Crônicas&Desabafos: Como você começou a ler?

23 junho 2013

Rayme Datsch

Vocês curtem a página do Skoob no Face? Várias pessoas estão mandando seus depoimentos de como começaram a ler e estou achando isso super legal. Isso me fez pensar em como eu comecei a ler. Quando eu era pequena, sempre que minha mãe podia, comprava para mim aqueles livrinhos infantis. Na época eu não sabia ler, então ela lia para mim. Quando eu aprendi a ler fiquei super feliz, pois eu poderia ler a hora que eu quisesse e quantas vezes eu quisesse, sem minha mãe reclamar. (Apesar de nunca ter reclamado de ler mais de mil vezes a mesma história).
Quando estava no ensino fundamental minha professora de literatura me obrigava a ler obras do José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e afins... acabei pegando um certo nojo de livros, pois não conseguia entender aquelas palavras estranhas e que não eram presentes no meu vocabulário. Fiquei muitos anos sem ler.
tons
Quando eu estava na 8° série minha amiga me apresentou um livro de uma tal de Stephenie Meye, chamado Crepúsculo, que ela tinha lido e amado. Li aquelas 400 e tantas páginas em apenas 2 dias, e fiquei doida para ler logo a continuação. Como ainda não tinha sido lançado aqui no Brasil, comecei a procurar outros livros para ler neste meio tempo, e foi ai que aquela paixão que estava escondida dentro de mim, reascendeu as chamas.

Comecei a ler outros livros, conhecer outros autores, mas claro, li a serie completa da Stephanie, e até os outros livros que ela escreveu e fez participação. Agora, leio em média 3 livros por mês, e sempre que posso, empresto meus livros e tento despertar o interesse na leitura em outros jovens e até adultos.
Logo depois que Crepúsculo foi adaptado para o cinema, muitos começaram a criticar e falar mal da autora. Acho isso o cúmulo, pois sei que 95% das pessoas que eu já vi falar mal, nem chegaram a ler a primeira página do livro! Várias pessoas que eu conheço, começaram a ter interesse em leitura depois que conheceram Crepúsculo, e acho que se fizessem uma pesquisa com os leitores assíduos e mais jovens de hoje, muitos começaram com essa paixão graças a Stephenie.
CrepúsculoPercebo que agora, 50 Tons de Cinza anda tendo a mesma fama. Todos postando no Facebook falando mal dos livros, sendo que provavelmente, não leram nem a sinopse dele, muito menos a primeira folha. Leitura erótica também traz benefícios para nós, aumenta nosso vocabulário, da mesma forma que qualquer outro livro, de qualquer outro gênero. Se essas pessoas que falam mal de livros tirassem esses minutos que perdem para criar uma critica para postar em redes sociais, fossem ler uma folha do livro (pelo menos!), o mundo seria um lugar muito melhor, com "menas jente escreveno erado" em status do Facebook.
Pronto, desabafei!

A Rayme, colunista, amiga, leitora do blog enviou um texto muito bom para a coluna Crônicas&Desabafos.
Quero deixar claro que a opinião não é a minha (Helana) opinião. Eu discordo de muita coisa que ela escreveu, principalmente porque não acho que 50 tons de cinza seja algo de se orgulhar.
Mas isso não significa que não respeito a opinião dela. Afinal de contas, tenho certeza absoluta que 90% dos leitores do blog vão concordar com seu texto *-*
O In The Sky não tem preconceito com nada, meus colunistas podem escrever, ou resenhar o que bem entender, desde que isso seja voltado a cultura e BOM conteúdo.
Então espero que gostem do texto, ele ficou muito legal e nos faz pensar qual foi o livro que fez a gente gostar tanto da literatura! Ok.
Beijos, Helana ♥
Ah e participem do concurso do blog gente!
03

3 comentários :

  1. Não acho que literatura erótica tenha algo a acrescentar além de pornografia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pensando bem também tenho aquele primeiro livro que me fez gostar de ler, no meu caso foi O pequeno Príncipe e Pollyanna, devia ter uns 10 anos na época que os li e desde então não parei mais Rs

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordei com muito do que a Rayme falou, gosto de gente assim como ela (o que hoje em dia está cada vez mais raro e é por isso que gosto mais de livros do que pessoas). Eu lia bastante na minha infância, além de livrinhos infantis eu amava ler gibis, mas acabei parando por um tempo e foi justamente por causa de Twilight que eu voltei a ser leitora :) 50 tons não esta entre os meus livros preferidos, mas eu curto de livros eróticos quando eles tem mais do que o erotismo simplesmente para apresentar, quando os personagens são bacanas, a história se desenvolve bem e tal. É uma forma diferente de entretenimento e cada um tem seu gosto ;)

    ResponderExcluir