Resenha: A Livraria 24 Horas do Mr Penumbra, Robin Sloan

16 junho 2013


Oie amores tudo bem?
Amanhã tem surpresa, ok? Aguardem!
Bem, dois livros que estava super afim de ler era Simplesmente Ana que amei profundamente e também o livro do Mr Penumbra.
Posso adiantar para vocês que curti ambos!

IMG00479A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632483
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Elis Beletti Dobes Bacarji
estrela_cheia_testrela_cheia_testrela_cheia_testrela_cheia_t
Nota: 9.0

Clay trabalhou tempo em uma rede NewBagel mas por causa do planejamento ruim dos donos e do gosto das pessoas que muda a rede faliu, fazendo então com que Clay perdesse seu trabalho , o único que teve desde que se formou. O rapaz então afunda-se no seu notebook tentando achar um trabalho que o aceite, mesmo tendo em seu currículo uma empresa falida.
Na falta de opção ele acaba aceitando um trabalho na Livraria 24 Horas do Mr Penumbra, um lugar escuro, estranho. Suas prateleiras são abarrotadas de livros e pouca gente passa por lá. O homenzinho pequeno envolto de um cachecol contrata Clay para trabalhar no turno da noite.
Mas existe alguma coisa no lugar e no próprio Mr Penumbra que intriga Clay. Os clientes da loja são sempre os mesmos, são poucos, ele começa a questionar-se então e usa todo seu conhecimento de computador e de internet para descobrir o que existe no local de tão misterioso.

O que ele não sabe é que está se metendo em um grupo muito esquisito e o que ele acaba descobrindo vai leva-lo a conhecer um lado da literatura que vive Mr Penumbra no qual ele não sabe.
Ele então acaba ajudando o velho dono da livraria a decifrar um código.  Conta com ajuda de seus amigos Mat, da namorada que conheceu na livraria Kat e Neel todos eles entendidos de informática.
O livro é ótimo, essa poderia ser a palavra para defini-lo. Uma história que contém conspiração e uma livraria, chama atenção de qualquer leitor, pelo menos eu acho – que fique claro!O que me chamou bastante atenção foi toda essa coisa de decifrar um código onde Penumbra acredita estar o segredo da vida eterna – o segredo da vida eterna do código decifrado é totalmente diferente do que se pode imaginar, viu?
IMG00481Gostei muito da narrativa do livro, ora é um pouco mais suave e em outras mais eletrizante, isso deixou a leitura gostosa, curti muito mais os personagens.
Clay é super inteligente, gostei muito dele, Sloan construiu o personagem muito bem, pude perceber que ele queria mesmo ajudar Penumbra de qualquer maneira.
Penumbra é um personagem à parte! Imagino ele como um vovô, pequeno, idoso e com brilho no olhar por ter ajuda de alguém tão jovem.

Robin Sloan foi feliz ao escrever a Livraria 24 Horas do Mr Penumbra, ele conseguiu juntar dos assuntos que gosto muito: livros e suspense. Impossível não lembrar um pouco da poesia de A Sombra do Vento com todo seu “Cemitério dos livros esquecidos”. Obviamente os livros são completamente diferentes, mas a felicidade em ler livros criativos assim (ou não) é uma satisfação grandiosa.
Vale a pena!
IMG00480

21 comentários :

  1. Li esse livro recentemente e achei uma boa sacada do autor! A mescla do amor aos livros, conspiração e tecnologia numa única história resultou numa trama interessante e que nunca perde o ritmo.

    Beijinhos no coração!! ^^
    Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      o livro é bom né? NC tem publicado uns livros com histórias interessantes...

      Excluir
  2. Ah Lana, eu tmbm estou louca pra ler este livro. Primeiro por se passar numa livraria e como vc disse, tudo relacionado a livros desperta a curiosidade de nós, leitores ávidos...
    Depois, por este ar sombrio que a história traz e que agora sei que tem um pouco de suspense tmbm, o que me deixou ainda mais curiosa.
    Gostei da sua resenha que aumentou ainda mais a minha vontade de ler o livro.
    Bjokas flor.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  3. Estou bem ansiosa para ler este livro tbm Helena, mas acabei passando Bruxos e Bruxas na frente da fila ... kkkkk
    Adorei sua resenha, e concordo com tudo o que vc disse, o fato de ser uma história que tem como plano de fundo uma livraria, aguça muito mais a ansiedade dos leitores. Amei suas fotos tbm, e a cortina da primeira foto *-* rsrs

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah, vi você falando no twitter e já fiquei empolgada! Acredita que pensei no Mr. Penumbra como alguém bem senhorzinho também?

