Livro e Filme - Veronika Decide Morrer.

17 julho 2010

Quando era mais nova, tinha uma simpatia muito grande pelos livros de Paulo Coelho, hoje já não tenho mais, Coelho saiu muito da sua linha deixando seus livros confusos.
Verônika decide Morrer não foi o livro que mais me prendeu ( O demônio e a Senhorita Prym e Onze Minutos, são melhores), sua história não é muito forte, o que deixa o livro interessante são os personagens muito bem desenvolvidos, e claro, o final, que surpreende a muitos.
Livro:
Sinopse: Veronika é uma jovem eslovena, que não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido, decidindo se matar com uma overdose de calmantes. O suicídio fracassa. Ela é internada em um asilo para loucos. Atendida pelo médico, é informada que não terá mais que sete dias de vida, e provavelmente, morrerá internada. A notícia, na verdade, revela-se um engodo do médico, que faz de Verônica uma cobaia para uma tese sua: De que o temor da morte a fará encarar a vida de outra forma, e que sua insanidade seja curada. O transcorrer da narrativa, com a vida da protagonista se misturando as outras personagens, faz com que a tese do médico mostre-se eficaz, uma vez que Veronika recupera seu amor à vida e foge da instituição com outro paciente.
Muitos acham que uma pessoa que tenta tirar sua própria vida é covarde, eu já acho que para cometer um suicido a pessoa tem que ter é muita coragem para tomar tal decisão.
A história pode parecer comum nos olhos de muitos, podemos ver histórias assim na televisão, pessoas ao nosso redor. E até gente famosa, ter overdose tomando comprimidos.
Além dos personagens bem escritos, o livro trás uma mensagem muito bonita e sutil sobre valorizar as pequenas coisas da dia-a-dia – coisa que, Veronika não sabia fazer.

Filme:
Quando da adaptação para as telas do livro, fiquei bem curiosa para saber como sairia. Algumas revistas que li, falam que Paulo Coelho tinha reprovado vários roteiros e que ele mesmo escolheu a dedo alguns dos personagens.
Titulo: Veronika Decide Morrer
Titulo Original: Veronika Decides to Die
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Emily Young
Atores: Sarah Michelle Gellar , David Thewlis , Jonathan Tucker , Melissa Leo , Erika Christensen
Gênero: Drama

Veronika é uma jovem de 28 anos, aparentemente tem uma vida perfeita, trabalha numa empresa perfeita, tem um apartamento, é bonita e inteligente. Porém sente-se vazia e não sabe o real motivo, toma a decisão e tentar suicidar-se.
Duas semanas depois, desperta do coma e percebe que está em uma clínica para doentes mentais. Lá ela é informada que sua tentativa de suicídio fez com que seu coração parasse, gerando ferimentos que jamais se recuperarão. Sem saber ao certo quanto tempo ainda lhe resta, ela decide viver de uma forma inteiramente diferente do que vinha fazendo até então.

Ele é um filme difícil de assistir, é complicado, tenso, muito tenso.
Alguns dramas tem pequenas doses de humor para descontrair o filme, já Veronika não. Ele mexe bastante com o psicológico do telespectador, muitas cenas são paradas, dando atenção apenas a interpretação dos atores.
Sarah Michelle Gellar, dá um show de interpretação, incorporando realmente a personagem mostrando que é muito mais que a Buffy.
Não ficando longe David Thewlis que deu vida perfeitamente ao Psiquiatra paranóico de Veronika.
Não é uma produção de alto custo, poderia dizer até que, é meio alternativo, uma bela fotografia, pouco dialogo apensar de suas duas horas de filme e uma trilha sonora impecável. Contando com a excelente do STRANGER THINGS HAVE HAPPENED Foo Fighters.
Pelo baixo orçamento, algumas cenas foram cortadas, como as supostas experiências extras corpóreas quando personagens entram em coma.

Poucas mudanças do livro para o filme, a mais sentida é a mudança de cidade, enquanto no livro a trama se passa na Eslovênia, no filme muda para uma grande cidade americana, deixando assim suas personagens mais próximas do telespectador.Veronika Decide Morrer, foi mais uma feliz adaptação para as telonas, que com certeza agradou fãs do livro e merece ser assistido como lido.

2 comentários :

  1. o livro veronika decide morrer e uma historia meio complicada porque envolve coisa que se passam na vida de outros personagens,e acabada deixando ao decorrer do livro uma historia confusa..um dos melhores livros que ja li de paulo coelho é 11 minutos,esse livro merece ser lido por todos.e um livro de facil compreensão.e tem uma bela historia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Stefany.
    Pois é, como você também acho que 11 Minutos é um livro que todos podem ler *-*
    Outro que acho interessante porém válido para leitura de todos é O Demônio e a Srta Prym.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir