Resenha: O País dos Bem-Te-Vis, Noemi Gomes do Rêgo Coelho

22 outubro 2020



Por Alexandre Tiago

"É necessário desgastar nossa história, nossa honra e todos os valores desprezados ao longo de cinco séculos." 

Olá a todos! Pelos próximos dias irei trazer à vocês duas resenhas literárias muito especiais, nas quais são de duas pessoas muito importantes para mim e que escreveram ótimos livros. Espero que gostem. A primeira pessoa é a Noemi Gomes do Rêgo Coelho com seu impactante livro "O País dos Bem-Te-Vis: Ensaio Sobre a Inveja na Cultura Brasileira". Vamos conferir?

O País dos Bem-Te-Vis: Ensaio Sobre a Inveja na Cultura Brasileira

Noemi Gomes do Rêgo Coelho

O PAÍS DOS BEM-TE-VIS trata da inveja na cultura brasileira. Faz uma análise histórica da formação da inveja avaliando o que contribui para a existência dessa característica: Santa Inquisição, escravidão, genocídio indígena, a emotividade e a identificação projetiva, a facilidade de entender o outro para seu próprio benefício, o que faz o povo destemperado, não educado e sadomasoquista.O livro traz definições do que é inveja e suas características: o ódio, o congelar o tempo no presente, a maledicência e má-fé, o destruir o diferente.Aborda a ação prática da inveja: não ver a própria responsabilidade, a onipresença do medo e do conformismo, a violência, a inversão de valores necessária para invejar, a dificuldade de aprender que limita e a exclusão do diferente. Considera que o comportamento do brasileiro se assemelha ao do drogadito. Por último, o livro aborda as possíveis soluções: a terapia pelos 12 passos, as reparações necessárias, a importância de desenvolver espiritualidade, reverência e gratidão. Demonstra como é possível inverter o comportamento de inveja para admiração, a solução do problema. Termina demonstrando a capacidade do povo brasileiro para a alegria, as qualidades que tem para o trabalho conjunto de sucesso nas grandes festas populares, onde não há inveja.
ISBN-10: 8577856445
Ano: 2019 / Páginas: 192
Idioma: português
Editora: Letra Capital


O livro "O País dos Bem-Te-Vis: Ensaio Sobre a Inveja na Cultura Brasileira" nos apresenta um ensaio que nos refletir sobre a história do Brasil em como a inveja atingiu e ainda atinge o país e como solucionar isso.
Eu li e gostei muito do livro! A Noemi é uma amiga minha pessoal e ela me presentou o seu livro como presente de aniversário. Imediatamente peguei ele para ler e gostei muito onde me fez me lembrar de Paulo Freire e Darcy Ribeiro dois pensadores brasileiros que eu gosto bastante misturado em uma linguagem muito forte mas também simples que faz refletir sobre as mazelas do Brasil onde faz a gente refletir sobre essas coisas através da inveja onde mostra como esse pecado capital foi e ainda é responsável por preconceitos, injustiças, desigualdades e indiferenças na sociedade brasileira que por ser um povo multicultural não deveria ser assim onde por exemplo os ricos são privilegiados e a população pobre que é a grande maioria do povo que forma a nação brasileira é deixada de lado. 


                                
Através desses aspectos sociais e históricos o livro nos traz 12 soluções para desenvolver os poderes da: empatia, solidariedade e gratidão na sociedade brasileira como um todo para fazer uma nação que reflita seu passado, presente e futuro para crescer sem ignorar a sua história e as conquistas humanistas para que sejamos todos o pássaro Bem Te Vi onde como dizia sabiamente o saudoso e grande músico Chorão da banda de rock Charlie Brown Jr.(banda na qual sou fã) em procurar sempre evoluir pois ler esse livro da Noemi ajudará muitos a terem uma visão mais humanista do Brasil e os que já tem como eu mostrar a importância de ser empático.

Li e indico a todos lerem o livro! E vocês, já leram esse livro? Gostaram da resenha? Comentem!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? - FacebookInstagramTwitterYouTube


Alexandre Tiago



"Meu nome é Alexandre Tiago, tenho 26 anos, sou um rapaz latino-americano, humanista, pacifista, estudante de Direito e dono do Instagram Cultural @cultivandoasartes" {https://www.instagram.com/cultivandoasartes/}mas que ama conversar, ouvir minha coleção de cds, ver filmes, ler livros e que busca fazer um traço entre a vida, os sonhos e a arte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário