Eu sou o Mensageiro.

06 agosto 2010

Se existe um livro que a personagem é maravilhosa, engraçda, dramática e sonhadora, essa personagem é Ed Kennedy.

Ganhei "Eu sou o Mensageiro" no meu aniversário em 2008 e no mesmo dia começei a ler, não poderia ser diferente, amei o livro.

Eu sou o Mensageiro é obra de Markus Zusak - o escritor que ficou famoso com o Best-Seller - A menina que Roubava Livros. Que por ironia do destino, não foi seu primeiro livro a principio (seu primeiro livro foi escrito em 1999, sem título em português).
Apenas Eu sou o Mensageiro e A menina que roubava Livros, foram traduzidos para a língua portuguesa, as demais obras, infelizmente vão ficar nos devendo. Se alguém souber de outra obra traduzida dele, me avise ok?

.............
Eu sou o mensageiro, Markus Zusak.

O protagonista é um jovem de 19 anos chamado Ed Kennedy,atingiu a maior idade se achando um taxista fracassado como seus amigos, medícre, sem futuro.
Após impedir um assalto em uma agência bancária, o rapaz começa receber cartas anônimas, um descrições totalmente sem sentido, mas que o levam a pessoas que necessitam de ajuda. Pouco à pouco Ed percebe que não é tão medícre quanto pensa.

Além do problema de ser um "sem futuro" Ed ainda luta contra discussões que parecem eternas com sua mãe. A relação que ele tem com a família pode até parecer familiar com acontecimentos do nosso dia-a-dia.
E tocante. Muito tocante. Além da relação dele com a mãe, tem seus amigos de trabalham que sempre vão jogar carteado com ele, o amor platônico por sua colega, a timidez de Ed. Tudo muito simples e cheio de detalhes, fazendo com que nossa mente voe longe.

Eu sou o Mensageiro, é um livro aberto para reflexão. E cada pessoa que Ed ajuda passa uma lição diferente para os leitores. E em cada personagem novo, o narrador cresce mais como pessoa e, consequentemente, o leitor também.
Difícil não querer uma carona no táxi de Ed e aventura-se por aí, com ele e com Porteiro, sei cachorro fedorento que merece atenção especial em algumaas páginas do livro.

Possiu uma linguagem direta, cotidiana, sem meios filosóficos. Uma narrativa simples, sem o vigor de A menina que roubava livros. Talvez Markus Zusak tenha construído na medida para quem quer se entreter lendo uma ótima história.

Trechos do Livro:
"Porteiro se aproxima e dá uma fungada na carta.
Que merda, dá pra ver ele pensando. Pensei que fosse alguma coisa de comer. Depois de cheirar pela última vez, ele dá uma parada e tenta decidir o que vai fazer em seguida. Como sempre, ele volta se arrastando pra porta, dá meia- volta e se deita. Ele se acomoda no conforto do pêlo preto e dourado. Seus olhões brilham, mas também caem na escuridão profunda. Estica as patas no carpete velho e áspero.
Ele olha pra mim.
Eu olho para ele.
E aí?, vejo ele pensar. Que diabos quer?
Nada.
Bom.
Legal.
E fica tudo por isso mesmo.
Só que ainda estou segurando o ás de ouros, só pensando."

....

"A imagem que tenho da gente na cabeça é sempre de costas.
Tem sempre um brilho escurecendo.
Tem sempre a Audrey.
Tem sempre o Porteiro.
Tem sempre eu.
E eu estou sempre segurando os dedos da Audrey com os meus...."

Vale a pena ter em sua Estante -
Eu sou o Mensageiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário