Resenha: Amazônia 2050 – A Geopolítica da Escassez.

14 junho 2012



Oi amores tudo bem? Antes de tudo quero agradecer a todos que comentaram no post  “Sobre sorteios, promoções, desabafo, etc” recebi uns comentários bem legais e alguns e-mails com opiniões sobre o assunto. Obrigado a todos que entenderam meu ponto de vista.
Vamos à resenha então?

Amazônia 2050 - A geopolítica da escassez - Alécio Faria Jr.



No ano de 2050 o mundo passa por uma grande catástrofe climática . Um batalhão de oito bilhões de seres humanos são obrigados a conviver com racionamento de água potável e solo fértil. Nações como China e Índia dão início à aquisição de terra para alimentar sua super população. Em uma disputa pelo território da Amazônia, a região é decretada como território independente, sendo supervisionada pela ONU e o Banco Mundial de Alimentos. Um centro de pesquisas para fome é erguido em Nova - Manaus e o Ambientalista Americano Philip Anderson é convidado para liderar os cientistas. Ele e sua família chegam ao território da Amazônia e se descobrem no Condomínio Rio Negro, onde serão obrigados a aprender a difícil arte de viver em comunidade. Em uma de suas incursões pela floresta, Phillip e o cientista Hadji são surpreendidos por uma forte corredeira e quase morrem afogados, sendo salvos por uma tribo indígena perdida num platô no coração da Floresta Amazônia. Experiências com mudas colhidas na Tribo estavam sendo feitas. Até o dia que o incêndio em um dos celeiros se alastrou e acabou queimando o Laboratório de pesquisas. Acidente ? Ou será que pessoas estavam tentando sabotar o trabalho dos cientistas. Uma coisa era certa, Phillip não descansaria até descobrir a verdadeira geopolítica da escassez.

Edição: 1
Editora: Dracaena
ISBN: 9788464469747
Ano: 2012
Páginas: 124
____________________________________________________________________________________

Este foi o primeiro livro que recebi da Editora Dracaena. Confesso para vocês que estava curiosa para ler um livro publicado por ela, mas nunca tive oportunidade.
Mas isso mudou e já têm uns 15 dias que estou com ele para ler e na segunda feira finalmente peguei o moço.
E bem... Não me arrependi em nada....

Você já pensou em como vai ser o Mundo daqui a uns... 50 anos? Se os habitantes vão sofrer conseqüências por não cuidar das florestas, o que a poluição poderá causar para quem vai estar vivo até lá. Vai existir água, se vão passar fome, se as florestas do nosso País ainda vão existir?
Certamente você já pensou nisso. Já pensei várias e várias vezes no assunto e confesso a vocês que não vejo um futuro bonito para o Planeta, muito pelo contrário.
E é exatamente isso que Alécio Faria aborda no seu livro Amazônia 2050.
O autor nos apresenta Phillip, um cientista americano convidado a liderar um projeto na Amazônia, com o intuito de quem sabe acabe com a escassez de comida no Planeta.  Com Phillip viajamos entre um Estados Unidos super populoso e um Brasil que tem coisas a oferecer, mas tem que cuidar com quem vem pesquisar isso aqui.

Alécio nos apresenta uma série de dificuldades que as pessoas daquele ano enfrentam para viver e claro, como Phillip conseguem desenvolver uma planta que pode ser a salvação para muita coisa.

O livro é bem fino, tem apenas 124 páginas, mas engana-se quem pensa que isso é ruim. Um livro com poucas páginas, porém muita informação. Super recomendo!

14 comentários :

  1. Lana, Muito obrigado por ter resenhado " Amazônia 2050 " . É muito importante para " novos " escritores terem um Feedback sobre seus trabalhos.

    Aproveito para deixar a mensagem para aqueles que leram ou lerão Amazônia 2050, para não deixarem de visitar o Blog do livro, na pagina " Cabeça do autor " E ver a mensagem subliminar , quando, da construção dos personagens . Veja se compartilhamos do mesmo " Pensamento Coletivo ".

    http://livroamazonia2050.blogspot.com.br/
    excluir

    Um grande abraço e parabéns pelo Blog .

    ResponderExcluir
  2. Rayme Arenhart Datsch14 junho, 2012

    é muito importante esses livros né, pra ver se as pessoas tomam consciência do que estão fazendo com o nosso planeta.
    vou dizer a verdade: não gosto de ler esse tipo de livro pq tenho medo! ahhaaha

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha Helana, gosto muito de livros assim que falam sobre um futuro que nós já estamos vendo acontecer e, infelizmente, muitos não fazem nada para mudar isso.

    Eu sempre acho que número de páginas não influencia na leitura, já li livros enormes que saíam do nada pra lugar nenhum hehe

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Helana Ohara14 junho, 2012

    Tem livro grosso que meu Deus é um rolo só cansa pra caramba, também já li uns assim.
    Amazônia 2050 é super interessante vale a leitura

    ResponderExcluir
  5. Helana Ohara14 junho, 2012

    Obrigado. Gostei muito do seu livro.

    ResponderExcluir
  6. Gostei. Sem duvida vai para a lista.
    O tema abordado me interessa muito.

    ResponderExcluir
  7. E meu comentário foi engolido pelo site, é isso mesmo? Enfim, se ele foi mesmo:
    Em primeiro lugar, parabéns pela Resenha, Laninha. Adorei.
    Quando eu vi esse livro na sua Mailbox, quase tive um ataque cardíaco. AMO livros que retratam possíveis paisagens futurísticas, e esse me chamou a atenção não apenas pelo título, mas também pela sinopse. Sem contar que não é um livro muito extenso, então a leitura não é cansativa. Eu o coloquei na minha lista de livros a serem lidos. Parabéns, parabéns ♥

    Follow: http://ifeelprettyunpretty.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Helana Ohara15 junho, 2012

    Li ele rapidinho sis, em duas noites terminei (se tivesse tempo teria lido em um único dia).
    O modo como o autor retrata o Mundo é assustador, eu não queria viver comendo pasta de soja. Enfim triste isso. É um livro que chamou muito a minha atenção

    ResponderExcluir
  9. Helena ...Era mais ou menos este meu objetivo ! Fico feliz de ter alcançado !!!

    Mais uma vez muito obrigado pela leitura ...

    ResponderExcluir
  10. Posso usar sua frase em meu face . Desculpe me esqueci de perguntar .

    ResponderExcluir
  11. Helana Ohara15 junho, 2012

    Imagina, eu que agradeço por ter me proporcionado uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  12. Helana Ohara15 junho, 2012

    Alécio claro que pode usar sim, fique a vontade.

    ResponderExcluir
  13. Yohanna Elizabeth17 junho, 2012

    Acredito que seja muito bom o livro! Entretanto, para ser sincera, quando eu leio um livro desse gênero eu fico, após a leitura, muito depressiva, haha. É como se acabe com minhas esperanças e eu só pensasse em que sentido há a vida. Enfim... mas acho interessantíssimo!
    Apesar de nos assustarmos com o tema, é o que poderá ocorrer se não cuidarmos de nosso Planeta melhor daqui para a frente.

    Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Helana Ohara17 junho, 2012

    Fiquei meio deprê depois que li esse livro, pois querendo ou não a gente sabe que pode acontecer algo assim.

    ResponderExcluir