Cinema e Café: Decisão de Risco

20 outubro 2016

Marina Landert
Decisão de Risco (2015)
Ficha técnica
Diretor: Gavin Hood
Elenco: Helen Mirren, Aaron Paul, Alan Rickman, Barkhad Abdi.
Sinopse: Após a morte de um agente infiltrado por um grupo terrorista, a Coronel Katherine Powell (Helen Mirren) comanda uma missão de captura dos principais inimigos dos governos americanos e do Reino Unido.

Olá pessoal, tudo bem?
Guerra e terrorismo são temas frequentemente abordados pelo cinema. Diversos são os exemplos de filmes de sucesso sobre a temática a partir de duas abordagens comuns: de um lado a Guerra do Vietnã e a 1ª e 2ª Guerra Mundial como em O Resgate do Soldado Ryan (1998), Platoon (1986), Pearl Harbor (2001), A Lista de Schindler (1993) e do outro a guerra ao terrorismo, como em A Hora Mais escura (2012), Rede de Mentiras (2008), Guerra ao Terror (2008), entre muitos outros. Esse assunto também está presente no filme do Cinema & Café de hoje, Decisão de Risco (2015), que tem como enfoque a mudança que a tecnologia proporcionou às guerras em geral, com a utilização de drones pelo aparato militar dos países.
A tecnologia trouxe e traz avanços significativos e muitas facilidades para nós como sociedade a cada dia e muitas dessas melhorias são utilizadas em diferentes áreas. No aspecto militar, os avanços tecnológicos elevaram o nível e a qualidade do aparato. Um exemplo disso foi com a invenção de drones, aviões não tripulados utilizados para o reconhecimento de áreas, para vigilância e ataques bélicos com mais segurança. Como qualquer invenção, e nesse caso sendo usado na guerra ao terror trouxe alguns levantamentos, como sobre sua utilização e principalmente sobre a responsabilidade de ataques que por vezes vitimiza civis em países do Oriente Médio e África. Polêmicas à parte, a utilização dessa tecnologia é o eixo central do ótimo Decisão de Risco.
Produzido no Reino Unido, Decisão de Risco (Eye in the Sky em inglês, que até combina mais com a temática) inicia mostrando o começo do dia de diferentes pessoas que até o fim do filme terão suas vidas conectadas e até certo ponto modificadas. O eixo central gira em torno da experiente Coronel Katherine Powell (Helen Mirren), o General-Tenente Frank Benson (Alan Rickman), o piloto de drones 2º Tenente Steve Watts da Força Aérea Americana (Aaron Paul), o agente queniano infiltrado Jama Farah (Barkhad Abdi) e uma família do Quênia. Após a morte de um agente infiltrado no Quênia por um grupo terrorista inicia-se uma missão realizada direto do quartel das Forças Armadas Britânicas comandada pela Coronel Katherine Powell e que envolve forças e autoridades de diversos países para capturar os principais inimigos dos EUA e Reino Unido. Quando a equipe se depara com uma possível missão suicida dos terroristas, o objetivo muda de uma captura para a contenção imediata de uma tragédia. Assim, eles se veem diante de uma difícil decisão que envolve desde autoridades políticas até militares de Estados Unidos e Reino Unido, e conseguir avaliar possíveis casualidades civis e conseguir as autorizações que tornem a ação legal, evitando um possível desastre diplomático.



Apesar do complexo roteiro, Decisão de Risco consegue contar a história de forma clara e coerente, para que o público consiga compreender e se conectar com a história. O experiente e premiado diretor Gavin Hood (Tsotsi e X Men Origem: Wolverine) cria uma narrativa linear e consegue mostrar com maestria como o destino dessas pessoas se interlaçam e o peso que uma decisão no momento certo pode ter.

Pessoalmente, o gênero de filmes de guerra está longe de ser meu favorito e raramente figura na minha lista do que assistir. No entanto, o que chamou a atenção de Decisão de Risco é o fato de quebrar a abordagem usual da guerra em si ao tratar de como as decisões acontecem, de como a tecnologia modificou o aparato militar e como algumas ações passaram a ser decididas em uma sala de operações, saindo do campo de guerra.

O principal ponto positivo do filme é o alucinante ritmo que prende a atenção e por vezes a respiração do começo ao fim. Outro acerto é a reunião do ótimo e experiente elenco, encabeçado por Helen Mirren, aqui interpretando uma comandante militar mais dura, obstinada, como se deve esperar. A escolha de uma Coronel para o comando também é um ponto importante, que quebra um pouco do lugar comum e traz uma diferente perspectiva. Ainda sobre elenco temos o ótimo Alan Rickman como o general responsável por balancear as decisões militares e políticas e Aaron Paul como o piloto de drone, que também está muito bem e consegue fazer o balanço emocional necessário.
No aspecto negativo, Decisão de Risco apenas exagera um pouco no final, próximo a seu desfecho, com tantas mudanças e acontecimentos que podem cansar um pouco o público. Também é importante ressaltar que o diretor opta por apenas um argumento no enredo do filme, o da utilização dos drones na guerra ao terror, e constrói uma linha de raciocínio coerente a partir da temática escolhida, ainda que não traga muitas visões diferentes sobre o assunto.

Assim, Decisão de Risco é um bom e inteligente filme que prende a atenção do começo ao fim, e ao mesmo tempo em que é sério, emociona, consegue criar uma conexão com o público e o mais importante, tem o poder de nos fazer refletir sobre o contexto da guerra abordado no filme e como difíceis decisões em segundos podem impactar a realidade de muitas pessoas. Muito recomendado!
Bom filme e até a próxima! Trailer:
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

12 comentários :

  1. Oi. Acho que é a primeira vez que vejo falar do filme, gostei do enredo e o fato de não ser uma produção Norte americana. Tudo me pareceu deveras convidativo, vou procurar para assistir.

    ResponderExcluir
  2. Marina, tudo bem?
    Fiquei bastante animada a assistir esse filme, é a primeira postagem que vejo sobre e isso despertou ainda mais meu interesse, adorei a postagem!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi Helana, tudo bem? Não conhecia o filme e não me interessei muito pela premissa. Vou deixar passar a dica, mas amei a ideia do post. Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de filmes de guerra, mas este eu não vi ainda. Acho que este ritmo forte é importante mesmo para manter a atenção e tensão no filme. Vou anotar esta dica para dar uma olhada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii Marina! Adorei seu post! Não conhecia o filme e, por gostar de tramas com guerra e reviravoltas, anotei sua dica. Espero assistir em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia esse filme, mas já me conquistou pelo Alan Rickman e por esse roteiro complexo, já que me interesso muito por filmes assim. Adorei a dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Eu não conhecia o filme ainda, mas fiquei bem interessada. Valeu pela dica =D
    Estou sempre em busca de filmes para assistir, então dicas são sempre bem vindas hahahha
    Assim como você, também não sou a maior fã de filmes de guerra. Mas esse parece realmente muito bom.
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, não tinha visto ainda esse filme, mas fiquei curiosa. Pena que ele pode embolar um pouco no final mas é tipico para deixar a pessoa que está vendo ligada. Gostei da sua resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bom? Já assisti esse filme pela metade, estava passando na casa de um tio meu se não me engano, ele tem o dvd, então peguei o bonde andando. Gostei bastante do post, vou pegar emprestado para assistir ele completo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma certa preguiça de assistir filmes, sempre acabo me sentindo entediada pelo meio do filme. Não sei explicar o que acontece!!! O.O Então apesar da história parecer ser muito boa e de o filme ter atores maravilhosos não vou garantir que irei assistir devido a isso.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de filmes/livros com temática das guerras, mas tive um período em que vi tanto que enjoei. Acho que esse pode ser meu retorno hahaha. Mas me diz uma coisa... é muito ''herói dos USA''? Porque eu cansei disso hahaha

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o filme, mas adorei a dica. Vou anotar pra ver depois.

    www.umdejulho.com

    ResponderExcluir