Resenha de Livro: Capitães de Areia, Jorge Amado

12 novembro 2020

Por Alexandre Tiago

"Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas."

Olá a todos! Quais são seus livros favoritos da literatura brasileira? Eu tenho vários pois considero a literatura brasileira uma das maiores e melhores literaturas do mundo. Uma prova disso é a resenha do livro que vou trazer a vocês hoje é "Capitães da Areia" do Jorge Amado que é um dos meus escritores favoritos da literatura brasileira. Vamos conferir?

Capitães de Areia Jorge Amado

Clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, Capitães da Areia assombrou e encantou gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito. A história crua, comovente, dos meninos que moram num trapiche abandonado e vivem de pequenos furtos e golpes causou impacto desde o lançamento em 1937, quando a polícia do Estado Novo apreendeu e queimou inúmeros exemplares do livro. Longe de manifestar piedade por suas pequenas criaturas, Jorge Amado as retrata como seres dotados de energia, inteligência e vontade, ainda que cerceados pelas condições sociais hostis em que estão inseridos. Com sua prosa repleta de verve e humor, o escritor baiano nos torna íntimos de cada um desses personagens e nos contagia com sua obstinada gana de viver.

Eu gosto muito desse livro! Esse livro é no meu ponto de vista um dos livros que mais faz retrato atemporal social do Brasil. O livro foi publicado originalmente em 1937 mas parece que foi escrito hoje. Ele é lírico, poético e crítico ao analisar a pobreza humana através da vida dos protagonistas da história que são crianças de rua que se comportam como se fossem adultos ao mostrar suas histórias de vida e sobrevivência mas ruas. O que faz termos personagens marcantes em um livro muito forte e tocante mas que nos traz também uma excelente história cheia de acontecimentos e sentimentos, narrativa empolgante e que nos refletir temas como desigualdade, marginalidade e o mundo que vivemos diante do tema pobreza.

Jorge Amado é um dos maiores da literatura brasileira e isso é percebido em "Capitães da Areia" , que é para mim, um de seus melhores livros!

Li e recomendo à todos lerem o ótimo livro "Capitães da Areia"! E vocês, já leram esse livro? Gostam desse livro também? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @cultivandoasartes" {https://www.instagram.com/cultivandoasartes/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

Um comentário :

  1. Eu li esse livro e amei demais, não imaginei que fosse gostar tanto pela temática tão delicada, mas me encantei e achei um livro incrível :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir