Dica de Leitura: Manuel Carlos Karam e Feira do Livro

01 novembro 2013


Bom dia amores tudo bem?
Hoje trouxe uma postagem um pouquinho diferente para vocês!
Agora no mês de Novembro vai rolar a Feira do livro em Rio Do Sul, e o homenageado da semana especial do livro é um escritor que nasceu na cidade, morou no Paraná e pelas minhas pesquisas as obras dele estão sendo novamente lidas, e relançadas por aí.

Trata-se de Manuel Carlos Karam – apesar dele ter nascido em Rio do Sul e morado em Curitiba (olha que coincidência, sou de Rio do Sul e morei em Curitiba, também ), conheço pouco dele, uma obra achei em uma Biblioteca – que me desculpem. Mas na época, nunca soube que ele era de Rio do Sul.
Manuel Carlos Karam_02    Manuel Carlos Karam_01
Mesmo conhecendo pouco da sua obra, achei interessante mostrar à vocês um escrito que foi muito importante em nosso País e nasceu em minha terra!

Manoel Carlos Karam (Rio do Sul, 1947 — Curitiba, 1 de dezembro de 2007) foi um escritor brasileiro.
Viveu em Curitiba, no Paraná, desde 1966. Era escritor, dramaturgo e jornalista. Escreveu e dirigiu vinte peças de teatro na década de 1970 e, a partir dos anos 1980, passou a dedicar-se aos livros, vencendo o prêmio Cruz e Souza de Literatura, da Fundação Catarinense de Cultura, em 1995, com a obra Cebola.
Como jornalista, trabalhou na RPC TV, nos jornais O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná e na prefeitura de Curitiba. Trabalhou também em campanhas políticas, como a do ex-governador Jaime Lerner. O escritor deixou crônicas inéditas, e outros textos que serão publicados no futuro. Em 2008, foi lançado Jornal da guerra contra os taedos.
No dia 2 de dezembro de 2008, a Casa da Leitura do Parque Barigui, mantida pela prefeitura de Curitiba, foi batizada com o nome do escritor. O espaço agora abriga a biblioteca particular de Manoel Carlos Karam, composta de mais de 3 mil volumes. (Via Wikipédia).
Separei 3 obras de Karam para vocês conhecerem e quem sabe pesquisarem mais sobre o autor.

Jornal da Guerra Contra os TaedosJornal da Guerra Contra os Taedos - Manoel Carlos Karam

Nossos soldados invadiram o território taedo pelo norte. De bicicleta. Não houve batalha. Os taedos ficaram tão humilhados pelo tamanho do nosso desprezo - atacar de bicicleta - que preferiram gastar o tempo desmentindo a notícia de que nossos soldados, de bicicleta, invadiram o território deles. Então resolveram nos humilhar, mas apenas nos plagiaram. Invadiram nosso território pelo norte. De camelo. Ficamos tão humilhados pelo tamanho do desprezo deles - atacar com camelos - que preferimos gastar o tempo desmentindo a notícia de que os soldados deles, de camelo, invadiram o nosso território.
Edição: 1
Editora: Kafka Edições
ISBN: 9788561824044
Ano: 2008
Páginas: 158

Sujeito OcultoSujeito Oculto - Manoel Carlos Karam

Morte é o assunto de Sujeito Oculto, sexto romance de Manoel Carlos Karam. Ou talvez não seja esse o tema, e sim a dessacralização da morte na atualidade. Através do dia-a-dia de um pistoleiro de aluguel, percebemos como a rotina pode burocratizar até mesmo a vida dum profissional tão especial. Imerso na solidão (que é a mesma solidão de todos nós, afogados nas obrigações da sobrevivência), o narrador oculto deste livro procura mínimos sinais de humanidade seja nos objetos (como um rádio que ele ouve constantemente), seja nas pessoas (suas vítimas ou não) que observa.
Edição: 0
Editora: Barcarolla
ISBN: 8598233064
Ano: 2004
Páginas: 140

Pescoço Ladeado de ParafusosPescoço Ladeado de Parafusos - Manoel Carlos Karam

A princípio, o leitor pode julgar que lhe faltam referências para entender do que se trata a obra. Como reunir os acontecimentos que se sucedem em capítulos independentes, cada qual explorando sua temática e intercalando-se sob os títulos de “Jornal da guerra contra os taedos”, “Projeto de bestiário” ou “Anotações sobre os números” com o que parece ser o fio condutor da história, um narrador preocupado com a escolha do nome, do sobrenome, do rosto?
Mas não. Essa narrativa de múltiplas facetas é assim mesmo e, depois do susto das trinta páginas iniciais, já é possível se divertir e começar a rir com o humor inteligente do autor e com a forma genial com que tudo começa a fazer sentido: em “Anotações sobre os números”, surge uma referência sobre os taedos, que “eram atrasadíssimos, só conheceram os números há pouco tempo”. Ou, no capítulo 10 (daquele texto que deve ser o fio condutor), depara-se com um parênteses esclarecedor: “(Um bestiário sem nome, identificado por um número – 1 –, mostrava a maioria das bestas da imaginação dos taedos com a boca de traços irregulares por culpa do cachimbo.)”. Assim, aos poucos, cada um de seus temas vai se enlaçando, e descobre-se que, na realidade, tudo o que se lê é uma coisa só.
E para terminar a postagem, a data da Feira do Livro! Vai acontecer 11 – 15/11.
996956_748276468531957_1983401399_n
Maiores informação: Fundação Cultural de Rio do Sul. <- no link têm toda a programação da Feira.
Facebook Fundação Cultural.

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

10 comentários :

  1. Que interessante, não conhecia NADA dele. Mais legal ainda é ele ter morado nos mesmos lugares que você, que coincidência. rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? E ele morou em Curitiba, gostei tanto disso. ♥

      Excluir
  2. Olá, Helana.
    Eu não conhecia nenhuma obra do autor. Eu não leio muitos clássicos brasileiros. Conheço mais os tradicionais, sabe? Mas estou mudando esse hábito e procurarei sobre o autor.
    Nosso país é tão rico e acho que devemos dar o valor necessário!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz.
      Concordo com você, nosso País é muito rico. E tem muitos escritores bons por aí, é só procurar o que a gente gosta mais *-*

      Excluir
  3. Como você também não conhecia o autor, me interessei bastante pelo livro Sujeito Oculto, gostei muito da sinopse, ainda bem que ele está sendo relembrado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla.
      Sujeito Oculto também me interessou ;)

      Excluir
  4. Oi Helena! Não posso participar da feira, porque moro em outro estado, mas gostei muito de conhecer mais um escritor brasileiro, seus livros me parecem interessantes. Você já leu algum destes três livros? Queria saber qual é o mais interessante para ler primeiro.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara,
      também não conhecia muito do escritor. Mas é legal a gente descobrir coisas novas.

      Excluir
  5. Olá Helena, não conhecia este autor, mas fiquei bastante interessada em conhecer alguma de suas obras,principalmente Sujeito Oculto, que parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia nada sobre esse autor e ao saber um pouquinho sobre ele fiquei bem curiosa a respeito das suas obras. Na sua cidade vai ter uma Feira do Livro *-* A minha cidade é tão despreocupada com este tipo de coisa que a única biblioteca que temos é mal organizada. Não há incentivo nenhum à leitura. Só na capital que está havendo a Bienal e estou torcendo para passar por lá durante o feriado.

    ResponderExcluir