Meme Literário do mês {Dia 19} and Crônicas&Desabafos, ler ou não ler, eis a questão.

05 novembro 2012


cronicas
Para ler as outras respostas clique nos links aqui: Dia 01 . Dia 02. Dia 03. Dia 04. Dia 05. Dia 06 . Dia 07. Dia 08.Dia 09. Dia 10. Dia 11. Dia 12. Dia 13. Dia 14. Dia 15. Dia 16. Dia 17. Dia 18.
bannerOMemeLiterario2012
Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?
Adoro quando uma pergunta desse meme vira um Crônicas&Desabafos.
Boas perguntas dão frutos a boas conversas, é o que anda acontecendo por aqui – e a gente adora.
Vamos lá, seria hipocrisia minha e de qualquer outra pessoa falar que intelectual é aquele que lê só clássico, fala estranho e você fica “Oi? O que ele disse?”. (Sim sou ignorante, umbj p/vc)
Para começo de conversa isso pra mim não é ser intelectual, isso é uma pessoa que quer se mostrar, mas no fim das contas nem ela mesma sabe o que fala. A gente sabe que muitas pessoas que se dizem intelectuais e "lidas” falam difícil e acham isso lindo.
Não, não é.
Uma vez escrevi um texto onde disse que “todo leitor pelo menos leu um clássico na vida, seja por causa da escola ou por curiosidade” – o que não é mentira, todo mundo já passou por um clássico, abandonou ele, (eu já abandonei vários), ou não.
Uma pessoa que acha que ler clássico é a melhor coisa do mundo é muito egoísta em dizer isso.
Dom Casmurro é um livro como outro qualquer.
Fico me perguntando, se Um Mundo Brilhante da T. Greenwood fosse um clássico, assim como Dom Casmurro ele divide opiniões _o_ Isso é só um exemplo.
Gosto de ver os clássico como qualquer outro livro, existem os bons, existe os ruins. Como certamente existe os livros de banca bons e ruins. Como alguns blockbusters são bons e outros ruins. Isso depende de quem lê.Ler ou não clássico isso não importa, o importante é ler!!!!! Se você começa a ler certamente vai ter curiosidade para outros assuntos, outros gêneros, é assim que acontece.

Sou contra isso. Sério, parece preconceito mesquinho com o restante dos livros! Não é porque eu não gosto de uma coisa que vou discriminar os que gostam.

Não sei dizer se sou pré-conceituosa, mas tenho sim resistência ao modismo literário, tento ao máximo não cair nas garras deles e o que me ajuda muito a não querer ler tais livros é a chatice nas redes sociais que rodeiam alguns pontos, chega a ser exaustivo. ISSO NÃO CONCORDO.

.Christan sei lá do que. Não te aguento mais ‘-‘
Não é porque um livro foi lançado que você tem que sentir a obrigação de ler.
Vez ou outra sinto essa”obrigação” gritar em meus ouvidos “Você tem que ler esse livro se não você será excluída do mundo literário” – e sabe o que é mais engraçado? As Editora tem um jeitinho todo especial de fazer isso com a gente.
Não tô criticando, não. Alguns livros são do meu interesse e acho bacana deixar a lâmpada da “obrigação” acessa na cabeça, já outros por ser assunto diário nas redes sociais me fazem perder a graça.
Então, não sei lhe dizer se tenho preconceito ou não.

E para terminar o texto, fico feliz que a massa literária tá crescendo! Nós blogueiros e amantes dos livros sabemos como é importante a literatura crescer em nosso País (e os livros diminuírem de preço).
Leia clássico, blockusters, moda, livro de banca, não interessa, comece por um e dê asas a sua imaginação (redbull emprestou a frase).
Beijos♥

6 comentários :

  1. Essa é uma pergunta interessantíssima. Eu cresci lendo clássicos e nem por isso me acho melhor ou pior que ninguém, hoje leio livros contemporâneos para compensar o excesso de José de Alencar que tive na adolescência. Mas, até certo ponto, todos se assemelham no quesito criar literatura e difundir a leitura.

    A ficção de maneira geral precisa ser acessível. O que não significa produzir narrativas pobres ou mal elaboradas. Muito pelo contrário, os escritores devem escrever para todos. Escrever fácil é muito difícil e os autores deveriam se comprometer em escrever narrativas que seduzam os leitores. Afinal, a literatura não pode se limitar a uma elite que dita regras, cria rótulos e se julga superior aos demais.

    Bem, eu escrevi demais, mas essa é a minha opinião.

    Gostei bastante do seu blog (vim parar aqui através de um outro blog seu, um de artesanatos).

    Abraços.
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas tem gente que acha que falar estranho é lindo e tudo mais.
      Também cresci lendo clássico, inclusive tenho uma coleção de clássico em casa que herdei de meu pai,(única coisa que deixou de bom).
      Mas sabe? Tu tocou num assunto legal, a literatura em massa cresci muito, existem sim livros bons e ruins, mas é questão também da gente saber o que ler né?
      Acho que você usar seu ponto de vista como um próximo texto. Super concordo contigo.

      Obrigado pela visita,
      Helana.

      Excluir
  2. adorei o post ai livro clássico dá preguiça só de ler o título os intelectuais que me perdoem só vou ler se for por motivo sério, nada contra livros pops eles vão e vem teve a vez de Harry potter,Crepúsculo e jogos vorazes agora é o momento de 50 tons de cinza mas logo chega outro para ocupar o lugar é assim com músicas e filmes também.
    Só leio se a sinopse me interessar e 50 tons de cinza eu já conhecia pela fanfic pensei em ler mas desisti quando descobri o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lilian, vai da gente né? Saber o que ler e o que não ler.
      Mas como disse,existem os clássicos bons e os ruins, Os Maias, por exemplo, nosssaaaa eu não consigo passar da página 30, é muito chato. HUASHASUHASUHAUSHAUS.

      Excluir
  3. tenho o mesmo ponto de vista que o seu quanto as pessoas que leem clássicos e se acham por isso. acham que são intelectuais só por isso --'
    eu odeio clássicos! acho que isso foi culpa da minha escola. as professoras me forçavam a ler e eu acabei pegando nojo. já tentei mudar este fato, mas acabei desistindo e nunca consegui terminar um :S
    acho que cada um deve ler o que gosta e não deve ficar tentando fazer a cabeça dos outros para ler o que se gosta.
    eu por exemplo tenho uma amiga que ama livros de ficção, e eu detesto; eu amo romance e ela passa longe... e nem por isso entramos em crise hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um ponto interessante, as escolas ainda obrigam seus alunos a lerem muito os clássicos, e isso faz com que a turma não pegue gosto pelos livros :(
      Aconteceu comigo também! Daí quando tinha 17 anos resolvi ler alguma coisa que um professor meu recomendou, clássico que seriam bons para minha idade e deu certo.

      Excluir