Livro do mês de Março: Ame o que é seu.

23 março 2012

A resenha do livro do mês de Março não seria este livro. Na verdade com a quantidade de livros que tenho para ler acabei modificando toda a minha lista, e vai ter mais modificações, é eu sei! Meio chato, mas ficou agoniada para ler um livro e passo na frente de todos. Foi o que aconteceu com "Ame o que é seu" - tenho um problema sério com isso juro!

Ame o que é seu
Emily Giffin.



Sinopse: “Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?”.

O tema deste livro deixa aquela pulga atrás da orelha, te faz imaginar como seria a vida se tivéssemos feitos outras escolhas. Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou isso.
Em Ame o que é seu o leitor encontrará a história de uma mulher (Ellen) dividida entre o amor real e aquele fatídico 'E, se'.
O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um esperta o melhor do outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, aquele que partiu seu coração sem se explicar, aquele que ela não conseguiu esquecer.
Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.
O desenrolar da história é contagiante, pois a cada página acontecem novas cenas que é quase impossível abandonar a leitura, ou ... não se colocar em seu lugar.

__________________________________________________________________________________________________________
Quando terminei de ler o livro ontem, pensei inúmeras vezes se realmente gostei ou não gostei. Se iria escrever uma resenha sobre ele, ou deixar passar.
Já falei várias vezes no Blog que não escrevo resenha de livros que não gosto - nunca achei e nunca vou achar justo com meus leitores. Meu intuito quando escrevo uma resenha é recomendar este livro para você, caro leitor.
E pensando nisso e olhando várias vezes para a capa do "Ame o que é seu" cheguei a conclusão que gostei do livro... Só achei que faltou alguma coisa.

Emily Giffin nos apresenta a uma séries de personagens carismáticos, começando com a nossa protagonista Ellen, uma moça simples que saí da cidade pequena para estudar, com isso ela acaba conhecendo Margot, uma moça rica de família tradicional.
Nota: Emilie Giffin escreve o livro em 1° pessoal ♥ e várias partes dele tem um pouco do passado da Ellen, o que achei maravilhoso.

Depois que elas se formam, ambas dividem um apartamento em Nova York, é nesse momento que todo problema/confusão começa. Depois de "terminar" um relacionamento intenso com Leo, Ellen dá uma chance para o amor namorando o irmão perfeito de Margot, Andy - um cara bacana, família, simples, que gosta de Ellen. Andy é um cara sem grandes espectativas - afinal de contas a família é rica, pra que né gente?

Nas primeiras páginas do livro Ellen encontra Leo. E descobre que ainda gosta dele, ou pelo menos acha que gosta. Nossa protagonista se dá conta que falta alguma coisa em sua vida.
Com tudo, usando como diário sua irmã Suzanne (I love U Suzanne), Ellen desabafa todos seus sentimentos com ela, acaba que entrando em uma confusão, omitindo coisas de seu marido e acreditando que fazendo o que ele quer faça com que Ellen esqueça o tal Leo.

A moça se vê em cima do muro. Ir atrás do antigo amor? Ou levar a vida adiante? Eis que nesse ponto Ellen resolve fazer a prova dos nove...

Emily escreveu super bem Ellen, em alguns pontos do livro o leitor se vê pensando o que faria no lugar dela, que decisões domaria. O que faria em relação ao seu casamento. O fato de Ellen cair de para-quedas na família de Andy pesa muito em suas decisões, eu super entendo o ponto de vista dela.
Imagina você casando com um cara rico, aparentemente perfeito, seu casamento todo feito ao gosto da sogra? Chegam um momento de sua vida que questionar ou não gostar de algo feito na família é motivo de algo ser jogado na sua cara, eu senti que Ellen fez isso.

Outra coisa que adorei na escritora é os personagens tão marcantes em suas características. E o local onde toda a família mora, aquele bairro tradicional, o sol tapa os problemas familiares. A gente vê muito disso em filmes americanos e até em nossa própria vida se questionarmos com cuidado.

O ponto que me deixou a desejar no livro é que ele não teve surpresa nenhuma, ele não é um livro emocionante, não foi algo que me tocou profundamente e isso me decepcionou muito, pois foi um livro que era louca para ler e como ele não superou as minhas expectativas achei triste - entenderam agora minha dúvida em escrever sobre ele?

O final dele é justo, Elle agiu com o coração e a razão juntas várias vezes tento o final merecido.

Lembram do que falei no começo da resenha? Gostei do livro sim e super recomendo. Se você curte um livro sem grande emoções (eu achei sem grandes emoções antes que alguém fale algo ruim nos comentários), vai gostar de Ame o que é seu.



"(...)geralmente existe um passado menos glorioso escondido em algum canto. Há pessoas, lugares e acontecimentos que o levam até um relacionamento definitivo.. Pessoas, lugares e acontecimentos que você preferia esquecer ou, no mínimo, fazer de conta que nunca existiram. No final, você pode colocar um belo rótulo em tudo(...)"
Pág 13

Outras resenhas do livro do mês, não esqueçam de ler:
Leituras da Paty - Sussuro.


 Toc Por Leitura - O Colecionador.


Leitora Incomum - Cruzando o Caminho do Sol.

