{Crônicas & Desabafos}: Sobre amizades e afins.

11 julho 2012


Por Laís ( I feel Pretty/Unpretty)



Amigos são pessoas especiais em nossas vidas. Tem um ditado que diz “amigo é o irmão que escolhemos”. Eu realmente sigo tal ditado.
Segundo a Wikipédia, “A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres.”. A necessidade de ter alguém por perto, como eu disse em outro texto, é indispensável ao ser humano. Nós precisamos nos apegar, ter aquele alguém com quem desabafar, com quem sair ou apenas conversar. Poucos sobrevivem sem amigos.


Há uma diferença básica, na minha concepção, sobre amigo e colega. Colega é aquela pessoa com quem você convive quase que diariamente, mas não tem muito contato. A moça do cafezinho na sua empresa, o dono da banca de jornal, seu supervisor. Eles existem simplesmente para que a cadeia da vida continue, para que os dados continuem rolando. E então, temos o amigo. Amigo é aquele que está com você na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na balada e no velório. É basicamente um casamento, se analisarmos de um certo ponto de vista. Amigos são poucos em nossas vidas e, por isso, devemos dar valor a eles. Um exemplo pessoal: desde que me entendo por gente, desde o útero das mamães, eu tenho essa prima. Ela sempre foi minha melhor amiga, do tipo que você pode confiar para tudo, sabe? Quando ela vinha me visitar, ia embora chorando e me deixava em prantos, também. Até hoje, apesar de todos os problemas que eu tenho em minha vida, ela sempre está lá por mim. Sempre com uma palavra de consolo ou com motivos para me fazer sorrir. Também há a senhorita dona deste blog. Eu a conheço há uns três anos, nunca a vi pessoalmente, mas ela é basicamente uma irmã para mim. Me dá apoio quando preciso, sabe criticar sem ser grossa, sabe me fazer sorrir. Sei que, quando nos virmos pessoalmente, vai ser um momento épico. Ótimas dicas televisivas e leituras (ahn?) sobre amizade:
- Friends: o próprio nome já diz. Eles têm altos e baixos, brigam, mas permanecem unidos no final de cada luta.
- Noivas em Guerra: super meu filme com minha amiga de útero lá de cima. Duas BFFs desde crianças sonham em se casar em um mesmo local e, por erro da organizadora, a data de seus casamentos acabam coincidindo. Elas brigam e se cutucam, mas no final percebem que nada é mais forte e sua amizade é insubstituível.
- Procurando Nemo: só mesmo o Marlin para conseguir socializar com a maluca da Dory. E ela se prova uma amiga mais do que capaz quando segue com ele na busca por seu filhotinho.
- Harry Potter: Harry, Rony e Hermione dispensam comentários. Quem leu a saga sabe do que estou falando.
- O Menino do Pijama Listrado: para além da cerca, Bruno encontra Shmuel, tão diferente e tão igual a ele. Solitário e infeliz, Bruno descobre em Shmuel uma amizade estranha, que derruba barreiras e nos mostra (a inocência de uma criança em meio ao caos instalado à época do livro) como um amigo de verdade ajuda o outro. Você que tem um amigo de verdade, aproveite a oportunidade e diga o quanto o ama. E, por fim, a frase de um livro que eu amo, “Plano B”, de Jonathan Tropper: “- Lembrei-me de uma piada – disse Chuck.
– Vocês sabem a diferença entre amigos e bons amigos?

- Qual é? – perguntei. - Um amigo ajuda você a se mover. Um bom amigo o ajuda a remover cadáveres.”

Laís tem poucos, mas ótimos amigos.

2 comentários :

  1. marli carmen11 julho, 2012

    ameeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    que lindo post...também vejo amigos e colegas assim....uma coisa é amigo..diferente é ser colega...mas ambos tem seu imenso valor rsrsrs beijinhoooooooooooooossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Yohanna Elizabeth17 julho, 2012

    Que texto lindo, Laís!
    Eu também tenho uma prima Irmã. Crescemos juntas, mas desde que me mudei de Brasília para minas, só vejo ela nas férias, quando viajo para lá. Realmente, não há como viver sem amizades. São fundamentais.. Até os colegas são!
    Você citou grandes exemplos. Conheço todos.
    Friends é um seriado ótimo, adoro quando assisto! Noivas em Guerra assiste há pouco tempo, e mostra realmente o valor da amizade entre as duas. Procurando Nemo, não sou tão fã, confesso, haha, e assisti há anos, mas é um filme fofo. Harry Potter todos conhecem, então não necessito comentar. E, por fim, O Menino do Pijama Listrado que, em meu ver, foi o melhor exemplo. Sem palavras, é um filme lindo (pois nao li o livro, rs).
    Parabéns pelo seu texto, que estão sempre um melhor que o outro!

    ResponderExcluir