Panorama - Agridoce

24 outubro 2011



Por Michael (@MichaelBaleeiro/ Estante de Cima)


Agridoce


Agridoce é o nome do projeto paralelo da cantora Pitty com seu guitarrista Martin. O projeto começou a ser desenvolvido em 2010 e agora, finalizado em estúdio, está a caminho das lojas. Agridoce é totalmente diferente da temática que a banda Pitty apresenta. Esqueça as guitarras pesadas, as fortes levadas de bateria e os gritos altos da cantora. Pitty e Martin agora apostam suas fichas em um projeto mais intimista, em um meio mais acústico, semelhante ao folk.

O Agridoce teve início entre as férias e alguns intervalos de turnês da banda. Foi algo totalmente despretensioso, tendo iniciado suas gravações no meio da sala da própria cantora. A partir de algumas Demos disponibilizadas no My Space a banda viu os resultados que seu novo projeto traria. Muitos começaram a pensar que a banda Pitty estaria chegando ao seu fim, mas tal informação já foi desmentida pela própria cantora. Entre Junho e Julho de 2010 a cantora apresentou quatro músicas do novo projeto, Dançando, Epílogos e Finais, Romeu e Ne Parle Pas. As canções foram recebidas muito bem pelo público, mostrando o grande potencial que a Pitty e o Martin têm de transitar em espaços muito diferentes com perfeição.

Dançando inicia com um dedilhado em violão, logo acompanhado pela voz da cantora. No pré-refão um piano tocado pela própria Pitty se junta a dupla e completa o refrão de ótima forma. Epílogos e Finais nós mostra uma letra cheia de sentimento e sensibilidade, demonstrada de uma forma emocionante pela Pitty. Romeu segue a mesma linda, com arranjos acústicos seguidos por acordes no piano, mostrando uma letra inspirada no romance de Shakespeare. Ne Parle Pas é uma música em Francês, com ume levada muito diferente e inovadora.

No primeiro semestre desse ano a dupla disponibilizou mais três músicas, 20 passos, B Day e O Porto. 20 passos é cantada pelo guitarrista Martin seguido pela suave voz da Pitty ao fundo, sendo a de Martin a principal. B Day segue com uma letra em inglês, em meio aos acordes acústicos. O Porto segue uma levada mais diferente do arranjo das outras músicas, tendo uma bateria completando o arranjo com um grande final instrumental.



No segundo semestre desse ano Pitty, Martin, o produtor Rafael Ramos, o engenheiro de som Jorge Guerreiro e o fotógrafo e cinegrafista Otávio Sousa se confinaram em uma casa de campo, na Serra da Cantareira. Na Agridocelândia, apelido do qual a casa foi vítima, eles passaram 22 dias confinados do mundo. Martin fez a seguinte afirmação; “A gente foi encontrando a dinâmica e o fuso horário daqui para se encaixar. Resolvemos deixar o tempo se fazer, porque é tudo muito orgânico. Então se a gente não estava inspirado num momento, não tínhamos a pressão que temos em um estúdio com tempo cronometrado. Só vieram um rapaz para afinar o piano e outro para limpar a piscina. Eles foram ótimos, eficientes e silenciosos, mas ainda assim você sentia uma quebra [no ambiente] muito suave. Então naturalmente a gente foi se fechando para o mundo.”

Depois dos 22 dias a banda se dirigiu para o estúdio para finalizar as faixas e fazer a mixagem. O lançamento do disco está previsto para o dia 07/11/2011 e já se encontra em pré-venda em algumas lojas. O álbum é composto por 12 músicas. Seis músicas das sete citadas acima entrarão no álbum, apenas deixando de fora B Day, mas composto por mais seis músicas inéditas. Na última terça-feira a versão oficial de Dançando, o primeiro Single do Agridoce foi lançado. Confira a baixo.

“Você acredita no depois? Prefiro o agora Se no fim formos só nós dois, que seja lá fora
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando”

(Dançando)


Pré-Venda do CD: FNAC.

Livraria Cultura.

Dançando (Oficial)
[youtube=www.youtube.com/watch?v=HwwdFLSzVYw]
B Day
[youtube=www.youtube.com/watch?v=QVbtaZv5FlM&ob=av2e]
Entrevista
[youtube=www.youtube.com/watch?v=2X_u5Mwbwjs]

Nenhum comentário :

Postar um comentário