Tropa de Elite 2

13 outubro 2010

Na sexta feira passada dia 08/10/2010, estreou o filme Nacional, mas esperados pelos brasileiros, Tropa de Elite 2. Capitão Nascimento novamente nas telas dos cinemas do Brasil, mostrando mais uma vez que alguns filmes nacionais são bons, muito bons.

Antes de tudo vamos ao um breve resumo de
Tropa 1, para aqueles que não assistiram.

Tropa 1, passado em 1997, mostra o dia-a-dia de um policial do BOPE, Capitão Nascimento (Wagner Moura), muito estressado, cheio de problemas familiares – sua mulher grávida do primeiro filho, faz com que esse policial ache um substituto para dar continuidade ao seu trabalho.
Dois amigos de infância Neto (Caio Junqueira) e André Matias (André Ramiro) tornam-se policias e são destacados pela honra e honestidade quando realiza suas funções.


O primeiro filme, já realista, racional e causa bastante impacto em quem assiste.

Tropa de Elite 2
Titulo original:
(Tropa de Elite)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: José Padilha
Atores: Wagner Moura , André Ramiro , Maria Ribeiro , Milhem Cortaz , Pedro Van Held
Duração: 118 min
Gênero: Ação


Sinopse:
Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam, porque o filho Rafael (Pedro Van Held) tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arquiinimigo Fraga (Irandhir Santos) ocupa posição de destaque no seio de sua família.

Nunca foi tão difícil escrever uma critica de um filme. Geralmente gosto de abordar alguma coisa que chama atenção, uma cena, um detalhe, qualquer coisa. Mas Tropa 2 é impossível achar algo para destacar.
Então vou fazer um resumo de como me senti com tudo.

A fila foi grande. Na sexta – feira, foi impossível assisti-lo, nunca vi o cinema da minha cidade tão cheio de gente eufórica por causa de um filme. Acabei voltando para casa, chateada por não conseguir ver.
No sábado foi à mesma coisa, por sorte conseguimos comprar os 4 últimos ingressos. A mesma coisa de sexta, cinema cheio, fila, pessoas eufóricas. Um cara reclamando do meu lado que filme brasileiro toda via tem uma hora de patrocino para depois começar o filme.
Sala lotada, não existia uma poltrona vaga. Uma se quer para dizer a vocês que ganhou folga aquela noite. Não existia.

O filme já começa no susto,
Nascimento dentro do carro levando um mundarel de tiros. Você acaba não entendo.
Mas calma aquilo é apenas uma amostra do que está por vir.
Nascimento, visivelmente mais velho, visivelmente mais abatido e visivelmente mais estressado ainda é aquele Capitão Nascimento de Tropa 1. Claro com algumas mudanças.
Pensa você quando sua mulher te deixa devido ao seu trabalho, vocês tem um filho pequeno que não entende o seu trabalho, e para colocar mais pimenta na situação, sua ex esposa casa com uma pessoa que você odeia, um professor de história, esquerdista, e ai como você fica?
Emocionalmente essa é a real situação de Nascimento no filme.
E para colocar mais ingredientes uma operação mal sucedida faz com que ele seja afastado do BOPE.

...

Incrível. Não tenho palavras para descrever o filme.
Não gosto de filmes violentos, filmes de ações, sangrentos, não fazem meu estilo, mas Tropa 2 é diferente, me chamou atenção deste o primeiro e a coragem de um diretor para fazer um filme tão realista como este.
Eu poderia de fato, contar ele todinho para vocês, mas cá entre nós isso iria perder a graça.
Ação do começo ao fim, ele não alivia, você fica na tensão o filme todo, até as conversas formais entre Nascimento e sua ex esposa são tensas.
A cada cena que assistia cruzava os dedos para não acabar logo e sai do cinema com um turbilhão de pensamentos.
E o que me fez pensar foi o seguinte:
O filme te mostra ali, na cara dura, toda a corrupção dos políticos, a safadeza a vergonha, ele te dá o prato pronto, com tudo que eles fizeram e fica a pergunta: “Você vai querer isso ainda?”
Impactante demais, a cena de um tiroteio na favela (para descobrir um roubo de armas da policia) foi muito bem filmada.



Nota: É difícil escolher uma cena do filme que tenha gostado mais.
Mas posso dizer que o discurso de Nascimento na CPI das milícias foi o melhor texto do personagem e que realmente me fez arrepiar.

José Padilha está de parabéns. Fez o segundo filme sem sair do foco principal que é a corrupção, o tráfico de drogas e o melhor de tudo, não deixando o filme clichê.
Conseguiu superar muito bem o primeiro filme. Principalmente em questões de filmagem.
Para muitos, Tropa 2
pode ser visto facilmente como o filme de ação do ano, efeitos especiais, profissionais e material vindo de grandes estúdios e um roteiro inteligente. Mas, ele é muito mais que isso, um retrato frio, cruel da nossa própria realidade. Fazendo todos nós repensarmos bem em quem colocamos numa cadeira de Presidente, Governador e por aí vai.
E como Capitão Nascimento diz no filme:
“Tem muita coisa errada pra ser mudada e estamos muito longe de conseguir mudar tudo.”

Se não assistiu ai, te garanto você não vai se arrepender.
Tropa de Elite 2 merece e merece muito sua atenção.

Trailer:





Nenhum comentário :

Postar um comentário