Top5: Cinco clássicos que você poderia ler.

01 setembro 2013

Oi amores tudo bem? 
Para começar o mês de Setembro, reuni cinco clássicos da literatura que gosto muito e montei este post!

Gosto muito de clássicos.Inclusive tenho uma coleção de livros de Clássicos da Literatura da Editora Três Livros e Fascículos, é uma coleção de 1948, seus livros são brancos com capa dura – infelizmente não achei foto deles.
Os meus estão na casa da minha vó (guardados em cima da casa desde a enchente de 2011), preciso tira-lós de lá com urgência.


No geral, as pessoas não gosta de ler clássicos, justamente pela narrativa pesada e pelo português de época de difícil compreensão. Isso muitas vezes cansa a leitura e a gente acaba abandonando o barco. Acontece, é normal.
Mas creio que um pouquinho de paciência e um dicionário ao lado pode resolver um pouco do problema e o leitor acostumar-se com o linguajar utilizado neles.
Separei uma lista de livros que gosto muito que li, reli e recomendo
Vamos ao que interessa.
IMG00849     Dom Casmurro – Macbeth – Eurico O Prebítero – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Os Miseráveis.



Eurico, O Prebítero (Alexandre Herculano)

IMG00844A primeira vez que li Eurico, o Presbítero, tinha detestado profundamente, afinal de contas a idade conta, tinha 15 anos e fui obrigada a ler.
É um livro que questiona fé, dúvidas, amor a pátria e escolhas. Um assunto abordado em 1844 e ainda tão atual nos dias de hoje. Vale a pena.


Macbeth (William Shakespeare)
IMG00845“Macbeth é um general do exército escocês muito apre­ciado pelo seu monarca, o rei Duncan, por sua lealdade e seus préstimos guerreiros. Um dia, ele e Banquo, outro general, são abordados por três bruxas, que fazem os seguintes vaticínios: Macbeth será rei; Banquo é menos importante, mas mais pode­roso que Macbeth; e os filhos de Banquo serão reis. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si. Ele relata o estranho encontro para a mulher, Lady Macbeth – uma das mais perfeitas vilãs da lite­ratura –, que, ambiciosa, exerce seu poder sobre o marido, levando-o a cometer o gesto fatal de traição ao rei que desencadeará a tragédia dos dois e uma reviravolta na corte. Macbeth, aqui apresentada na nova tradução de Bea­­triz Viégas-Faria, faz parte da chamada "fase trágica" de Shakespeare e, juntamente com Rei Lear, foi escrita durante a maturidade do dramaturgo, entre 1605 e 1606.” 

Dom Casmurro (Machado de Assis)
IMG00846 Dom Casmurro é clássico, dos clássicos. Afinal de contas Capitu traiu ou não? 

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
IMG00847Se tem um livro de Machado de Assis que gosto é este! Brás Cubas morre e simplesmente resolve narrar sua história. Dramático, engraçado, irônico.

Os Miseráveis (Victor Hugo)

IMG00848
Não iria deixar meu amor eterno de fora da lista. Dispensa comentários.

Bônus:
Joaquim M. de Macedo



Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

9 comentários :

  1. Gosto de clássicos! Mas meu ritmo lento eles é bem lento.
    Amo Dom Casmurro e Os Miseráveis! Estou afim de comprar mais alguns por esses dias.
    Valeu as suas indicações!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quero ler Os Miseráveis, Macbeth e Dom Casmurro xP

    ResponderExcluir
  3. Sou como vc, adoro clássicos já li muitos do Machado de Assis, José de Alencar entre outros!!!
    Desses que vc listou já li Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas!!!
    Enfim adorei a postagem, parabéns pelo bom gosto e pelo incentivo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum clássico morro de vontade de ler os miseráveis e os livros do William Shakespeare e não sinto vontade de ler nenhum livro da literatura brasileira eles não me chamam atenção !

    ResponderExcluir
  5. Helana, ótimas dicas! Clássicos merecem ser lidos, são atemporais e sempre bem vindos!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  6. Post lindo, Helana! Eu amei Dom Casmurro desde as primeiras páginas. ^^ Outro que gostei muito foi Lucíola, e também O Primo Basílio (só que não terminei de lê-lo, parei no penúltimo capítulo porque a prova do livro já seria no dia seguinte... isso há uns milhares de anos atrás, e até hoje não terminei o livro... sem comentários a pessoa aqui né... hahaha).
    A Moreninha e Memórias Póstumas ainda quero ler. E Os Miseráveis também, aliás morro de vontade de ler esse.

    Um beijão! Livro Lab

    ResponderExcluir
  7. Eu não costumo curtir clássicos, acho que pela linguagem. Mas tenho muita vontade de ler Shakespeare. E gostei de Dom Casmurro e Memórias Póstumas, apesar de terem sido aquelas fatídicas leituras obrigatórias de colégio. rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Memórias Póstuma é ótimo gosto muito dele, deveria ler viu ;)

      Excluir
  8. Macbeth, super quero ler um dia <3 Dom Casmurro eu li na escola, e quero ver a série Capitu um dia. Os Miseráveis, nooooooooossa... não encontro os volumes aqui, mas é meu sonho ler esses livros.

    ResponderExcluir