Resenha: Garotas de Vidro. Laurie Halse Anderson.

17 junho 2012



Oi amores tudo bem?
Estão participando do Concurso do livro Línguas de Fogo? Indique o In The Sky, ok galera, vou agradecer muito por isso!!!
Vamos a resenha de hoje?

Garotas de Vidro - A verdade nem sempre é o que enxergamos - Laurie Halse Anderson



“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630113
Ano: 2012
Páginas: 272
__________________________________________________________________________________________________________

Confesso para vocês que pelas resenhas que li do livro, achei que Viva para Contar (resenha aqui) seria bem mais pesada que Garotas de vidro, bem... Enganei-me um pouco.
Porque falo isso. Viva para Contar trata de um assunto que por si só já é pesado “Crianças Psicóticas, crianças que matam etc....”

Garotas de Vidro aborda um assunto delicado e pesado ao mesmo tempo, distúrbios alimentares. Me assuntei muito lendo esse livro.

Laurie nos apresenta Lia, uma garota que tem problemas. Ela e sua amiga Cassie apostaram quem ficaria mais.
Porém, Cassei morre e antes de sua morte ela liga 33 vezes para Lia. E isso acabou se tornando o pior pesadelo da garota.
Além de contar tudo que come, ou não come, as ligações de Cassie não saem de sua cabeça. Lia enlouquece.

A história é bem pesada. A garota mente para a família que come, coloca moedinhas em suas roupas para dar peso quando sua madrasta a pesa no banheiro. Tem todo um ritual de “fazer de conta” que come para despistas seu distúrbio.

A autora escrever muito bem todo o drama de Lia (inclusive ela própria fala dos e-mails que recebia e por isso acabou escrevendo sobre o assunto), o drama da personagem é muito real, com certeza existem muitas meninas que passam pelo que Lia passa e precisam de atenção redobrada para não acabar tirando sua própria vida.

O livro é tenso, Lia se acaba a gente lê do começo ao fim ela se destruindo aos poucos e isso acaba incomodando muito – sim isso me incomodou muito, mesmo!

Não tenho distúrbio alimentares, mas o medo que tenho de engordar é realmente grande, nunca tentei vomitar, tão pouco ficar contando caloria dos alimentos, mas me alimento relativamente pouco. Não sou de comer porcaria o tempo todo, muito pelo contrário. Mas morro de medo de ficar gorda.

Tenho certeza que foi pelo meu medo que a história de Lia tenha me incomodado. Nunca me passou pela cabeça cometer os absurdos que ela comete para emagrecer.
Agora se na sua cabeça, querido leitor, já passou, lhe aconselho a ler Garotas de Vidro pelo menos umas 3 vezes, até sair de sua cabeça tamanha besteira.

Distúrbio alimentar é coisa séria e tem que ser tratado com tal.




(...) Coloco um pouco da farofa de Jennifer em um prato (...). Aperto o tubo de ketchup por cima e coloco para esquentar no micro-ondas por tempo suficiente para que o ketchup espirre para todo lado. Deixo a porta do micro-ondas aberta para o cheiro poluir a cozinha.
(...)
Passo um pouquinho de ketchup nos cantos da minha boca, jogo aquela meleca toda no triturar de ligo (...) Fecho o micro-ondas. Levo o prato sujo e o garfo para a sala de estar, onde coloco na ponta da mesa. Sete minutos. Preciso mesmo comer.(...)


"Tem resenha no Skoob (aqui) também! Passe lá."


15 comentários :

  1. Eu acho q tenho certeza q graças a Deus nunca passarei por isso, mas quero ler esse livro, é um assunto muito sério q até eu q não corro esse risco acho importante ler.

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que não cheguei a ler resenhas sobre esse livro, logo, nem imaginava que seria tão tenso assim.
    Quando eu era mais nova eu li uns dois livros que tratavam do assuntos de distúrbios alimentares, um deles foi "A Marca de Uma Lágrima" do Pedro Bandeira, esse livro é um dos meus preferidos até hoje. O outro que eu li eu esqueci o nome ;/
    Gostei muito da resenha, o livro parece ser muito bom, e pra quem tem distúrbios alimentares um belo tapa na cara.

    ResponderExcluir
  3. Helana Ohara17 junho, 2012

    É verdade. É um assunto bem sério mesmo. Esse livro poderia até ser indicado nas escolas, já que a grande maioria das meninas que sofrem de distúrbios alimentares começa na adolescência

    ResponderExcluir
  4. Nossa Lana!

    Que coisa horrivel!

    Eu sou gordinha!
    Já fiz tratamentos, dietas, simpatias.... Mas nada adianta.
    Acho que é genética... #TRAGICO
    Tento somente controlar meu peso.
    Graças a Deus, nunca cheguei a um ponto de vomitar o que comi, nem mesmo deixar de comer por tantos dias, só quando coloquei o aparelho nos dentes... A dor era tanta que só tomava sopa e comia miojo... kkkk
    Perdi 3 kilos! kkkk

    Vou te contar uma coisa: Minha irmã é modelo, e me disse que tem amigas que chegam a desmaiar de fome no meio da aula!!!
    Ela tem sorte! Come igual a uma Draga e não engorda nem um pouco! kkkk
    #MALDITAGENETICA
    Vou dizer para ela recomendar ao dono da agencia que obrigue aquelas desmioladas a lerem este livro!

