Crônicas&Desabafos: Literatura x Quadrinhos

20 agosto 2020

Por Alexandre Tiago

Olá a todos! Quem aqui gosta de quadrinhos? Eu gosto muito! Aliás foi através de lendo quadrinhos da Mafalda do cartunista Quino e quadrinhos da Turma da Mônica do cartunista Mauricio de Sousa que eu comecei a ler livros. Logo após conhecer esses quadrinhos e também os quadrinhos do cartunista Henfil, os quadrinhos da Laerte Coutinho, do quadrinhos do Ziraldo, das histórias em quadrinhos de heróis da Marvel e da DC, dos quadrinhos do Charles M. Schulz cheguei à conclusão que quadrinhos são sim um tipo de literatura!

Os quadrinhos são pra mim ao lado das poesias, crônicas e contos muito importantes pois são artes feitas com amor e paixão pra retratar coisas cotidianas ou mesmo acontecimentos e sentimentos com bastante sensibilidade e emoções tanto que os utilizo bastante quando quero ler algo mais leve ou mesmo quando estou com ressaca literária. Além disso, você pode por exemplo utilizar elementos de ficção e até mesmo fantasia criando e imaginando histórias e personagens de um jeito envolvente e cativante atraindo pessoas de todas as idades ou até fazer Graphic Novel que é trazer de um livro e fazer dele versão quadrinhos para trazer um novo formato à leitura ou até mesmo fazer um Mangá que são histórias em quadrinhos orientais.

Portanto, ler quadrinhos não é algo infantil. Ele é interativo, dinâmico e é para todos independente da idade uma prova disso é que graças aos quadrinhos que li pela primeira vez o livro "Ulysses" do escritor irlandês James Joyce e eu gostei muito! Foi uma experiência muito boa e única e se deve aos quadrinhos porque agora acho mais fácil ler ele de texto integral por causa de ter lido em formato de quadrinhos. Outro clássico da literatura que li em quadrinhos foi "Viagem Ao Centro da Terra" do escritor francês Júlio Verne. Foi uma experiência muito boa e única também.

Os quadrinhos, sejam eles como for, são excelentes formas de leitura e de literatura! E eu não tenho vergonha em dizer que os quadrinhos foram um dos responsáveis por eu me apaixonar pelos livros.

Eu gosto muito de quadrinhos! E vocês, gostam de quadrinhos também? Comentem! Vamos conversar!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @blog.estante.artistica" {https://www.instagram.com/blog.estante.artistica/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário