Movie: Les Miserables

05 julho 2013

Por Laís Maria da Cruz.

Antes da resenha da Laís, que aliás, ficou ótimo, devo dizer a vocês LEIAM o livro Os Miseráveis, não apenas por suas inúmeras adaptações, mas por ser uma obra prima que vale a pena se apaixonar.
Assim como o filme, a história de Jena Valjean precisa ser lida e assistida!
lesmis04

Sinopse:Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).
Lançamento: 1 de fevereiro de 2013 (2h 38min)
Dirigido por: Tom Hooper
Com: Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway mais
Gênero:  Drama , Musical
Nacionalidade: Reino Unido
“Look down and see the beggars at your feet. Look down and show some mercy if you can.
Look down and see the sweepings of the street. Look down, look down, upon your fellow man!”
Em 1862, Victor Hugo, um francês, publicou um conjunto de livros intitulado “Os Miseráveis”, contendo cinco volumes, cada um focado em um personagem da história. No geral, é a história de Jean Valjean, um homem que roubou um pedaço de pão e foi condenado à prisão por isso, passando a ser conhecido pelo seu número de prisioneiro, 24601. Depois de dezenove anos, ele é libertado e acolhido por um padre, que lhe dá prata suficiente para que ele assumisse uma nova identidade.
lesmis03Oito anos se passam, e Valjean agora é um empresário de sucesso e o prefeito, dono de uma fábrica na qual trabalha Fantine, uma moça simples abandonada pelo pai de sua filha, Cosette, que agora é criada pelos Thénardier, cruéis e maldosos. As outras trabalhadoras descobrem seu segredo, e Fantine é despedida sem conseguir implorar pelo seu emprego a Valjean. Abandonada, ela acaba por parar no lado vil da cidade, se tornando prostituta, vendendo seus cabelos e dentes para enviar dinheiro aos que “cuidam” de sua pequena filha.
  Valjean encontra Fantine, que está doente, e a leva para um hospital. ( Depois que ela falece), ele é descoberto por Javert, que era seu oficial na prisão e o procura desde que ele fugiu. Tendo prometido cuidar de Cosette, ele a procura e foge com ela. Mais anos se passam, e os Thénardier agora são mendicantes junto à sua filha, Éponine, que zombava de Cosette quando eram crianças. Cosette se apaixona por Marius, um menino rico que luta com os revolucionários e também é cobiçado por Éponine. lesmis02Falar mais seria contar o filme todo. Sim, este texto é sobre o filme lançado em 2012, por um simples motivo: onde eu moro não há biblioteca com os livros disponíveis, e não consigo ler nada online. Então, falemos sobre a película dirigida por Tom Hooper e estrelada por Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen, entre outros, e que levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway, mais do que merecido), Melhor Mixagem de Som e Melhor Maquiagem. Anne Hathaway também venceu em premiações como BAFTA 2012 (Melhor Atriz Coadjuvante), Satellite Awards 2012 (Melhor Atriz Coadjuvante), Prêmios Globo de Ouro 2013 (Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema), Prémio Screen Actors Guild 2013 (Melhor Atriz Coadjuvante), prêmios mais do que merecidos, se minha opinião pode ser aceita. Sua interpretação no filme é incrível. Cada cena na qual ela aparece traz uma vivacidade diferenciada, causa algo que nos faz querer chorar. Sem dúvida alguma, se não havia provado antes em filmes como “Amor e outras drogas” ou “O Casamento de Rachel”, definitivamente ela provou, como Fantine, que não é atriz feita apenas para interpretar mocinhas e princesas.
lesmis01A performance de Hugh Jackman... O que dizer sobre ele? Há muito o que dizer.
Durante "Valjean's Soliloquy", eu realmente chorei. Hugh canta ‘ao vivo’ no filme, o que torna a cena ainda mais intensa. Eu realmente o via apenas como Wolverine ou Van Helsing, mas Les Mis trouxe um lado de todos os atores do elenco que o público, aposto, desconhecia. Cada interpretação, seja em forma de música ou simplesmente um olhar, um sorriso, traduz a verdadeira essência do ato.
Agora, quero destacar a presença de dois atores relativamente novos. Eddie Redmayne (que previamente havia participado de filmes como “Elizabeth: The Golden Age”, “The Other Boleyn Girl” e “My Week with Marilyn” e aqui interpreta Marius, é um que realmente me surpreendeu. Sua voz é incrível, sua interpretação, simples, me causou arrepios. E o que dizer de Samantha Barks? Ela havia interpretado Éponine antes no teatro, e sou suspeita a falar, visto que esta é uma de minhas personagens preferidas, mas a atriz simplesmente... arrasou!
Ao cantar “On My Own”, sob a chuva, ela traduziu sentimentos de muitas pessoas. Como algumas (mulheres) se sentem a respeito de seus sentimentos. “E eu sei que isso é só na minha cabeça que estou falando comigo mesma e não com ele. E embora eu saiba que ele é cego, continuo dizendo que há um caminho para nós”. Que pessoa (mulher) não se sentiu assim algum dia em sua vida? Se você vir essa cena, minha cara companheira, perceberá que
Éponine a representa.
Enfim, se você leu isso até aqui, parabéns. Se já viu o filme, sinta-se bem para conversar comigo sobre. Se não viu ainda, está esperando o que, hein? Corra até a locadora mais próxima, ou faça o download, ou espere sair em algum canal da TV por assinatura. Mas assista.
Vale a pena. Sério. Mesmo. Até a próxima.
Gente, participem, é só clicar no banner e saber mais ♥
           02 - Cópia 04

