Rio - As aves de Carlos Saldanha são a maior estréia cinematográfica da história do País.

12 abril 2011

Em 1942, o papagaio Zé Carioca mostrou as belezas de sua cidade natal no filme Alô Amigos. (Os fãs de quadrinhos Disney podem encontrar algumas histórias de Zé Carioca no Rio de Janeiro em seus gibis).
E quase 70 anos depois a arara-azul Blu embarca em um passeio divertido, maravilhoso e cheio de efeitos na cidade maravilhosa.

Dirigido por
Carlos Saldanha (O mesmo que fez aquele famoso esquilo de A Era do Gelo) Co-diretor de A Era do Gelo e diretor de A Era do Gelo 2 e 3. RIO trás uma aventura gostosa e levemente inocente na cidade maravilhosa. Teve sua estréia no Brasil semana passada, ou melhor, primeiramente no Brasil – afinal de contas nada mais justo que o País de origem do filme receber sua grande estréia.

Mas vamos ao filme.
Estou desta metade de 2010 acompanhando noticias sobre ele. Fiquei empolgada, confesso, quando soube que Saldanha estava produzindo uma animação bem brasileira. Podendo assim nos deixar mais uma vez orgulhosos com os talentos de casa.

RIO conta a história da arara-azul Blu, traficada para os Estados Unidos e por causa de pequeno susto do motorista que a levava ela acaba as mãos de uma menina, Linda. Levando uma vida de rei como bicho de estimação da jovem, o pássaro cresce tão domesticado que nem sabe voar.
Até que um dia sua vida boa acaba. Quando Túlio um ornitólogo brasileiro quer levar Blu para o Rio de Janeiro a fim de acasalá-lo com uma fêmea, Jade, e assim evitar a extinção da sua espécie


Deslumbrante. Seria essa a palavra. Começando o filme com um samba tão gostoso que dá vontade de sair dançando.
Aventuras do casal de araras-azuis passam por diversos cenários cariocas. Auxiliados por um tucano
, e um canário amarelo – que, diga-se de passagem, mais carioca impossível, e perseguido, claro, por vilões uma malvada cacatua e um bando de micos pivetinhos e safados que passam a mão em jóia e carteira de turistas – esses querendo levar a dupla de araras para um traficante de aves.
Animação enche os olhos com cenas lindas do Rio de Janeiro, em alguns aspectos do filme você fica na dúvida se aquela imagem é ou não desenho.
Pão de Açúcar, praia, Cristo Redentor, bondinho de Santa Tereza, Carnaval, Lapa
, esses são os cenários de qual Blu e Jade vão de aventurar e você se deslumbrar de tão bem feito.
Vai se divertir com Túlio e Linda subindo a favela em uma moto guiada por um menino. E até mesmo a festa das aves – lembrando até vagamente a rave de Madagascar.

RIO enche os olhos exibindo um pouco da riqueza da nossa fauna e flora deixando um alerta para a preservação das espécies ameaçadas.
A trilha sonora, não deixa a desejar. Com participação de Carlinhos Brown, acrescenta um gingado ao misturar bossa nova, samba e funk carioca.
Com RIO, Saldanha volta a sua terra natal com um olhar meio de turista e meio de nativo – tornando assim o filme encantado para todas as idades.

Trailer:






Samba do começo do Filme:





Nenhum comentário :

Postar um comentário