Opinião: Medicina dos Horrores, Lindsay Fitzharris

23 novembro 2020

Oi pessú tudo bem com vocês?

Hoje tem resenha do livro Medicina dos Horrores, foi uma leitura bem surpreendente, apesar de saber por cima do que se trata o conteúdo, ele foi um livro que gostei bastante.

Medicina dos Horrores

A história de Joseph Lister, o homem que revolucionou o apavorante mundo das cirurgias do século XIX

Lindsey Fitzharris

Uma viagem assombrosa pela história da cirurgia.
Em Medicina dos Horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris narra como era o chocante mundo da cirurgia do século XIX, que estava às vésperas de uma profunda transformação. A autora evoca os primeiros anfiteatros de operações — lugares abafados onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas — e cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força bruta, uma vez que não havia anestesia. Não à toa, os mais célebres cirurgiões da época eram capazes de amputar uma perna em menos de trinta segundos. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, esses profissionais, alheios à existência de micro-organismos, ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias, o que mantinha as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas.
É nesse cenário, em que se considerava mais provável um homem sobreviver à guerra do que ao hospital, que emerge a figura de Joseph Lister, um jovem médico que desvendaria esse enigma mortal e mudaria o curso da história. Concentrando-se no tumultuado período entre 1850 e 1875, a autora nos apresenta Lister e seus contemporâneos e nos conduz por imundas escolas de medicina, os sórdidos hospitais onde eles aprimoravam sua arte, as “casas da morte” onde estudavam anatomia e os cemitérios, que eles volta e meia invadiam para roubar cadáveres.
ISBN-10: 8551005227
Ano: 2019 / Páginas: 320
Idioma: português

Comprei o livro pela capa, sendo bem sincera.Sempre gostei da capa Medicina dos Horrores, vermelha com preto, de capa dura, as bordas das folhas são pretas, ele conta com 320 páginas, 11 capítulos. Porém pelo menos umas 50 páginas do livro são notas sobre a pesquisa da autora. Informações que ela usou ao escrever o livro.


Para você saber um pouco quem foi Joseph Lister, é interessante pesquisar, ele foi um médico e pesquisador, ele é dado também como pai da medicina moderna pioneiro nas técnicas de antissepsia nas cirurgias, suas pesquisas foram datas entre 1800-1900.

Antigamente, as cirurgias elas não tinha nenhum tipo de limpeza, nada era esterilizado, e isso fazia até que as pessoa morressem, muitas doenças ainda era desconhecidas e muita gente morreu por conta disso.
Um exemplo básico que podemos ter são séries e filmes datados nessas épocas, higiene não era uma coisa frequente da época (dica: assistam O Alienista, série da Netflix, vocês vão entender).

Joseph Lister começou a perceber que algumas coisas em cirurgia poderiam ser melhoradas bem-estar do médico e do paciente. O livro ele relata muito esses estudos dele, na qual era bem chocantes. Existe na época anfiteatros onde pessoas da área da medicina e até curiosos poderiam assistir cirurgias, eu sempre achei isso muito chocante.

Gostei muito do livro, é uma pesquisa profunda mostrando como a Medicina evoluiu ao longos do anos e como essas descobertas do passado são importantes. Mas já deixo avisado, tem que ter um pouco de estômago para ler!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Helana O'hara

Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites Artesanato em FeltroMídia Kit

Nenhum comentário :

Postar um comentário