10 comentários :

  1. adorei Lana! vi pouquíssimas resenhas deste filme, e como não li os livros, não sei o que esperar
    estou com o filme aqui em casa, mas ainda não consegui assisti-lo :(
    vi o trailer dele várias e várias vezes, e parece ser muito emocionante ;~~

    ResponderExcluir
  2. Flor!
    amei a dica!
    Esse filme é perfeito!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Possivelmente lerei o livro, mas confesso que apesar de todas as críticas super positivas, não fiquei interessada no filme (por mais interessante que seja a história). Tenho os dois pés atrás com musicais, eles me irritam facilmente. Talvez um dia eu mude de ideia, mas no momento, não pretendo ver.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é lindo! Não assisti nem ao musical no teatro nem à outra adaptação para o cinema, então ainda que não tenha comparativos, gostei demais do filme. As atuações surpreendem, e em nenhum momento o filme diminui o ritmo, ainda que seja longo. E olha que eu costumo ficar "cansada" em filmes muito longos. Já conhecia as músicas (fiz aulas de musical, então foi emocionante ouvi-las no filme) e gostei muito das interpretações para este filme. On my own é linda e triste demais, não tem como não se emocionar.

    Bjs, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Os miseráveis foi um dos primeiros e melhores livros que eu li sem dúvida. Infelizmente ainda não assistir o filme :(

    ResponderExcluir
  6. cara esse filme deve ser mt divino.
    eu pretendo ver assim q der.

    ResponderExcluir
  7. Mais do que o filme, o livro é sensacional! O filme é cantado, e eu não gosto mt de filmes cantados ç.ç
    Mas é ótimo! *-*
    Estou seguindo-a! Abraços,
    Fanie.


    PRATELEIRA DE BIBLIOTECA.

    ResponderExcluir
  8. Eu vou ler o livro primeiro vou ver se acho no Estante Virtual daí eu irei assistir o filme pois não consigo ver o filme para ler o livro !

    http://maylahenrikybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li o livro, só assisti ao filme, que por sinal é muito bom meeeesmo!
    Pretendo ler o livro, espero que não tenham muitas palavras difíceis porque nem gosto de ficar parando para pegar dicionário kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Mas que filme P-E-R-F-E-I-T-O !
    É até difícil de dizer o que a pessoa senti.

    SPOILER SPOILER SPOILER

    Naquela parte que o Valjean morre, eu fiquei tipo boquiberta, chorei litros, foi triste :(

    Eu super recomendo esse filme!

    ResponderExcluir