    Beijokas e Ótimo Domingo!!!

    ResponderExcluir
  5. Distúrbio alimentar é coisa séria. Minha irmã é bulímica e não aceita isso. A pior parte é a negação: quem tem esses distúrbios não admite que precisa de ajuda, o que torna mais difícil ajudá-los e tal. Acho um tema interessante e digno de debate, porque a cada dia no mundo, as pessoas se tornam vítimas disso. Uma amiga minha coloca a comida na boca, mastiga e cospe. Não vejo nada de mais em ser acima do peso (desde que com moderação). Eu sou gordinha, não me atrapalha, não estou doente e não dou a mínima pra opiniões alheias. Fico linda em uma blusa vermelha e me amo, não estragaria a minha saúde tentando emagrecer dessa maneira.
    Adorei a resenha, sis. Vou tentar fazer minha irmã lê-la e ver se ela acorda pra vida.

    ResponderExcluir
  6. Helana Ohara17 junho, 2012

    Nossa sis, sério??? Não sabia que sua irmã sofre de bulimia isso é super sério, tem que tratar! Uma vez me falaram que distúrbio alimentares não tem cura só tratamento fiquei em choque!

    ResponderExcluir
  7. Rayme Datsch17 junho, 2012

    estou muito afim de ler este livro!
    desde a primeira resenha que vi já coloquei em primeiro na minha lista.
    acho que é dificil alguma autora conseguir escrever sobre um livro deste tipo, só que é importante né... tanta gente que passa por isso, muitos que tem algum disturbio e não sabe, ou que acha que não é uma coisa tão séria né.
    e realmente, quem tem esses distúrbios não admite que precisa de ajuda. tenho uma amiga que, sem mentira, que tem dias que passa só com 1 ou 2 barrinhas de cereal. é de assustar!

    ResponderExcluir
  8. Yohanna Elizabeth19 junho, 2012

    Quero muito ler esse livro! Tão interessante!
    Eu, sou pouco acima do peso, e tipo... controlo meus horários de se alimentar, mas isso já faz parte de alguns de meus hábitos, há tampos. Porém, não faço loucuras, e nem pretendo fazer. Muito pelo contrário: tenho compaixão de quem faz isso. Distúrbio alimentar é, além de tudo, um problema mental: a pessoal fica neurótica com aquilo, e só com tratamento para ela compreender que aquilo não a fará ficar bem; pelo contrário.
    Achei super interessante o assunto abordado no livro. Porém o que mais me interessou, mesmo, foi a parte que ela começa a obcecada em emagrecer e, principalmente, o motivo: a morte da amiga.
    Deve ser um livro muito bom! ótima resenha.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  9. Helana Ohara19 junho, 2012

    Yohanna, Garotas de vidro é um liro bem pesado. Sempre imaginei o que essas meninas devem fazer para ficarem magras assim, mas nunca me passou pela cabeça umas coisas doidas como fala no livro.
    Ele é bom, abre os olhos da gente, pois passar por isso é doença, temos que ser felizes como somos.

    ResponderExcluir
  10. Assim que vi o livro nao me interessei.
    Nem sonhava qual era o tema.
    Nunca tive muita neura sobre engordar.
    Logico que nao quero isso, mas nunca passei fome por isso.
    Mas mesmo assim eu quero muito ler o livro.
    O tema é complicado e perigoso e acho que todos deveriam ler.

    ResponderExcluir
  11. O assunto tratado é realmente interessante e importante, mas por se tratar de uma leitura tensa e pesada ele não está na minha lista de leituras no momento. Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sara Plens26 junho, 2012

    Santo Deus, eu peso 41kg, mas como de tudo e demais. Só de pensar que eu consigo esse peso comendo muito e tem gente por aí se matando de fome pra conseguir peso igual... dá até uma angústia.

    ResponderExcluir
  13. Este livro é bom tanto para nós ficarmos espertas com nós mesmas, quanto para percebermos diferenças nos comportamentos de quem nos cercam, entre garotas e garotos... concordo com você Helena, este livro poderia ser indicado nas escolas, e para os pais também! Porque quem sofre com a doença possui manias inimagináveis.... enfim, apesar de ser um livro pesado (eu não curto muito) me interessei em saber o final....

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Helana Ohara08 julho, 2012

    Garotas de vidro é um livro que mexe muito com a gente. Principalmente com as mulheres.
    Qual mulher nunca reclamou do peso né?
    Ele incomoda um pouco, mas uma leitura apesar de pesada muito boa.

    ResponderExcluir
  15. É verdade Lana, não existe se quer uma mulher que nunca reclamou do seu peso!
    Dá até medo de que nós sejamos atingidas sem percebermos, acho que esta é a maior dificuldade: perceber que está doente =/

    Acredito que Laurie quis causar isso mesmo: um choque nos leitores, 'forçando-os' a pensar e repensar se não estão caindo nessa! E se até mesmo a sociedade insiste que sejamos ''padronizados''!

    Nem li o livro mas já estou cheia de ideias sobre!!! rsrs

    Beijos

    Mari Ferreira

    ResponderExcluir