Fleetwood Mac - Rumours

26 maio 2011

Por Laís.


Fleetwood Mac é um grupo britânico de rock, formado em 1967, quando o guitarrista e compositor Peter Green e o baixista John McVie deixaram o John Mayall's Bluesbreaker para formar seu próprio grupo. A formação completou-se com o vocalista e guitarrista Jeremy Spencer e o baterista Mick Fleetwood.
Baseado na Califórnia desde os anos 70, o 'Mac' já teve diversas formações, a mais famosa delas depois da entrada de Stevie Nicks e Lindsey Buckingham em 1974, mas sua seção rítmica, com Mick Fleetwood na bateria e John Mcvie no contrabaixo permanece a mesma desde a sua criação, há mais de quarenta anos. (Wikipédia)
Em 1977, a banda lançou o álbum “Rumours”, alvo dos meus comentários de hoje.

Rumours é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda Fleetwood Mac. Em grande parte gravado na Califórnia durante 1976, foi produzido pela própria banda com Ken Caillat e Dashut Richard e lançado em 04 de fevereiro de 1977 pela Warner Bros Records. O disco chegou ao topo das duas principais paradas da Billboard americana e do United Kingdom Albums Chart. "Go Your Own Way", "Don't Stop", "Dreams" e "You Make Loving Fun" foram lançadas como singles. Vencedor do Grammy, Rumours é o álbum de maior sucesso do Fleetwood Mac, com vendas de mais de 40 milhões de cópias no mundo inteiro.

"Trauma, Trau-ma. As sessões eram como uma festa todas as noites, todas as pessoas. Acabamos ficando nestes quartos de hospital estranho ... e, claro, John e eu não eram exatamente os melhores amigos." (Christine McVie, sobre a tensão emocional ao fazer Rumours em Sausalito)

Os principais compositores do Fleetwood Mac (Buckingham, Christine McVie e Nicks) trabalharam individualmente sobre canções específicas, mas às vezes compartilhavam letras uns com os outros. "The Chain" é a única na qual todos os membros, incluindo Fleetwood e John McVie, colaboraram. Todas as músicas de Rumours focam problemas pessoais e, muitas vezes, relacionamentos conturbados. "You Make Loving Fun", de Christine McVie, é sobre o namorado, o diretor de iluminação da banda, depois da separação de John. "Dreams" detalha um rompimento e tem uma mensagem de esperança, enquanto o esforço similar de Buckingham em "Go Your Own Way" é mais pessimista. Depois de um breve encontro com uma mulher da Nova Inglaterra, ele se inspirou para escrever "Never Going Back Again", uma canção sobre a ilusão de pensar que a tristeza nunca vai ocorrer novamente. As linhas “Been down one time/Been down two times" são referência aos esforços do letrista para convencer a mulher a lhe dar uma chance.



A letra de "Don't Stop" é sobre ter uma visão otimista da vida. Foi escrita por Christine McVie, que observou que Buckingham ajudou-a nos versos por causa de suas sensibilidades pessoais sobrepostas. "Songbird", também de McVie, traz letras mais introspectivas sobre "ninguém e todo mundo", na forma de uma pequena oração, enquanto a canção "Oh Daddy" é uma referência direta ao Fleetwood, que a banda considerada um grande pai. McVie comentou que a escrita é um pouco sarcástica. Sua própria canção, "Gold Dust Woman", é inspirada em Los Angeles e nas dificuldades encontradas em tal metrópole.

[caption id="attachment_2035" align="alignright" width="300" caption="Glee Club - Cantando Don't Stop"]Glee Club - Cantando Don't Stop[/caption]

O décimo nono episódio da segunda temporada de Glee, nomeado também Rumours, é uma homenagem à banda, trazendo em seu repertório canções como Dreams (April Rhodes e Will Schuester), Never Going Back Again (Artie Abrams), Songbird (Santana Lopez), I Don't Want to Know (Quinn Fabray e Finn Hudson), Go Your Own Way (Rachel Berry) e Don't Stop (New Directions)

É isso, pessoal. Espero que vocês tenham curtido e que ouçam pelo menos uma música da banda, porque realmente vale a pena. E até a próxima!

Videos:
Don't Stop











I Don't Want to Know











Go Your Own Way











Never Going Back Again









Nenhum comentário :

Postar um comentário