Dica de Leitura: Jostein Gaarder.

09 março 2013

Bom dia amores tudo bem?
Hoje tem dica de leitura para vocês *o*
Uma dica muito especial. De um dos autores que tenho um carinho enorme: Jostein Gaarder.
Tenho quatro livros dele: Mundo de Sofia, O Dia do Curinga, Através do Espelho e  A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken.
Tirei foto apenas dos dois primeiros.  Os demais comprei um um sebo e a pessoa me fez o favor de me enviar dois livros bem estragados, não vale a pena mostra-lós no blog :/CAM00246Vamos?
Jostein Gaarder (Oslo, 8 de agosto de 1952) é um escritor filho de um casal de professores e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos,contos, e histórias.
O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, que cujo enredo gira em torno de uma menina instruída e amparada por um filósofo. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 26 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, a se dedicar integralmente à produção literária.
Vulgo: Wikipédia.

CAM00249
Como vocês podem ver O Mundo de Sofia é um livro bem velho, mas que parece muito atual nos dias de hoje.. É meu livro preferido do autor. A primeira vez que tive a experiência de lê-ló foi aos 14 anos, mas infelizmente como era da Biblioteca da escola, não consegui terminar a leitura, tive que devolver não consegui mais pegar.
O livro naquela época era super caro, lembro disso, pois queria a todo custo um exemplar para chamar de meu. Então quando entrei no ensino médio, ganhei , terminei de ler, me encantei pela história, perdi o livro, comprei outro… E claro, fui atrás de outras obras do autor.

Já li vários livros dele:
A Garota das Laranjas. Ei, tem alguém aí. Vita Brevis e todos seus livros tem esse ar de mágico, uma ficção tão gostosa que a gente acaba indo atrás de outros livros e mais outro e mais outro.Até mesmo os de tema adulto, como O Mundo de Sofia, ou Vita Brevis são leves, divertidos e nos fazem viajar com seus personagens de uma forma que poucos autores conseguem fazer. É uma façanha delicada, criativa e maravilhosa…

                                  
Já repararam que o trabalho de diagramação dos livros de Jostein Gaarder seguem uma linha? Acho que a Cia das Letras fez um trabalho feliz nos livros do autor.
CAM00248Outro livro que ainda posso indicar a vocês é O Dia do Curinga, ele é mágico, o garoto Hans-Thomas embarca em uma viagem de acontecimentos fantásticos e tudo começa por causa de uma lupa (ok a tal lupa não é o ponto inicial da história e sim a mãe do menino que o deixou a cerca de 8 anos, mas a lupa tem sua parte de culpa)
É um livro com um enredo divo, e com uma criatividade que só Jostein Gaarder pode escrever.

Todas as obras de Gaarder são muito semelhantes no enredo, o autor gosta de viajar entre dois mundos distintos e mostrar para o leitor o que eles tem de bom.
O Mundo de Sofia, O dia do Curinga, Através do Espelho, A Biblioteca Mágica de Bibi Bokken, são apenas alguns exemplos de viagem na imaginação.
CAM00247O autor tem esse poder único e deve sim sempre explorar esse conteúdo único em seus livros, afinal de contas ler é viajar sempre!
Então turma, vocês já leram algum livro de Jostein Gaarder? Qual deles?
- Quero convidar todos vocês a participarem de uma promoção que estou fazendo lá na Petites. “Promoção 650 Likes” será sorteado um kit bem lindinho: livro + porta cd + carteira + chaveiro.
Participem:
promoçãopetites_01

6 comentários :

  1. Olá moça!!
    Eu ja ouvi falar super bem desse 'O Mundo de Sofia' , mas nunca parei para realmente pesquisar sobre o livro. Não conhecia o autor à fundo... Fiquei bem intrigada quanto a esse livro e aos demais dele. Assim que tiver um tempinho vou dar uma chance para ele :)
    Ótima dica õ/

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  2. Ja ouvi muito sobre O Mundo de Sofia, mas sempre pensei que fosse algo mais filosófico, sabe?

    Quanto aos outros livros, não tinha ouvido falar deles, mas fiquei super interessado.

    Adorei o Post, e adoro as fotos,

    Beijos

    http://laanaminhaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Helana, tudo bem?
    Eu nunca consegui terminar O Mundo de Sofia, talvez um dia como você eu leia de novo e me encante!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  4. eu ja ouvi falar bem do mundo de sofia, mas nunca li
    e os outros eu ja ouvi falar, mas raramente sabe
    na verdade, nunca li nenhum desses xp

    ResponderExcluir
  5. Óoooootimas dicas!!! *-* Li O mundo de Sofia e O dia do curinga mês passado e simplesmente amei! Quero ler mais livros do autor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei hoje na biblioteca "Através do Espelho"!! *O*

      Excluir