Resenha de Livro: A Menina de Vidro.

08 dezembro 2012


Resenha por @BelLarie_

A Menina de Vidro
foi um dos melhores livros que eu li até hoje, porque é aquela trama que envolve, dá euforia, minutos de reflexão durante e após a leitura, mexe com a sensibilidade.
Foi o segundo livro de Jodi Picoult que eu li  (o primeiro foi A Guardiã da Minha irmã, livro que deu origem ao filme "Uma prova de amor". Inclusive, já fiz a resenha desse livro aqui! ;-) ). Ela manteve praticamente a mesma estrutura da "Guardiã"; Uma família em desequilíbrio, buscando o restabelecimento, uma irmã mais velha com problemas de autoafirmação e atitudes rebeldes, frustrada por ter sido deixada de lado pelos pais que estão envolvidos nos problemas de saúde de Willow, uma garotinha fantástica de apenas 5 aninhos e que tem uma doença grave e rara: A Osteogênese Imperfeita, que faz com que ela ossos extremamente frágeis.
Essa doença faz com que Willow não consiga levar uma vida normal, como de qualquer criança da idade dela. Se ela tropeçar e cair, por exemplo, pode passar meses envolvida numa tala ortopédica. Por causa disso, a mãe da menina, Charlotte, abre mão do seu emprego de Chefe de confeitaria para se dedicar apenas aos cuidados com a Willow. O pai, Sean, permanece em seu emprego como policial, sendo o único responsável pelas despesas da família. O problema é que com tantos cuidados médicos, eles começam a ter diversas dificuldades financeiras. E é aí que Charlotte decide por em prática o conselho que havia recebido de dois advogados: Processar a obstetra por nascimento indevido e, diante do júri, afirmar que gostaria que a filha nunca tivesse nascido. Mas há um grande problema nisso: A obstetra, Dr. Piper, é sua melhor amiga. 
Charlotte fica confusa entre manter o elo com Piper e a harmonia com toda a família, de ambas as partes, ou... Processar a médica e obter  estabilidade financeira garantindo um futuro tranquilo para sua filha caçula.
Há uma curiosidade que eu percebi quando, ao final da minha leitura, fui procurar opiniões de outras pessoas que haviam lido A Menina de Vidro. Eu achei poucas, mas as poucas que eu li, todas as pessoas diziam que não haviam simpatizado com Charlotte. Na verdade, além da Willow e da Amélia, a irmã mais velha, nenhum deles me cativou de verdade. Por um lado, eu entendia as necessidades da mãe e percebia o quão real e próxima da gente ela é; Mulher determinada, de pulso firme, exposta, cheia de conflitos e muito vulnerável. No fundo, todo mundo tem medo de assumir suas fragilidades e por isso (pode ser isso, não estou generalizando) a dificuldade em assumir qualquer afinidade com ela. Já Sean, que se recusou a ajudar a esposa no processo e até depôs contra ela, eu achei que faltou exatamente o que sobrava em Charlotte, pulso firme. E o achei um pouco egoísta, além de orgulhoso. A advogada Marin, por vezes eu pensei: Qual a necessidade de coloca-la narrando o problema pessoal dela? No fim, eu descobri que estava sim dentro de total contexto e consegui sentir solidariedade a ela. Pra ser sincera, chorei junto com ela. Com a Piper eu senti pena o tempo todo. Ela era uma boa amiga - Isso sem entrar no mérito se houve ou não falha dela como médica. 
Outro ponto interessante do livro é que as vezes, antes/depois da narrativa da Charlotte, ela colocava receitas dos doces que fazia quando trabalha com confeitaria e dava dicas que lincavam a vida com a preparação: "Não é de surpreender que, na preparação de pães, como na vida, o custo do crescimento envolva sempre um pouco de violência."  (Pág.389,  receita de Rolinhos úmidos de domingo. )
O final do livro é algo surpreende, tocante e muito, muito reflexivo. Vale a pena cada página, podem acreditar! ;-)

Livro: A Menina de Vidro
Autora: Jodi Picoult
Editora: Verus
Número de páginas: 529 Sinopse:
"Até onde você iria para garantir o futuro de um filho?
Quando Willow nasce com osteogênese imperfeita, uma doença grave que a faz ter ossos extremamente frágeis, seus pais, Charlotte e Sean, ficam arrasados – a menina vai sofrer centenas de fraturas ao longo de sua existência e ter uma vida de dor. Se ela casualmente tropeçar e cair, pode ter uma fratura exposta e passar os seis meses seguintes numa tala ortopédica que en-volve metade de seu corpo e a impede de andar.
Depois de anos de cuidados constantes com Willow, sua família está à beira da falência. Até que uma dupla de advogados oferece a Charlotte uma oportunidade de salvação: processar sua obstetra por nascimento indevido – ou seja, por não ter diagnosticado a doença de Willow cedo o bastante para que sua mãe pudesse optar por um aborto.
A indenização pode assegurar a Willow um futuro tranquilo, mas para consegui-la Charlotte tem que processar a dra. Piper Reece, sua obstetra e melhor amiga – e afirmar perante o júri que gostaria que sua filha nunca tivesse nascido...
Profundamente tocante, A menina de vidro nos leva ao coração de uma família ligada pela tragédia, pela vontade desesperada de impedir que seus laços se rompam e, acima de tudo, pela imensa capacidade de amar. Com a graça e a sabedoria que a tornaram famosa, Jodi Picoult nos oferece neste livro uma história inesquecível sobre a fragilidade da vida e até onde estamos dispostos a ir para protegê-la."




 *********************************************************************************
Então, pessoinhas, andei ausente por um tempo, mas por um bom motivo: Estava bastante dedicada aos estudos! Nesse tempo, porém, acabei perdendo o falecido orkut e o Twitter, porque Hackearam!  ^^   Então, fiz um novo Twitter... Quem me seguia antes, se quiser seguir de novo, só procurar lá! Me avisem quem são, aí sigo de volta pra gente trocar boas ideias sobre livros e afins!  ;-)  @BelLarie_ 
Beijos!!  S2
bannerpromo03    SORTEIO  SORTEIOpetites

2 comentários :

  1. já ouvi falar tanta coisa maravilhosa deste autor!!!
    eu assisti Uma prova de amor e achei lindomaravilhosolindomaravilhoso e só depois descobri que na verdade foi originado do livro
    agora quero comprar todos os livros dele ;~~ hahhaa

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu já quis comprar esse livro, mas não achei muitas informações sobre o mesmo. Sem contar que ele (quando procurei saber) não estava barato.

    Mas pela sinopse eu me interessei pelo livro, além de ter vontade de ler algum livro de Jodi pois muitos elogiam suas obras :)

    Beijos

    ResponderExcluir