    Agora tô curiosa e bem motivada pra ler, espero adorar - amo personagens inteligentes (e quando o autor não subestima a nossa inteligência).

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Helana <3
    Apesar de essa ser só a única resenha que li do livro, adorei. Essa coisa de ser numa livraria já atrai nós, leitores, né? rsrsrs
    Adorei saber um pouco sobre esse livro e seus personagens peculiares :D
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,
      Mr Penumbra conquistou meu coração, achei o livro bem divertido e todo o mistério que envolve! Espero que tu goste dele também. Mr Penumbra é bem peculiar!

      Excluir
  6. Eu já vi varias resenhas sobre esse livro , e ele parece ser um divisor de opiniões , muita gente odeia e muita gente gosta! Eu estou louca pra lê-lo e agora só me deu mais vontade hahahha

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Anna, tudo bem?
      O livro é muito legal!
      Espero que tu goste dele viu!

      Excluir
  7. estou doida para ler Lana, vi poucas resenhas do livro, mas todas falaram muito bem dele!
    claro, o que mais me deixa curiosa é o fato de a história se passar em livraria né hahaha mas acho que isso é meio unanime :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayme, gostei muito do livro, acho que super valeu a pena ter lido

      Excluir
  8. Falou em livraria, os apaixonados por livros já se interessam ... e eu não sou diferente. Achei a ideia da história bem interessante e apesar de ter lido algumas resenhas não tão positivas eu particularmente fiquei com muita vontade de conhecer mais sobre esse mistério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiquei sabendo do livro pensei que seria algo semelhante A Sombra do vento, mas não. É diferente.
      Ele é muito bom!

      Excluir
  9. "Há coisas estranhas e misteriosas acontecendo na Livraria 24 horas do Mr Penumbra"

    Quando lançou esse livro, eu li um pouco sobre ele na internet e vi que o Mr. Penumbra apesar de não aparecer ativamente em boa parte do livro, toda a ação gira em torno dele ou de sua livraria, mesmo que em lembrança.Ele é um revolucionário que luta uma guerra praticamente sozinho contra séculos de história de resistência à tecnologia.
    Achei a história muito intrigante e cheia de mistérios. Pretendo ler ele o quanto antes, pois não é qualquer livro que me chama atenção como esse.


    Abraços, Gabriel Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, sim! Tudo gira em torno dele e da livraria. Na verdade não na livraria em si, mas sim uma sociedade secreta na qual Penumbra faz parte.
      É um livro cheio de mistérios. Destes que a gente vai procurar na internet para ver se existe alguma relação.

      Excluir
  10. Sou muito curiosa sobre esse título. Pela atmosfera de mistério, o Mr. Penumbra que parece ser uma figura...O livro aparenta ser muito bem construído e a capa ficou linda demais! O marcador, então, é item pra colecionar! Tudo muito caprichado. =D



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é cheio de mistérios e uma delicia de ler, vale a pena.

      Excluir
  11. Quero muito ler por falar de livraria e tecnologia, deve ser muito bom, já li várias resenhas e as pessoas tem opiniões diferentes mas nada que me faça não querer ler esse livro cheio de mistérios e conhecer o Mr.Penumbra.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de alguns comentarios não mt legais eu ainda quero mt ler esse livro..e de cara o que me ganhou foi a capa ^^
    adoorooo livros em que o foco são os livros e supeeer curiosa pra saber o que tem de tão misterioso nesses livros proibidos Clay não pode ler ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O Livro parece ser muito bom tenho que ler ele urgentemente

    ResponderExcluir
  14. A capa me chamou muita atenção. Gostei muito, amo livro com mistérios, e ele já está na minha lista de desejados!... Parece ser um livro incrível, tô doida pra ler.
    beijinhos ♥

    ResponderExcluir