{Para as férias 02} Quem é Você, Alasca? (John Green)

19 dezembro 2011

Por Michael (@MichaelBaleeiro)


Perfeito. Maravilhoso. Extraordinário. Emocionante. Hilário. Adorável. Simplesmente fantástico. Qual desses adjetivos melhor poderia descrever esse livro? Não dá pra escolher todos?



[caption id="" align="alignright" width="200" caption="Clique na imagem para ir ao Skoob"]Clique na imagem para ir ao Skoob[/caption]

"Preciso falar e vocês precisam ouvir, porque estamos lidando com a coisa mais importante de todas: a procura de um sentido. O que significa ser pessoa? Qual é a melhor maneira de ser uma pessoa? Como passamos a existir e o que será de nós quando deixarmos de existir? Em suma: Quais são as regras deste jogo e qual é a melhor maneira de jogá-lo?"

Devo dizer que a grande culpada de ter comprado o livro e lido é a Etiene do Blog Aprendiz de Cinema! Depois de tanta divulgação sobre esse livro, não tive outra opção além de comprá-lo. Etiene, como posso te agradecer por isso??

"Talvez ela fosse uma menina cruel... Mas o jeito como falara sobre sair do labirinto naquela primeira noite - tinha sido tão inteligente! E o jeito como seus lábios estavam sempre se encrespando no canto direito, como se estivessem prestes a se abrir num sorriso afetado, como se ela tivesse dominado o lado direito do inimitável sorriso da Mona Lisa..."

O livro é fantástico! Todos os adjetivos escritos a cima para descrever o livro são verdadeiros. Foi ótimo começar o ano lendo uma história tão boa quanto essa. Sem dúvidas, ‘Quem é Você, Alasca?’ foi uma das melhores leituras do ano e super indicado para as férias.

O livro conta a história de Miles, um garoto viciado em últimas palavras. Ele conhece várias de muitas pessoas que já não estão vivas. E é baseado nas palavras do François Rabelais que disse; "Saio em busca do Grande Talvez" que Miles decidi ir estudar em um colégio interno, para procurar lá o Grande Talvez de sua vida.

Quem me acompanha no twitter sabe como fiquei triste em terminar o livro. Foi uma das histórias mais fascinantes que eu já vi! Os personagens são perfeitos. O Miles, o Coronel, o Takumi, a Lara e Alasca me prenderam de uma forma inexplicável. Dês da primeira página que li, tinha percebido que havia algo diferente nesse livro, e isso é a mais pura verdade. Sem dúvida, esse livro, essa história, esses personagens foram os mais difíceis de me separar, por isso não queria que o livro terminasse! Mesmo o livro não sendo do gênero comédia, existe nele algumas situações engraçadas. Quando vi o vídeo da Etine, ela aconselhou a não lê-lo em lugares públicos por esse motivo. Mas não tive outra escolha, e não diferente dela, tive uma crise de risos muito grande!!! Então se você, assim como eu, não acatar esse aviso quando estiver lendo o livro e acontecer alguma reação semelhante, Bem vindo ao Clube!

O drama vivido por cada personagem é tão profundo e a história é tão intensa que faz com que pareça que você realmente conhece cada um dos personagens, que eles realmente são seus amigos. Então, a cada página, cada confissão feita por eles, cada acontecimento narrado, faz com que uma enxurrada de emoções totalmente diferentes tome conta de você. Quantos livros existem que fazem você se sentir assim? Eu conheço um...

"As vezes não entendo você", eu disse.

Alasca nem mesmo olhou para mim. Apenas sorriu para a tevê e disse: "Você nunca me entende. Essa é a graça."

Ao mesmo tempo em que parecia ser muito fácil falar sobre o livro enquanto estava lendo, em certos momentos ele parece inexplicável... Apenas lendo para realmente entender tudo o que acontece pelas 227 maravilhosas páginas dessa história. Vocês não podem deixar de lê-lo!!! Recomendo MUITO! Então embarquem no livro e descuram vocês mesmos, "Quem é você, Alasca?"

"Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão."

Vídeo
[youtube=www.youtube.com/watch?v=nvQ3zM53P_k]

Um comentário :

  1. Olá.Essa é minha primeira visita ao blog.Vi seu link no grupo Blogueiros Literários no Facebook e resolvi vir conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem organizado e suas postagens muito bem elaboradas.Te convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!
    Bjs!
    Zilda Mara
    @ZildaPeixoto
    http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir