Resenha: O Príncipe, Maquiavel

21 setembro 2019


Hellou pessú tudo bem?
Eu trouxe para vocês a resenha do primeiro livro do Box Estratégia que comprei em 2017. O primeiro livro do Box é O Príncipe de Maquiavel, considerado um clássico da literatura.
Demorei para ler, confesso. Tenho preparado bastante minhas atividades da Feira e por isso as leituras foram mais lentas, porém, não é por isso que vamos deixar o Blog sem resenhas!

O Príncipe – Maquiavel.

O príncipe é um livro que não sai de moda. Mais do que um best-seller, ele é um clássico. Surgem novas edições e grandes estadistas encontram nesta obra suas virtudes literárias e estratégicas. Silvio Berlusconi, presidente do Conselho de Ministros da República italiana, apresentava assim esta obra, ao dá-la como presente de Natal para amigos e colaboradores em 1992: "O Príncipe é o primeiro clássico do pensamento político moderno, referência durante gerações para estadistas e diplomatas. A obra foi concebida como um conjunto de reflexões do autor sobre a arte de conquistar e conservar o poder em um principado."


O Príncipe é uma obra clássica onde mistura-se política com história. Ele trás muitos ensinamentos políticos, estratégias colocadas em práticas que deram certo, outras nem tantos.
Maquiavel viva no meio político e sua ideia era levar seus conhecimentos para as pessoas, coisas que ele acreditava que funcionariam, porém, O Príncipe o rejeitou, afinal de contas ele que mandava e não Maquiavel.

Maquiavel viu que isso poderia trazer muitas coisas boas e ruins a médio e longo prazo, crises, problemas com o povo, entre outros.
Achou esse breve e básico resumo semelhante aos dias de hoje? Pois é, apesar de O Príncipe ser uma obra tão antiga, continua sendo atual, principalmente porque as questões políticas básicas fazem parte do dia-a-dia.

E quando a pessoa no Poder não sabe fazer isso, ou, não quer, existe uma colisão entre o Poder e o Povo, sendo muito negativo para o Poder nesse caso.
Vou destacar alguns pontos necessários da obra.

-> O poder deve precisa saber conquistar o Povo e fazer o que é certo para continuar ali, caso contrário alguém com ideias semelhantes ao povo pode se destacar e virar um motim.
-> Se manter neutro em guerras de vizinhos nem sempre é uma boa opção. Poderá haver uma retaliação tanto de quem vence como ganha e você que tentou ficar isento disso poderá responder consequências.
-> Procure ter amigos e bons amigos, são eles que sempre ficaram ao seu lado e lhe darão bons conselhos.
-> Causar boa impressão, um bom Príncipe sabe ser honesto e fazer isso. Fale bem, se vista bem e seja simpático, você ganha as pessoas com os olhos.

Esses são alguns pontos que Maquiavel destacou de forma simples em seu livro. Mostrando que a vitória vem de um amontoado de estratégias práticas que dão certo.
Fiquei surpresa com a leitura, valeu bastante a pena.
     

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor"Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

Nenhum comentário :

Postar um comentário