Dia Mundial do Livro: 23/04

23 abril 2012

Olá meus amores tudo bem? Como foi o final de semana?

Bom, hoje é um dia especial para todos aqueles que amam livros, seja de que forma for.
Hoje dia 23 de Abril, é o Dia Mundial do Livro ♥ E dia também do Direito do Autor.
Vamos falar um pouco sobre essa data?

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.
Fonte: Wikipédia.

Lembre-se ler não trás apenas o conhecimento. Ler faz bem a saúde, estimula seus neurônios a trabalhar podendo até evitar perda de memória. Legal, né?

Se você diz que não tem tempo para leitura, ok eu entendo! Ler é uma questão de hábito. Um hábito saudável que todos nós deveríamos ter. Reserve pelo menos 15 minutos do seu dia para começar a ler um livro. E deixe-se levar pelas aventuras e pelo conhecimento que esse amigo cheio de letras, palavras e páginas pode lhe trazer

Vou mostrar para vocês um pouco do meu amor pelos livros. Tenho um álbum em meu Facebook chamado Books! Love♥ onde eu posto fotos dos livros que mais gosto, dos livros que ainda tenho que ler! Vou deixar um pouco desse meu amor aqui no Blog para vocês também!




[caption id="attachment_4513" align="aligncenter" width="658" caption="Um dos autores que mais gosto: Harlan Coben"]Um dos autores que mais gosto: Harlan Coben[/caption]

[caption id="attachment_4514" align="aligncenter" width="658" caption="Toda a minha admiração por Carlos Ruiz Zafón"]Toda a minha admiração por Carlos Ruiz Zafón[/caption]

[caption id="attachment_4515" align="aligncenter" width="658" caption="Um monte de lindos livros"]Um monte de lindos livros[/caption]

Fica aqui meu feliz Dia Mundial do Livro para todos os autores, editoras, amigos, blogueiros e aqueles que amam uma linda história ♥

6 comentários :

  1. Adorei as fotinhos dos livros! Nós, bookaholics, às vezes parecemos mães-coruja, não?? Falamos mt sobre os nossos livrinhos queridos, tiramos foto, somos superprotetoras com eles hehehe.
    Feliz Dia Mundial do Livro p/ vc tb! =P

    bjão
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Yohanna Elizabeth23 abril, 2012

    Ah, deveria ser um feriado né ? É um dia muito especial. E agora lendo sobre a história do Dia Mundial do Livro me interessei mais ainda. E seus livros são lindos Helana - principalmente os do Coben. Beijos... e um feliz Dia Mundial do Livro para todos nós, leitores!

    ResponderExcluir
  3. Também adorei as fotos com os livros! Me deu vontade de mostrar minha estante, tb =~~
    bjoo

    ResponderExcluir
  4. wordpress e internet me trollando... quase n consigo colocar esse comentário ¬¬
    parabéns pelo post, viu!! muito bem escrito e bem pesquisado!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  5. Oi,flor!
    Lindas fotos!!Feliz dia do livro atrasadinho pra vc também.
    Eu teria que tirar várias fotos,já que gosto de tantos,mas escolheria um para representá-los: A menina que roubava livros.Que é um dos meus favoritos.Esse eu amo de paixão!
    Lindo post!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post linda.
    Concordo com o comentário la de cima ERA PARA SER FERIADO!!
    Assim podíamos passar o dia lendo :)

    ResponderExcluir