Resenha: Carapintada, Renato Tapajós

22 abril 2019

Por Alexandre Tiago.

Anos 60: futebol arte de Pelé e Garrincha, surgimento da banda The Beatles uma das maiores e melhores bandas da história da música, surgimento da MPB um dos maiores e melhores gêneros musicais da música brasileira, Nouvelle Vague na França, movimento hippie, surgimento da inesquecível personagem literária Mafalda do cartunista argentino Quino, surgimento da ficção científica no cinema, o discurso histórico  "I Have a Dream" de Martin Luther King, ditadura militar no Brasil. Anos 90: popularização do campeonato italiano de futebol e dos videogames, nascimento da MTV no Brasil, consolidação do Kurt Cobain e da banda Guns N' Roses como grandes ícones da música, fim do Apartheid na África do Sul, surgimento da série televisiva Friends e do inesquecível personagem literário Harry Potter da escritora inglesa J.K.Rowling, consolidação da democracia no Brasil.
O que esses acontecimentos históricos tem em comum? Cada um deles revolucionou seus seguimentos e a forma de ver o mundo e é através desse legado visionário que resenharei "Carapintada" do escritor brasileiro Renato Tapajós.

Carapintada Renato Tapajós

Depois de um dia de protestos, que prometiam mudar o país, Rodrigo, voltava para casa. A cidade, porém, estava estranha. Ônibus e carros pareciam antigos. Até a poluição tinha diminuído. O que podia estar acontecendo? É através de uma aventura arriscada que o rapaz vai descobrir a resposta, neste livro envolvente de Renato Tapajós.
ISBN-10: 8508045646
Ano: 1994 / Páginas: 112
Idioma: português
Editora: Ática

 "Carapintada" conta a história de Rodrigo um jovem dos anos 1990 que resolveu ir para casa após acompanhar uma manifestação a favor do impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Acontece que no meio do caminho ele é transportado para o Brasil na época da ditadura militar no Brasil onde ele conhece jovens daquela época que eram contra a ditadura e ele se apaixona por Claudia uma manifestante que era contra a ditadura militar. Como ele irá conseguir voltar ao tempo dele? Não posso dizer pois seria spoiler mas posso dizer que o livro possui uma narrativa espetacular, informativa e envolvente onde faz nós leitores refletirmos sobre coisas como que a ditadura militar no Brasil foi terrível para o país e como que a democracia consolidou a liberdade de expressão. E Rodrigo nos faz refletir sobre tudo isso pois é preciso preservar a democracia onde Rodrigo faz com que entendemos a importância de sabermos a história do país para não esquecer do passado para lutar por um mundo melhor no presente para alcançar a paz no futuro com mente aberta e contra as injustiças sociais.

Abaixo vou deixar a música "Pequena Memória Para Um Tempo Sem Memória" do genial cantor e compositor Gonzaguinha  onde foi a música na qual me basiei para fazer a resenha desse excelente livro. E vocês, já leram o livro? Conhecem essa música do Gonzaguinha? O que acham de livros que falam sobre fatos históricos? Comentem! Vamos conversar!


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky


Alexandre Tiago
"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 25 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog_estante_artistica" {https://www.instagram.com/blog_estante_artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.


Nenhum comentário :

Postar um comentário