até hoje. Fiquei muito curiosa sobre ele, ainda mais com a narrativa sendo feita por um idoso. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Tema polêmico, existe diversas formas de escravidão, hoje muitos estão escravos das redes, do smart fone, da tecnologia, sem contar dos padrões da sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra, mas achei bem interessante, confesso que despertou minha curiosidade. Excelente dica.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu ainda não tinha ouvido falar sobre este livro, mas já percebi tratar-se de uma história bem densa.
    Gostei da tua resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir