Movie: Histórias Cruzadas.

12 agosto 2013


“Coragem não é apenas ser corajoso. Coragem é desafiar e fazer o que é certo, apesar da fraqueza da nossa carne.”
Baseado no livro homônimo da autora Kathryn Stockett, o filme retrata a vida das empregadas negras no Mississipi à época dos Direitos Civis. Skeeter (interpretada por Emma Stone, que venceu na categoria “Favorite Movie Actress” na 38ª edição do People’s Choice Awards) é recém-formada na faculdade e planeja escrever, às escondidas e contra a lei, histórias sobre as afrodescendentes que cuidam das famílias do sul do país e seu ponto de vista sobre toda a situação. Enquanto procura uma maneira de escrever suas histórias e encontrar mais empregadas, Skeeter conta com a ajuda de Aibileen, uma empregada que já criou mais de 15 crianças brancas e conquista a confiança de outras. E elas começam a contar histórias sobre as famílias.
thehelp04
“- Todos os dias, todos os dias que não está morta e enterrada e acordar de manhã, terá que tomar algumas decisões, e fazer a si mesma essa pergunta: Vou acreditar em todas aquelas coisas ruins que aqueles estúpidos falaram de mim hoje?” Constantine, para Skeeter.
Skeeter não tem filhos ou marido. Ela se formou na Universidade e seu único foco é ser uma escritora séria. Hilly é uma de suas amigas de infância, a típica megera que gosta de controlar e humilhar tudo e todos ao seu redor. Um de seus prazeres favoritos é fazer com que todos mantenham distancia de Celia Foote, que se casou com seu antigo namorado. Ela se recusa a usar banheiros que também é usada pelos negros, alegando que eles têm doenças diferentes das que os brancos têm, e inicia uma campanha que exige que cada casa de brancos tenha um banheiro separado para pessoas de cor (uma das empregadas é despedida por usar o banheiro de dentro da casa em um dia de chuva (o banheiro para “gente de cor” ficava do lado de fora).).
thehelp02

A discriminação racial contra os afrodescendentes em plena época dos direitos civis mostra uma dicotomia muito grande entre o que o povo queria e o que fazia. As senhoras brancas do Mississipi, todas empoadas e bem vestidas, não querem se misturar com as negras que trabalham para elas, mas em contrapartida não sabem fazer uma xícara de café sem elas.
“– Você sabia que quando crescesse, seria uma empregada doméstica?
– Sim, senhora. Sabia.
– E você sabia disso, por quê?
– Minha mãe foi uma doméstica. Minha avó foi uma escrava doméstica.
– (…) Já sonhou em ser outra coisa?
– (Aibileen acena com a cabeça afirmativamente)
– Como se sente em criar uma criança branca quando seus filhos estão em casa sendo cuidados por outra pessoa?
– Sinto…”.

thehelp01O filme vale muito a pena, eu já vi umas três vezes e não me canso. É um pouco extenso, tem mais de duas horas, mas as cenas passam como se voando e, quando vemos, ele já terminou. Aí uma dica para aquele fim de semana chuvoso ou aquele dia parado.
Trailer:

Laís Maria da Cruz

Sobre o Autor "Sou altamente anti-social, nem sempre estou feliz; fã de séries (não vou listar, é muita coisa), filmes (Gone Wih The Wind, Crash- No Limite, West Side Story, Chicago, Procurando Nemo, Black Swan, As Crônicas de Nárnia, e muito mais, esse são os melhores), sou viciada em livros (George R. R. Martin, Harlan Coben, J.K. Rowling, Agatha Christie, etc.). Amo minha família, tenho ciúmes dos meus livros, DVDs e afins, amo música - é uma terapia. Escrevo, canto, danço, atuo, faço drama, escrevo novamente, faço parte da Equipe In The Sky com orgulho, sou chique. Qualquer dúvida me liga ou me cutuca. Beijos."

7 comentários :

  1. Filme otimo, ja assisti 2 vezes e não me canso. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Este filme é um doce mesmo, também já vi algumas vezes e não me canso. Apesar de tratar de um tema complicado (ainda mais naquelas época e lugar), traz uma sensibilidade incrível da personagem da Emma. E além disto, um show de atuação do elenco, em geral. Não é á toa que ganharam Oscar de melhor atriz coadjuvante, né?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo filmes antigos e eu acho que já assistir um filme bem parecido dica de filme anotada.

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu, não acredito que não vi esse filme ainda! Achei tão bom quando saiu, fiquei doida pra ver e acabei deixando de lado. Vale a pena mesmo, pelo que vi é muito bom. Meio longuinho, mas pelo menos assim tem história pra contar. Gostaria de ler esse livro também.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Laís,

    Esse filme vemos pela sinopse e pela resenha que é muito bom....boa dica...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já vi esse filme e confesso que chorei rios ao longo dele.
    Com certeza uma msg que não deve ser esquecida.
    Um dia quero ler o livro \o/
    Parabéns pela resenha do filme!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu já li ao livro e ADOREI, é simplesmente incrível, tocante. Ainda não pude assistir ao filme, mas espero poder fazê-lo logo (vai embora de mim preguiça!).

    Bjosss
    @mariapsalles
    Jardim de Borboletas

    ResponderExcluir