Sétima Arte.

25 fevereiro 2011

"Aplaudido em Berlin e Elogiado em revistas internacionais - Tropa de Elite 2, enfim, chega ás locadoras."

Tropa de Elite 2, filme brasileiro com o maior público da história, foram nada mais e nada menos que mais de 11 milhões de espectadores.
Agora o filme que arrastou pessoas aos cinemas chegou as locadoras.
O longa que mostra um Capitão Nascimento
(Wagner Moura) mais consciente sobre a corrupção, foi exibido fora de competição no Festival de Sundance, nos EUA, em Janeiro e dias atrás (não recordo a data) no Festival de Berlim, Alemanha.

Em Sundance, o blog "Slash Film" o classificou como
"Policial Imperdível". Já em Berlim, o filme foi ovacionado na projeção oficial, à noite. A maioria dos jornalistas estrangeiros considerou Tropa de Elite 2 melhor que o 1.
Padilha admitiu que o olhar estrangeiro enriqueceu o filme.
"No Brasil, as pessoas têm uma percepção diferenciada do "Tropa" e isso, é normal. O público de Nova York que vai ver "Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, também vê o filme com outros, com mais conhecimento de causa. O público estrangeiro não se prende tanto nas especificidades, o que importa, é o drama."
(Nota do Jornal de Santa Catarina - Quarta - Feira, 16 de Fevereiro de 2011)






O Oscar para o Brasil.

Infelizmente bons filmes brasileiros nunca são citados na maior premiação de filmes, diga-se Mundial. Um exemplo de desperdício - Olga (2004), contando a história real de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, num Brasil comunista em 1935.
A belissíma atuação de Camila Morgado, ficou apenas na memória.






Porém talvez, digo talvez isso mude em 2012.
Por conta de sua data de lançamento no Brasil,
Tropa de Elite 2 não entrou na lista para disputar indicação ao Oscar de 2011. O que poderá ocorrre em 2012, conforme a performance do filme nos EUA, é bem possível que o filme ainda figure em outras categorias, como aconteceu com Cidade de Deus.

Agora é torcer para que as boas produções nacionais tenham patamar de entrar na briga de um Oscar - embora, eu, Lana, acho que o Oscar caiu muito no conceito.
Perdeu o grande brilho que tinha deslizando em algumas premiações deixando inaceitável algumas categorias - como Melhor Filme e Melhor Produção Estrangeira, por exemplo.
O Globo de Ouro ou o Bafta estão tento suas participações a cada ano mais consideráveis, fiquem de olho. Estão crescendo, sim, estão. Mas nada nesse Mundo tira a importância de um Oscar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário