THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW

28 abril 2011

Por Laís.

Em 1975, surgiu o revolucionário (e muito polêmico, comentado e assistido) musical The Rocky Horror Picture Show. Dirigido por Jim Sharman e distribuído pela 20th Century Fox, o filme conta a noite em que o casal Janet Weiss (Susan Sarandon) e Brad Majors (Barry Bostwick) é obrigado, após o pneu de seu carro estourar, a pedir ajuda em um castelo no meio do nada.

O casal, então, faz a parada que ficaria guardada para sempre em suas memórias.
O dono do tal castelo, o estranho
Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), declama vir da Transilvânia Transexual e tem em seu séquito principal o mordomo Riff Raff (Richard O'Brien) e sua irmã, a tresloucada Magenta (Patricia Quinn), além da “assistente” Columbia (Nell Campbell). Frank também diz estar criando um homem “loiro e bronzeado”, e convida Brad e Janet a assistirem o nascimento de sua criatura. Os dois, incapazes de recusar o convite, acabam presenciando o momento em que Rocky (Peter Hinwood) é trazido à vida. Em meio a tudo isso surge Eddie (Meat Loaf), amante de Columbia que “doou” seu cérebro para a criação de Rocky. Após se declarar para a ruiva, ele é violentamente assassinado por um ciumento Frank.
O restante do filme se resume na incapacidade de Brad e Janet de resistir ao ‘charme’ de Frank, Janet e Rocky ficando juntos, a descoberta de que
Dr. Scott (Jonathan Adams), o destino original de Brad e Janet, é na verdade tio de Eddie, Frank perseguindo Janet pelo castelo após descobrir seu envolvimento com Rocky e a revolta de Riff Raff e Magenta com o mestre, que termina por levar criador e criatura à morte. Fim.
The Rocky Horror Picture Show foi, para a década de 70, um transgressor de limites. Traz em seu roteiro temas como sexualidade (Frank sendo bissexual como mostrado nas cenas), incesto (Riff Raff e Magenta, que além de irmãos são amantes), traição (Brad ficando com Frank, Janet ficando com Frank e Rocky), entre outros. É um bom filme para ser visto quando qualquer outro gênero da sua prateleira acabar se tornando entediante demais.


CURIOSIDADES:

- O quinto episódio da segunda temporada da série “Glee”, “The Rocky Horror Glee Show”, faz uma homenagem ao filme.
- O cantor
Mick Jagger queria interpretar o Dr. Frank-N-Furter, mas acabou sendo preterido por Tim Curry. (by Wikipedia)
-
O filme foi banido na África do Sul várias semanas após ter sido lançado nos cinemas locais. Esta atitude foi tomada pelo Conselho de Censura local, o que não impediu que o filme fosse visto por mais de 250 mil pessoas no país. (by Wikipedia)
- O filme é considerado
cult em muitos países de língua inglesa, como por exemplo no Canadá e EUA, provocando performances de jovens que cantam, dançam e "interagem" com os atores na tela durante a projeção. (by Wikipedia)
-
Ficou em cartaz na Inglaterra por quatro anos seguidos
- O clipe de ‘Hold it against me’, de Britney Spears, contém referências ao filme.



É isso, pessoal. Minha humilde homenagem a um filme desconhecido por muitos e odiado por vários. Espero que vocês não me odeiem tanto, é. Até a próxima semana!

Trailer:






Homenagem de Glee:






Nenhum comentário :

Postar um comentário