Resenha: Os Adoráveis (Nem tanto), Sarra Manning

15 outubro 2013

Oi amores tudo bem?
Hoje tem resenha no blog. Bem, antes dela, quero deixar claro que esta resenha pode não ser muito boa para grande maioria.
Ainda me perguntou o porque solicitei o livro, sabendo que iria me deparar com algo tipo “Lola” (do livro Lola e o garoto da casa ao lado). Tinha 1.000% de certeza que não iria curtir a protagonista e mesmo assim fui lá li e acreditem, foi difícil terminar a leitura. Mass terminei por um pedido nobre de uma amiga e cá estou para falar a vocês minhas impressões.

Os Adoráveis - Eles não têm medo de ser quem são... - Sarra Manning

Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631950
Ano: 2013
Páginas: 384
Tradutor: Ronaldo Luis da Silva
Nota: 6.0
RuimRegularBom
Os adoráveis_01
A capa do livro Os Adoráveis, mostra uma menina de cabelo laranja, Jeane e um rapaz com traços orientais, Michael. Que nos deixa bem claro que os jovens tem alguma relação. É uma capa bem divertida com desenhos na frente e um rabisco de corações.
A diagramação é simples, não existe nada no livro que chame atenção. Os capítulos são divididos por números, com um detalhe sútil de rabiscos, nada mais.

Em Os Adoráveis, somos apresentados à Jeane, uma garota de 17 anos famosa na internet pelo seu blog Adorkable, onde ela fala do seu estilo de vida. Tornou-se tão importante que sempre é convidada para reuniões, palestrar… Porém a vida de Jeane não é um mar de rosas, fora do mundo online, ela é uma adolescente como qualquer outra. Estuda, sofre com seu estilo único de ser, tem problemas.
Mas o problema maior é que Jeane não é bem vista na escola, as pessoas a tacham de antipática e ela ainda parece fazer questão de ter esse título.
Os adoráveis_03
Seu único amigo Barney parece que está com os dias contados com ela, depois que começou a se interessar pela namorada do boa pinta e popular da escola Michael, já ele por sua vez se vê obrigado a falar com Jeane e saber o que rola entre Barney e sua namorada Scarlett.
Desde que se aproximaram Jeane e Michael não conseguem mais largar um ao outro.
Bem, é difícil escrever uma resenha de um livro que você não curtiu muito. Confesso para vocês que o primeiro dia da leitura foi difícil passar da página 50 e com muito, muito esforço segui em frente.
Os Adoráveis era para ser um livro divertido, mas em meus olhos ele foi maçante, cansativo a cada página que virava.
Creio que autora enrolou muito em vários aspectos do livro.

Um dos fatos que me cansou foi a falta de personagens secundários.  Cada capítulo era contado do ponto de vista de Jeane ou Michael e o leitor apenas lê o que aconteceu com eles o tempo todo.
Barney e Scarlett que foram o estopim da aproximação dos protagonistas simplesmente somem na história. E isso acontece já bem no começo do livro.
Uma pena, uma pena mesmo – penso que um livro se faz de boa história, bons protagonistas e personagens secundários bons e isso faltou.
Jeane também não me conquistou nenhum pouco. Uma protagonista que tinha tudo para ser super, me decepcionou.
Os adoráveis_04
No geral, Os Adoráveis, é um livro meio sem graça. Admiro muito aqueles que curtiram o livro e espero que as cinco estrelas que muitos deram para ele, realmente foi porque curtiram.
O livro leva três estrelas pelo final, apenas!
Não vou deixar indicação dele, apenas quero que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.
                  Sarra Manning é escritora e jornalista. Foi editora do caderno de moda da Ellegirl, na Inglaterra. É articulista em revistas e jornais, como ELLE, Grazia, Red, InStyle, ¬ e Guardian, Sunday Times Style e Harper`s Bazaar. É autora best-seller com romances para jovens, mas escreve para adultos também. Sarra Manning vive no norte de Londres com seu Bull Terrier. (Novo Conceito)
Beijinhos ♥

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Estava até me interessando pelo livro, mesmo com você falando que não gostou. Mas depois de ler a sinopse desisti completamente. Michael parece ser aquele tipo chato de mocinho que é perfeito sabe? Tão perfeito que é igual a um milhão de personagens de romances, e é claro, enjoativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, tudo bem?
      Não gostei da Jeane na verdade, muito muito chata.
      Mas o que não curti mesmo foi a narrativa. Não me envolveu

      Excluir
  2. Poxa Helana, que pena que o livro não foi aquilo tudo. A resenha ficou ótima, explicou muito bem o seu ponto de vista! Ah, as fotos estão lindas, parabéns!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela!
      Obrigada pelos elogios, estou tentando melhorar minhas resenhas! É bom saber que gostam.
      Não gostei mesmo do livro, achei ele muitooooo paradão.

      Excluir
  3. Quando vi entre os lançamentos pensei que fosse um livro BEM bacana, mas a maioria das resenhas que li não foram tão positivas assim. A personagem parece bem chatinha.
    De qualquer forma, acho que ainda leria o livro para tirar minhas conclusões. Afinal, existem aqueles que adoraram. Vai que eu seja uma dessas pessoas! rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Não li muitas resenhas do livro.
      Pra falar a verdade achei estranho pois vi resenhas ótimas do livro no Skoob, sei lá.
      Mas depois que disse que não curti a leitura me deparei com várias pessoas que também não gostaram.

      Excluir
  4. Nossa, Helana, eu amei tanto esse livro! E nem esperava gostar desse jeito. Eu, ao contrário de você, não gosto quando as histórias de personagens secundárias ganham muito espaço, rs, então para mim a leitura foi ótima! Me diverti muito, e me emocionei demais quase no final. Chorei de soluçar!! hehe... Fiquei chocada com isso, aliás, porque não pensei que o livro fosse me causar essa reação. Enfim, gostei muito da sua resenha, esclarece pontos que os leitores precisam observar para saber se o livro irá agradá-los.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final dele me agradou, mais também não foi tudo aquilo. A Jeane foi meio vaga pra mim e a narrativa da autora não curto.. :(

      Excluir