Panorama - Thais Bonizzi

05 dezembro 2011



Por Michael (@MichaelBaleeiro/ Estante de Cima)



Thais Bonizzi


 

O Ídolos 2009 foi para mim a melhor edição do programa, por motivos muito especiais. Meu interesse por Música Popular Brasileira começou depois de observar as incríveis interpretações que os participantes faziam de alguns cantores. Outro motivo foi por descobrir o trabalho de pessoas mais do que talentosas. Diego Moraes, Priscila Borges e Dani Morais foram nomes que marcaram muito naquele tempo, mas sem dúvidas, Thais Bonizzi não saia da minha cabeça e dos meus ouvidos. Thais Bonizzi provavelmente é a grande culpada pelo meu gosto em MPB. Depois de ouvir suas interpretações de Folhetim, Vou Deitar e Rolar e O Bêbado e a Equilibrista (acreditam que eu não conhecia essa música? Meu Deus, em que mundo eu vivo?) comecei a procurar as versões originais das canções, descobrindo assim só os melhores artistas brasileiros, como por exemplo, o Chico e a Elis. De 37 mil candidatos a cantora conseguiu ficar nas finais do programa, saindo (claro, de forma totalmente injusta) em 10º lugar. Depois a cantora começou a se apresentar, com um repertório totalmente focado na MPB em casas de música pela noite de São Paulo. Em 2011 recebemos a informação confirmando a gravação de seu primeiro CD. Foi o bastante para me deixar totalmente ansioso, fazendo esse novo trabalho ficar entre os mais esperados do ano para mim.

O álbum abre com Mais Nada, com um arranjo calmo e a voz linda da Thais acompanhando os acordes que vão crescendo ao decorrer da canção. Partiu, música do ótimo compositor Vinicius Calderoni (5 a Seco), começa com uma levada forte da bateria, introduzindo os outros instrumentos que arrebentam nessa música. Um arranjo incrível acompanha a afinação da Thais Bonizzi que surpreende qualquer um. Logradouro chega como um dos pontos altos do disco. Thais, que coisa linda é essa? Enquanto estava pensando no que escrever sobre a música, dei uma pausa no texto e me concentrei totalmente na música. Me peguei com um sorriso no rosto de pura felicidade enquanto a Thais Bonizzi cantarolava, “Você verá, eu vou ser feliz de dar dó. Vou rir até desaprumar as parabólicas”. Perfeição tem nome. Começa com T de Thais e termina com I de Bonizzi. Alguém sabe?

Aquela Chama vem de modo agitado, colocando um ótimo clima no CD. Não sei o que é mais surpreendente, o arranjo ou a voz da Thais. Dias de Catraca mostra toda a felicidade da cantora em meio a esse novo trabalho. Em meio a risadas e alguns assobios, a música tem uma beleza única. Como uma música mais lenta, Eu e Você traz no disco uma letra suave com uma melodia leve, enchendo os ouvidos de prazer. Temporada de Verão acompanha toda a minha vontade de que cada palavra dessa música fosse verdade. A partir de então, o álbum traz uma beleza totalmente especial. As três últimas músicas são incríveis. Seguida de um arranjo diferente das demais músicas do álbum, Alguém Dirá, nos apresenta uma das melhores letras do disco com a doce voz de Thais Bonizzi. Venda Vã chega com um arranjo intimista, que cresce continuamente no refrão. Relativismo fecha o CD de forma indescritível. Com um arranjo em dedilhado e voz, a letra vai completando a canção que vai ganhando um arranjo mais forte, crescendo, crescendo e crescendo.

O álbum foi muito esperado por mim durante o ano todo. Esse trabalho lindo da Thais Bonizzi merece um espaço muito grande e eu, particularmente, estarei sempre torcendo muito pelo reconhecimento dessa cantora incrível. Felicidade é o que chega mais perto de descrever o que sinto por esse novo trabalho. Foi maravilhoso acompanhá-la dês de 2009 no Ídolos, 2010 acompanhando um de seus shows no Ao Vivo Music e agora, 2011 com o novo CD.

Vídeos:
Ídolos 2009 – Cabide
[youtube=www.youtube.com/watch?v=S70GFnPDpRQ]


Entrevista
[youtube=www.youtube.com/watch?v=57HaUe11kjY]

Travessia:
[youtube=www.youtube.com/watch?v=CkKhF4dkfvE]

Sábia:
[youtube=www.youtube.com/watch?v=6WsbPeT3Ftg&feature=fvst]



Um comentário :

  1. Fernanda Souza06 dezembro, 2011

    Eu particularmente detesto esses programas de talentos, assisto raramente porque tem muita coisa neles que eu não gosto, na realidade a TV aberta no geral me irrita e já me acostumei sem ela. Mas claro, essa menina canta muito (obrigada por me apresentar a ela).


    Beijos
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir