Livro & Filme - Perfume

26 janeiro 2012



Por Keila (@Keilakk20 Skoob)



Sinopse - O Perfume - A História de um Assassino - Patrick Süskind


França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos. Criado pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

Resenha



Essa é uma história original e surpreendente. A história de um assassino.
A história de um monstro.

Pode uma obsessão levar um pessoa a atos extremos? Segundo essa história fascinante sim pode. O autor narra de forma bem crua e dramática a época em si e o modo de vida do personagem de forma que você se sente dentro da história, com os sentidos apurados e sentindo repugnância ás vezes pela imundície típica da época.

Jean-Baptiste Grenouille nasceu com um dom e uma maldição, um olfato apurado mais sem os odores naturais em um ser humano. Com um dom impressionante de sentir um cheiro a quilômetros de distância Jean-Baptiste vai criando perfumes em sua própria cabeça, cheiros cada vez mais e mais maravilhosos, até o dia em que descobre que pode criar um perfume único, a fragrância perfeita, e esse cheiro tão sutil se encontra exatamente em uma forma humana, e Jean não medirá seus atos para produzir tal perfume por mais inusitado que pareça. Grenouille é um personagem muito curioso, alguém capaz de despertar pena, mas também de despertar desconfiança, admiração, medo, ódio e repulsa. O final é absolutamente surpreendente, deixa-nos abismados, e mostra todo o talento do autor na realização de uma grande história, com um fim igualmente inusitado.
Se me perguntassem se Jean era uma pessoa ruim eu diria, não, eu acho apenas que ele foi um gênio nascido no local errado, mais não sei dizer se isso influenciou totalmente na sua falta de humanidade e desamor pelo próximo.

Sei que para ele era apenas um meio para atingir seu objetivo não uma pessoa sendo utilizada para um fim sangrento e desumano, como um cientista em busca da formula perfeita para alguma experiência; excêntrico e focado apenas no desfecho daquela experiência, por vezes sem enxergar o que foi necessário ser feito para chegar a tal objetivo. Assim é Jean-Baptiste. Essa não é uma leitura fácil é uma história pesada, mais de forma nenhuma entediante e desanimadora. Se você quiser ler algo fora do comum essa é a história, e esse é um daqueles que você ama ou odeia, depende de como você analisa a história.


 

Sinopse e Trailer do filme- O Perfume


Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.

Trailer:
[youtube=www.youtube.com/watch?v=lA9XDctItAk]

Um comentário :

  1. Nossa, eu já assisti esse filme, é sinistro demais, chega a dar nojo.

    leiturasdapaty@gmail.com

    ResponderExcluir