Resenha: Portões de Fogo, Steven Pressfield

08 junho 2019

Oi pessú tudo bem?
Bora lá para uma resenha? Trouxe para vocês um romance épico de Esparta, é um livro muito forte que fala detalhadamente sobre guerra, e os 300 de Esparta.
Já vou logo avisando que o livro não foi muito para meu gosto literário, achei ele forte demais para mim. Mas não deixa de ser um livro interessante.


Portões de Fogo

Um romance épico sobre Leônidas e os 300 de Esparta, Steven Pressfield


O rei Xerxes comanda 2 milhões de homens do império persa para invadir e escravizar a Grécia. Em uma ação desesperada, uma pequena tropa de 300 espartanos segue para o desfiladeiro das Termópilas para impedir o avanço inimigo. Eles conseguiram conter, durante sete dias, dois milhões de homens, até que, com suas armas estraçalhadas, arruinadas na matança, lutaram “com mãos vazias e dentes” até finalmente serem mortos. A narrativa envolvente de Steven Pressfield recria a épica batalha de Termópilas, unindo com habilidade História e ficção.
Edição: 2
Editora: Contexto
ISBN: 9788572449953
Ano: 2017
Páginas: 432
Tradutor: Ana Luiza Dantas Borges
Portões de Fogo faz parte do selo Marco Polo da Editora Contexto, selo que publica romances de época e histórias. É um livro de capa escura e temos uma ilustração de guerreiros de Esparta na capa, o livro ele conta com 8 divisões e 38 capítulos, muito bem contatos e explorados. Nele o autor narra a famosa Guerra da Grécia: a Batalha das Termópilas.


O livro é narrado em primeira pessoa por um sobrevivente da Guerra que é prisioneiro do Rei Xerxes. A linha de frente conta apenas com 300 soldados de resistência de Esparta a maior Cidade-Estado da Grécia. Contra 2 milhões de homens de Xerxes e a história começa a i, audaciosa falando sobre os 300 de Esparta.
O autor explora de uma forma nobre e detalhista o ambiente da época, contanto a história de um homem desde a sua infância, até o momento da sua prisão. Uma história sangrenta que de capítulo a capítulo torna-se intensa.

A sensação que temos é que estamos imersos a história e dentro da guerra e todas as dificuldades que ele teve durante toda sua vida.
Não deixando de lado, o lado humano das pessoas ali descritas, suas crenças, suas vitórias, seus desejos, fraquezas, limitações – soltados que deram sua vida a um bem maior, seja ele qual era em sua cabeça. Mas o todo, o amor maior por Esparta.

Portões de Fogo é um livro difícil de ler. Mas quero deixar claro que o filme 300 não foi baseado na obra de de Pressfield e sim em uma HQ, devido a riqueza de detalhes muitas pessoas acham que o filme foi baseado no livro, mas não.
Devo confessar a vocês que a leitura foi complicada. O autor ele é rico em detalhes, afinal de contas, falamos de Guerra e vez e outra cansei muito durante a leitura. Gosto de livros mais dinâmico e esse não é assim, por se tratar de uma história real e sangrenta é normal sentir dificuldade em algumas partes.

Mas não deixa de ser um livro excelente – para aqueles que gostam de uma boa história, certamente precisam ter Portões de Fogo na estante.


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

12 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá Helana!!!
    Eu sou um pouco complicada em ler livros muito detalhados, mas acabo por uma vez ou outra pegar um desse tipo e ler.
    Gosto das histórias antigas, porque tenho uma queda por elas desde que comecei a ter acesso da época de escola acerca das mesmas.
    Eu achei realmente que o filme era baseado no livro, quando vi o título do livro que seria resenhado pensei: Nossa o livro daquele filme lá! Mas você me mostrou que estava errada.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir