Como anda sua Websérie?

07 abril 2011


Como anda a sua Websérie?
A minha está muito bem obrigado. Terceira temporada sendo escrita. Novos personagens e crescendo sempre.

Um projeto que você faz com carinho e chama de “seu” e tens orgulho dele, tem mesmo que ir para frente. Respeitando seus limites, seus leitores, ouvindo atentamente aqueles que querem ajudar.
Mas não é da parte bonita que eu gostaria de falar hoje, mas algo que me incomoda e certamente incomoda muitos outros autores e leitores de seriados virtuais: Os afobadinhos.
Afobadinhos – aqueles que aparecem do nada fazem um “auiê” enorme e no fim cancelam o projeto se ao menos colocar no ar o piloto. WTF???? Como assim.
Andei observando nos últimos 4 meses a quantidade de seriados que abrem seus tópicos na querida e organizada BETA (sim, eu acho a Beta – série virtuais muito organizada), colocam sinopse, pedem autorização para o elenco inteiro e deixam os leitores aguardando ansiosos para o tão esperando piloto. E muitas vezes não é semanas e sim meses – que se torna chato, cansativo para que de repente leia-se o seguinte – “ Coffee CANCELADA”. WTF? Como assim? Nem o piloto foi ao ar.
Pois é gente. Eu já vi acontecer algumas vezes. Se a série não é cancelada as pessoas somem. E isso me frustra.

E por esse motivo vou deixar dicas para vocês que querem escrever sua série. Para não cometerem erros grotescos como já aconteceu e acontece algumas vezes.

1- Antes de qualquer tipo de divulgação deixei escrito pelo menos cinco episódios ou até seis. Meio caminho andado é melhor, vai que rola um imprevisto? Sempre melhor deixar alguma coisa pronta. Se seu piloto não foi bem aceito, poderá com mais facilidade fazer modificações.

E só então faça a divulgação necessária. Não cometa o erro de sair falando da sua série apenas com o Piloto pronto.


2- Tente ser criativo quanto ao elenco. Sabemos que escolher o elenco perfeito não é tarefa fácil. E que a grande maioria não gosta de liberar elenco. Lógico todos liberam alguns atores, mas não seja folgado pedindo justo aqueles que são os personagens principais de outras obras.
Uma dica legal: Procure atores pouco conhecidos, franceses, ingleses e até alemães e espanhóis tem bons fansites e boas fotos. E o melhor quase ninguém procura.

3- Peça ajuda quando achar que precisa. Faça isso sempre que achar que precisa da mão de alguém que está a mais tempo do que você. Eu acho legal, e não nego ajuda se me pedem. É gratificante quando alguém reconhece que VOCÊ pode ajudar.

4- Leia outras obras, pegue algum como exemplo. Use pelo menos os termos básicos de roteiro. Não precisa seguir a risca todos os termos, mas o básico – Ângulos, Câmera, Close, sempre são bem vindos.
Um texto corrido não tem nada a ver com uma série virtual.

5- Faça promos legais, escolha músicas que tenham a ver com a sua série e o momento das personagens em questão, isso ajuda no desenvolvimento da história.

6- A última e mais importante de todas. Faça aquilo que gosta. Faça para você. Se você escrever algo apenas nos leitores, pode não dar certo.
Escreve sobre um assunto que goste, use sua série preferida como apoio se necessário e sempre faça aquilo que você gosta. Com certeza os resultados serão bem positivos.

Fica aí minhas dicas para aqueles que gostariam de começar sua série virtual. Espero que possa ajudar alguém, certo?

Nenhum comentário :

Postar um comentário