Glee mostra problemas reais que adolescentes vivem

20 abril 2011

Por Laís.


A série musical Glee, criada em 2009 por Ryan Murphy, acabou se tornando um dos maiores sucessos do canal americano Fox. Conta a saga de um grupo de losers (perdedores) que se juntam no Glee Club (coral das escolas americanas) de uma escola de Lima, Ohio, sob a supervisão do professor de Espanhol Will Schuester(Matthew Morrison). No inicio, apenas seis alunos fazem parte do grupo: um cadeirante, um gay, uma oriental com estilo punk, uma negra acima do peso, uma aspirante a diva da Broadway e o quarterback do time de futebol. Aos poucos, outros alunos se juntam ao coral, que é visto como perdedor pelo restante da escola.

Alguns temas foram (e estão sendo) bastante debatidos durante as duas temporadas já existentes:

Gravidez na adolescência: Quinn Fabray
(Diana Agron) é líder de torcida, presidente do Clube de Celibato e namorada do quarterback Finn Hudson(Cory Monteith). Mas, seu mundo desmorona quando ela descobre estar grávida do melhor amigo de seu namorado, Noah “Puck” Puckerman(Mark Salling). Ela até consegue enrolar o namorado por um tempo, mas logo todos descobrem a verdade. Ela perde o namorado, o status e tudo o que batalhou tanto para conseguir. No final da primeira temporada, sua filha, Beth, nasce, mas é adotada pela mãe biológica de Rachel. Fica a questão: até onde vai o lote de informações que chega aos ouvidos dos adolescentes? Até que ponto eles sabem como se prevenir de uma gravidez e até de doenças?

Relacionamentos: Rachel
(Lea Michelle)é apaixonada por Finn, que namora Quinn, que engravidou de Puck, que “pega” Santana, que “pega” Brittany, que sai com a escola toda(?). O relacionamento entre adolescentes é bem abordado de várias formas na série. Erros e acertos, o que magoa e o que faz gostar... O universo adolescente é bem explorado, o que faz a audiência da série ser além de excelente.

Bullying: Os membros do coral sofrem bullying diário. Humilhações, raspadinhas no rosto, são empurrados contra os armários... Os jogadores de futebol, principalmente, agridem verbal e fisicamente os alunos do Glee Club, achando que são mais poderosos ou onipotentes do que eles. O bullying é um assunto muito debatido em diversos meios (TV, jornais, etc.. A revista “Capricho”, da Editora Abril, tem uma seção que fala especialmente sobre isso, “Não ao bullying), e é algo sério. Vítimas do bullying na escola desenvolvem diversos distúrbios no futuro, e alguns chegam ao ponto de cometer suicídio. Infelizmente, algumas pessoas ignoram as agressões, o que piora a situação.

Sexualidade: Kurt Hummel(Chris Colfer) é homossexual. Mesmo que ele não assumisse, seu jeito de andar, falar e se vestir ‘entrega’ sua opção sexual. Por causa disso, ele acaba no topo da lista das pessoas mais “zoadas” do Glee (e da escola toda). Kurt tem o apoio dos amigos (em especial o de Mercedes(Amber Riley)), mas isso não impede que, na metade da segunda temporada, ele se transfira de escola, onde conhece Blaine Anderson, também gay, por quem se apaixona. Seu pai sabe e aceita, mesmo com relutância, sua opção (coisa rara hoje em dia, uma vez que a homossexualidade é vista de uma péssima forma por grande parte da população).

Relações familiares: Rachel Berry
foi criada por pais gays e desconhece a identidade da mãe biológica. A mãe de Finn o criou como mãe solteira. Quinn foi expulsa de casa quando os pais descobriram sua gravidez. Esses e outros relacionamentos familiares são abordados em Glee. A família serve como base para educação e exemplo na vida geral, e seu apoio na adolescência é grande formador de caráter e atitudes futuras.

É isso, pessoal. Post um pouco grande essa semana, me empolguei com o assunto e tal. Espero que gostem; feedbacks são sempre bem vindos. Até a próxima!
And don’t stop believing!

Músicas que valem a pena serem ouvidas:





(Season finale - as regionais da 1° temporada deixaram todos os fãs de Glee arrepiados).






Loser Like Me - foi a 1° música escrita pelos integrantes do Glee Club e que os levou para a etapa Nacional.

Nota (Por Lana): Muitos acham Glee uma série boba pelo motivo de ser musical, sairem cantando do "nada" uma canção. Mas esquecem os assusntos abordados da série, que a deixa com um grande conteúdo.
Vida longa ao Glee Club *-*

Nenhum comentário :

Postar um comentário