Resenha: O Céu está em todo lugar.

09 março 2012

Uma das minhas metas de leitura para 2012, era o livro de Jandy Nelson. Paqueirei ele por longos meses em 2011, era capa, era diagramação, era aquele kit lindo - tudo nele me chamava atenção e alguma coisa lá no fundo me dizia que esse livro iria para minha estante dos preferidos. E foi o que aconteceu. Ganhei ele em uma promoção do blog da Fernanda - Leitora Incomum.

Vamos a ele?



O Céu Está em Todo Lugar - Jandy Nelson


Sinopse: Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219374
Ano: 2011
Páginas: 424

______________________________________________________________________________________________________
Como descrever um livro que me encantou da 1° página a última? Me parece impossível, mas vou tentar fazer o máximo.

Jandy Nelson nos apresenta Lennie, uma adolescente de 16 anos que perde sua irmã mais velha se vendo perdida em um Mundo que não é dela, tentando a qualquer custo deixar Bailey viva em casa e no seu coração. A menina não sabe lidar com a morte da irmã, não sabe como tirar a dor que sente em seu coração, em certos pontos tem medo que a imagem de Bailey desapareça de sua vida.

Jandy nos apresenta também a doce avó de Lennie, uma senhora muito simpática e bem artista - senti que a casa da familia Walker é bem artística, Lennie toca instrumento, avó é pintora, Bailey era atriz e tem seu tio Big um adorador de plantas.
No meio de todos esses personagens carismáticos nossa protagonista se vê muito confusa quando um jovem rapaz chamado Joe entra para o grupo de música dela e também por conta do namorado da sua falecida irmã, Toby.

Impossivél não rir da confusão que Lennie faz com os dois meninos. Por um ela se apaixona e com o outro ela tenta suprir a carência que sente da irmã.
Facilmente sentimos o que Len sente, a dor dela, o medo, o quanto ela está confusa com sua nova vida. E o fato de parecer que ela não sabe lidar com isso dificulta muito a vida dela.
O livro ainda nos trás entre um capitulo e outro pensamentos de Lennie, coisas que ela escreve em qualquer papel ou canto sobre o que sente pela irmã - um modo de amenizar a dor.

A história que Jandy Nelson escreveu pra mim foi uma grande novidade. Jandy usou todo o peso de perder um ente querido e colocou no papel uma história leve, cheia de significados importantes de situações cabeludas e sem tirar o bom humor delas. O Céu está em todo lugar é um livro gostoso de ler - não é triste em momento algum, é um livro suave, perfeito para todas as idades e com grandes significados.

Não é porque alguém da sua família partiu que a sua vida vai parar. A única certeza que temos em nossa vida é a morte, embora nunca vamos estar preparados para ela. Aprendi com Lennie como é importante ter sua família ao seu lado por mais segredos que os membros dela tenham são eles que se importam com você.

Leia O Céu está em todo lugar e delicie-se com essa história tão envolvente e o mais importante, tire suas próprias conclusões dela.





"A tristeza é uma casa em que cadeiras se esqueceram de como nos segurar,
Os espelhos de como nis refletir, as paredes de como nos conter.
A tristeza é uma casa que desaparece cada vez que alguém bate a porta, uma casa que vai com o vento na menor rajada.
Que se enterra no solo enquanto todos estão dormindo.
A tristeza é uma casa em que ninguém pode proteger você, em que a irmã caçula vai envelhecer mais que a mais velha, em que as portas não deixam mais você entrar e nem sair."


7 comentários :

  1. Apesar de um assunto delicado, pela sua resenha ,gostei da forma como o autor lidou, e ainda tem uma pitada de confusão...deve ser um livro realmente surpreendente.

    leiturasdapaty@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Yohanna Elizabeth09 março, 2012

    Nossa, me deu uma vontade grandíssima de ler esse livro, omg.
    Parece que a tristeza do livro, é mais uma lição de vida.
    Otima resenha, maravilhoso Livro *-*

    ResponderExcluir
  3. Helana, eu tbm quero muito ler esse livro está aqui para ser lido, desde ano passado, ele é lindo msm capa diferente, diagramação linda....e a história parece perfeita, sei q tbm irei me emocionar, mas to lendo agora alguns de parceria, BT, ai ele vai ficando pra depois, mas em breve tenho que ler essa história e me encantar tbm...adorei sua resenha...Bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Helana Ohara11 março, 2012

    Não deixa para muito tarde... realmente O Céu está em todo lugar é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Amo o título e amo a capa!! E pelo que você escreveu, a suavidade que a gente encontra nela acompanha todo o livro... deve ser uma história muito linda, capaz mesmo de encantar e de comover. Quero ler esse livro desde que o vi pela primeira vez, antes mesmo de ler qualquer resenha. Só não consegui ainda, uma pena.

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Helana Ohara12 março, 2012

    Ele é bem lindo viu.O livro é lindo a diagramação toda fofa. Vale a pena você ler. Uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda Souza12 março, 2012

    É um livro filosófico, intenso, lirico e ao mesmo tempo tão leve.
    Amei esse livro, foi o melhor de 2011 acho. Fico feliz que tenha apreciado a leitura.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir