“A vida grita. E a luta continua.”… Pequenas Epifanias: Caio Fernando Abreu

23 junho 2014

crônicas e desabafos Oi gente tudo bem?

Muitas pessoas me perguntam qual autor nacional é meu favorito. Geralmente elas esperam que responda algum que está em ascensão, algum que alguma editora mais famosa publique. Mas no geral, são poucos escritores nacionais que me identifico.
Sinceramente? Gosto de escritores que escrevem crônicas, textos para jornais e coisas cotidianas… Me identifico demais com Tati Bernardi, Veríssimo, Lispector.. Sou simplesmente apaixonada pela forma simples e tão viral que seus textos chegam nas pessoas. Sim, eles tocam a gente de uma forma linda.
Mas de todos eles, se tem um que é meu amor maior é Caio Fernando Abreu…. Infelizmente, ou felizmente, bem depois da sua morte ele começou a fazer o grande sucesso que merecia.
caioMuito antes de da galera usar o Tumblr, do Twitter fazer referências a ele, de encher de fakes por aqui usando citações de Caio - eu já conhecia ele.
Sou rata de Biblioteca, deste meus 14 anos, ficava trancafiada em uma, descobri livros que poucos se interessavam - no qual era exatamente esses que me chamam atenção, em minha vasta lista estão Pequenas Epifanias, Morangos Mofados, ambos de Caio, Do Grotesco ao Sublime - Victor Hugo, uma obra maravilhosa que é ofuscada pelo sucesso dos Miseráveis, entre outros.
PEQUENAS_EPIFANIAS_1304536554P

PEQUENAS EPIFANIAS - CAIO FERNANDO ABREU.

Epifania é a expressão religiosa empregada para designar uma manifestação divina. Por extensão, é o perceber súbito e imediato de uma realidade essencial, uma espécie de iluminação. As crônicas escritas por Caio Fernando Abreu retêm essa qualidade, levam o leitor a enxergar, como num clarão, verdades bem escondidas. Este livro apresenta uma seleção dessas epifanias.
Edição: 1
Editora: Sulina
ISBN: 8520501222
Ano: 2006
Páginas: 208


Ás vezes, me pego pensando se as citações de Caio F. Abreu que a gente vê pela internet é algo positivo. Então eu chego a seguinte conclusão, se pelo menos 10% das pessoas que se dizem fãs dele pegarem um livro e gostarem, já é uma grande salvação. E isso não acontece só com este grande poeta e escritor. Os textos de Tati Bernardi vão no mesmo caminho. Tem hora que até enjoa.
Mas porque todos gostam deles?
É simples,  falam de amor, falam da dor do amor, falam dos seus sentimentos, colocam no papel de forma simples e chama atenção do autor. E querendo ou não TODO MUNDO se viu ou se encaixa em uma situação citada por eles!!!

Vamos ao que interessa.
Escolhi Pequenas Epifanias, justamente por conta das citações vistas por ai. Na grande maioria elas saem desse livro fininho com textos maravilhosos e outra coisa - difícil de achar.
Este livro junta muitos textos publicados em jornais, até um pouco antes da morte dele - para os leigos Caio F. Abreu morreu em 1996 por conta da AIDS deixando um material bem legal para seus leitores.
É um livro que ele fala muito do Rio Grande do Sul (ele era gaúcho), sobre quando ele descobriu a doença, sobre cidades, o amor intenso, sobre a vida intensa dele.
São textos curtos, não tem necessidade de você pegar o livro e ler do começo ao fim, o leitor tem a opção de poder escolher o que quer ler. É livro bonito, muito bonito - onde muitos acabam inspirando-se para publicar citações do mesmo em redes sociais.

No meu ver, é o melhor livro do autor, o leitor percebe logo de cara o quão sensível e cheio de vida e medos era Caio Fernando Abreu. Em Pequenas Epifanias, a gente muito mais dele do que nos demais livros. São textos muito pessoais, únicos, sinceros, de opinião justa e muito poética. Caio tinha o dom de conseguir escrever poesia até em uma simples crítica ao Governo, acreditem.

pequenasepifaniasSeparei alguns trechos do livro que são mais citados entre os internautas. Não lembro exatamente qual edição do livro que eu tenho. Eu nunca achei Pequenas Epifanias para comprar e quando achava não tinha dinheiro :) Fui de sorrateira na Biblioteca  e xeroquei o menino todo #falomesmo.
Vamos lá?

"Deus - ou isso que chamamos assim, tão descuidadamente, de Deus -, enviou-me certo presente ambíguo: uma possibilidade de amor. Ou disso que chamamos, também com descuido e alguma, pressa, de amor." (Pequenas Epifanias, pag. 34 - 22/04/1986)
"Falamos uma tarde inteira. Ela era mais que linda. Era viva, sarcástica, tensa, confusa. Meio desmedida. E rainha" (Em Memória de Lilian, pág 15 -10/06/1986)
"A perda do amor é igual a perda da morte. Só que doí mais. Quando morre alguém que você ama, esse amor - essa pessoa - continua vivo (a), há então uma morte anormal. O NUNCA MAIS de não ter quem se ama torna-se tão irremediável quanto não ter NUNCA MAIS quem morre. E doí fundo - porque se poderia ter, já que está vivo (a) Mas não se tem, nem se terá, quando o fim do amor é: NEVER."  (Extremos da Paixão pág 21. 08/07/1986)

"... Porque esse talvez seja o único remédio quando ameaça a doer demais: invente uma boa abobrinha e ria feito louco, ria até parecer trágico perca o sentido e fique tão ridículo que só sobra mesmo a vontade de dar uma boa gargalhada..." (Deus é Naja pág 25 - 15/07/1986)

"E se não vier, para seu próprio bem guarde este recado: alguma coisa sempre faz falta. Guarde sem dor, embora doa, e em segredo." (Existe sempre alguma coisa ausente pág 92 - 03/04/1994)
"A vida grita. E a luta continua."  (Hamburgo, 11 de Outubro de 1994 pág 104 - 18/09/1994)

Fica a dica para vocês. Beijinhos, até mais ♥

Este texto foi originalmente publicado em meu antigo endereço do In The Sky no dia 11/10/2011. Agora reeditado e com muito carinho.
Participem das promoções do Blog! Você tem duas chances de levar livros ótimos para casa, é só clicar nos banners.promoção
 Banner Copa
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTube
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

2 comentários :

  1. Que post mais lindo! Estou neste momento lendo Pequenas Epifanias e estou amando, estou me identificando muito com a escrita do Caio Fernando Abreu. <3

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Aline!
      Caio é ótimo, os textos dele são maravilhosos, sou suspeita em falar, pois minha paixão é antiga.

      Excluir