Alexandre Tiago
"À medida que se entrosou com os integrantes do Lamento Negro, Chico Science considerou a possibilidade de introduzir no grupo a guitarra de Lúcio Maia e o contrabaixo de Alexandre Dengue. Precisou convencer os companheiros de Loustal a irem ao Daruê Malungo. Lúcio e Dengue relutaram em aceitar o convite. Não achavam que aquilo tivesse a ver com o que pretendiam da música."Olá a todos! Antes de começar essa resenha gostaria de perguntar uma coisa. Quem aqui, além de mim, gosta de: Chico Science, Nação Zumbi, Otto e Mundo Livre S/A? Sabe o que esses grandes artistas musicais tem em comum? Surgiram no estado brasileiro de Pernambuco na década de 1990 com o espetacular movimento cultural Manguebeat onde irei falar sobre ele e o genial artista musical Chico Science no excelente livro "Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?" vamos conferir?
Em "Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?" o jornalista e crítico musical José Teles nos apresenta as origens do movimento Manguebeat em Pernambuco na década de 1990 onde após o movimento cultural ele se transformou e ainda se transforma por ser um grandioso polo cultural.
Além de também, falar dos artistas musicais mostrando a versatilidade de Chico Science e Fred 04 em criarem esse movimento com álbuns musicais espetaculares como o "Da Lama Ao Caos" lançado em 1994 por Chico Science & Nação Zumbi com músicas muito boas que são viscerais e de alta qualidade.
Eu li o livro na internet e gostei muito do livro pois ele me fez me relembrar a época que eu descobri o Manguebeat que foi através da antiga MTV Brasil onde ouvindo aquela mistura de rock com música eletrônica, maracatu, hip hop e ritmos nordestinos me fizeram ficar fã do movimento cultural e do Chico Science com suas músicas carregadas de poesia e crítica social como é por exemplo "A Cidade" que é uma das minhas músicas favoritas do Chico Science e do Manguebeat.
Além disso, me fez saber muitas coisas interessantes sobre o movimento em uma leitura muito boa e narrativa excelente com descrição muito boa da época.
E já que falei na música "A Cidade" vou mostrar aqui com vocês a música:
Olá!
ResponderExcluirNão conheço o trabalho desses músicos direito. O único nome familiar que você citou foi o Nação Zumbi...rs
De qualquer forma, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre aquilo que gostamos, melhora a nossa experiência(no caso aqui com a música).
Abraços!
Ola , sou gaúcha por isso não conhecia a música de Chico Science, Nação Zumbi, Otto e Mundo Livre S/A , após ler sua resenha fui pesquisar e ouvir , gosto do estilo e fiquei com uma vontade imensa de curtir esse som diretamente em Pernambuco.
ResponderExcluirEu não sabia de nada disso sobre o movimento Manguebeat. Achei muito interessante a proposta do livro, afinal, música também é história.
ResponderExcluirTatiana
A muito tempo que conheço a historia dos artitas do estado do Pernambuco.E é muito merecida a ideia do livro.
ResponderExcluirE que venha mais livros e quiçá um filme com esta temática.
meus Deus eu nunca tinha ouvido falar nem destes artistas nem sobre momovimento Manguebeat, obrigado por me levares a conhecer este tema
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Uma obra bem interessante mesmo, eu não conheço muito dos artistas de Pernambuco, mas com certeza quero ampliar o meu conhecimento e ler a obra.
ResponderExcluirEsse texto veio carregado de nostalgia. Apesar de eu não ser atuante no nicho cultural, eu gosto muito. E assim como você, me pegava assistindo as músicas no MTV. E sou nordestina! Então é muito bom ver uma obra que traz esse resgate cultural e propaga isso atra´ves da literatura e da música. Uma ótima indicação. BJS
ResponderExcluirConheço Chico Science e Nação Zumbi, aprecio. Gostei do texto e da obra. Bem interessante.
ResponderExcluirConfesso que fiquei super curiosa pra saber um pouco mais da história do livro.
ResponderExcluirExcelente resenha.
https://blogdajenny2014.blogspot.com/