26 comentários :

  1. Yohanna Elizabeth23 março, 2012

    Esse livro, é um livro que de cara nos chama a atenção. Talvez pela capa diferente, ou o título .. seilá. Eu pensei que fosse um livro de surpresas, reviravoltas, enfim. "Mas não, sem grandes emoções". Meus livros costumam ser leituras bem avassaladoras haha. Mas , ainda sim, eu acho que leria ele. Pois toda regra tem suas excessões. E mesmo assim ele parece ser uma leitura interessante

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Helana Ohara23 março, 2012

    O livro é legalzinho, mas o fato de esperar mais dele, me decepcionou um pouco :(

    ResponderExcluir
  3. Embora seja afim de ler o livro, eu ainda não tinha lido resenha sobre ele. Gosto de livros emocionantes, mas esse eu tenho que ler. Por dois motivos, apesar de sem emoção a historia pareceu ser boa e prefiro ler e me decepcionar do que não ler e ficar agoniada sem saber o que eu acharia e segundo porque já me vi nessa situação.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Helana Ohara23 março, 2012

    É também sou da mesma opinião que a sua. Emily Giffin escreve bem, mas assim, achei que poderia ter mais emoção.

    ResponderExcluir
  5. Quero muuito esse livro...Adoro a Emily Giffin, acho que ela é uma das melhores escritoras que já vi...
    adorei esse livro...adorei a história e a resenha...

    ResponderExcluir
  6. Helen!
    Não li ainda o livro, embora veja sempre a autora ser bem recomendada.
    Até pedi na editora porque ando bem curiosa, mas nem sei se enviarão, porque já faz um tempão.
    Cada um tem sua própria opião ao ler, agora concordo com você, raramente faço uma resenha de livro que não tenha gostado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Helen!
    Muitos são os comentários sobre a escritora e só vejo bons. Não li o livro ainda, mas já pedi ao editor, mas acho que não enviarão, faz tempo.
    Quero muito ler.
    E concordo com você, acredito que as resenhas são de bons livros. Assim faço também.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Emily Giffin é ótima! Já li "Presentes da vida" e "Questões do coração" e amei!
    Este parece seguir a mesma linha sensível da autora e eu estou super ansiosa para ler! :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  9. GISLAYNE DE OLIVEIRA NEIVA25 abril, 2012

    A história nos chama a atenção por parecer real. Acho que ficamos um pouco frustadas por esperar uma solução também real para a história, ou a emoção forte que procuramos nos romances!

    ResponderExcluir
  10. Helana Ohara25 abril, 2012

    Rudy, querida é Helana.
    Não gostei muito de Ame o que é seu, me parece que faltou alguma coisa sei lá. Mas cada um tem um gosto de literatura.

    ResponderExcluir
  11. Helana Ohara25 abril, 2012

    Questões do coração eu tenho mais ainda não li, quero ver se leio ele mês que vem.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar bem desse livro, mas ainda não li. Espero ler para dar uma opiniao mais interessante

    bj

    ResponderExcluir
  13. Bom ja li e ouvi pessoas resenhando e falando bem desse livro, nunca li um livro dessa autora e espero que possa ler em breve .
    Achei a história bem interessante e gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar tão bem dessa autora, mas agora depois da sua resenha fiquei meio encucada, um livro sem surpresas, será que vou gostar??

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nem sempre um livro precisa ter grandes surpresas para ser bom. Um livro bem escrito nos transporta para dentro dos conflitos dos personagens e pode ser maravilhoso de ler. Não sei se é o caso desse porque ainda não li.

    ResponderExcluir
  16. Helana Ohara30 abril, 2012

    Ame o que é seu é um livro bom, apenas me decepcionei um pouquinho com ele ''/

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um bom livro, apesar de que já li resenhas sobre ele que me deixaram com o pé meio atrás. O tema dele, eu não sei, não me cativou. Mas espero ler pra saber bem como a história é.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Helana!
    Poxa, jura que Ame o que é seu não é tão bom quanto parece? =S
    Estou querendo lê-lo desde que recebi um folhetinho na Saraiva com o primeiro capítulo, sabe? Mas como tenho livros "prioritários", ainda não pude comprá-lo/lê-lo. Sabe, eu gosto muito da Emily e espero gostar da história um pouco mais do que você. Mesmo que seja previsível, sem grandes surpresas e tudo isso... Acho que um livro dela sempre vale a leitura.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  19. Helana Ohara05 maio, 2012

    Não sei ainda, é que esperei muito do livro e não foi aquilo tudo... mas é gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  20. Lívia Dias06 maio, 2012

    gosto de livros assim, então acho qe pela a sua resenha, vou gostar sim!
    bom tbém em saber que esses assuntos assim são bem reais né ? quem nunca passou por esse dilema? rs resenha show !

    ResponderExcluir
  21. Helana Ohara06 maio, 2012

    É verdade Lívia quem nunca passou por um problema desses, é complicado.

    ResponderExcluir
  22. O livro tem cara daqueles 'sem gastar neurônios' como minha mãe diz... Legal, de boa história, mas, como você diz, não é emocionante. Entretanto, acho que uma leitura assim, vez ou outra, é bom... hahah Pra descansar e ler algo levinho pra variar. ;p

    ResponderExcluir
  23. Luice Maia14 maio, 2012

    O famoso "e se..." sempre confunde nossa cabeça né?
    Fiquei curiosa pra saber como termina essa história!
    Livro leve q faz a gente relaxar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Nunca li um livro de Emily Giffin, mas ultimamente, esse Ame o que é seu vem chamando minha atenção.

    Sua resenha está muito boa, parabéns! E acredite, próxima semana pegarei emprestado na livraria onde trabalho hahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Helana Ohara16 maio, 2012

    Nossa que coisa ASUAHSUAHSUAHS, espero que goste do livro, me decepcionei um pouco com ele, mas é uma leitura bacana.

    ResponderExcluir
  26. Eu já tinha ouvido falar nesse livro antes, mas nunca parei pra ler a resenha. Ele parece ter um conflito bem interessante, e tipicamente feminino, sobre as escolhas que fazemos quanto à relacionamentos. Gostei da sua resenha, este livro vai entrar pra minha lista pra que eu possa tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir