Resenha: A Menina Que Brincava com Fogo, Stieg Larsson

15 janeiro 2014

Oi gente linda tudo bem?
Bom, consegui terminar minha Maratona Literária! E ainda tou lendo um livro bônus, O Visconde que me Amava, ele chegou esta semana da Editora Arqueiro e não me contive, comecei a ler ele logo!
Agora resta ver se vou conseguir termina-ló no dia 16, que é o último dia da Maratona e Desafio.

Bora saber mais sobre a maratonas e como foi alguns dias?
- Maratona e Desafio Literário.
- Diário da Maratona Literária {Dia01}.
- Resenha de Veneno.
- Diário da Maratona Literária {Dia 02}
- Diário da Maratona Literária {Dia 03}
- Diário da Maratona Literária {Dia 04}
- Resenha Tipo Destino.
- Diário da Maratona Literária {Dia 05}
- Diário da Maratona Literária {Dia 06}
- Diário da Maratona Literária {Dias 07 e 08}
- Resenha: De Coração para Coração.
- Diário da Maratona Literária {Dia 10}

Demorei um pouco para terminar o livro, mais acreditem, Stieg Larsson sempre vale a pena. Queria ter descoberto Lisbeth Salander antes acreditem.
“A resenha vai ter Spoilers, então pare por aqui se você não gosta. É inevitável, afinal é uma continuação.”
A Menina que Brincava com Fogo_02




A Menina Que Brincava Com Fogo - Trilogia Millennium - Livro 2 - Stieg Larsson

Nada é o que parece ser nas histórias de Larsson. A própria Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo, que sabe atacar com precisão quando se vê acuada. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi mor-to a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes - um Colt 45 Magnum - não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis - e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados.
Edição: 4
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535920024
Ano: 2011
Páginas: 608
Tradutor: Dorothée de Bruchard
Nota: 10,0
RuimRegularBomMuito BomExcelenteMuito amô
A Menina que Brincava com Fogo é um livro bem grosso, a capa dele segue a linha da trilogia, preta, com detalhes em fogo, laranja e vermelho e com dragões que lembram as tatuagens da protagonista. Sua diagramação também segue a linha, simples, divida por datas dos acontecimentos e o livro é separado por partes.
A Menina que Brincava com Fogo_03
O livro começa dois anos depois que Lisbeth e Mikael deram por encerrado o caso Harriet Vanger e quando Lisbeth ajudou o jornalista a desvendar os podres de Wennerström – a coisa foi tão tensa que a podridão por trás da roubalheira dele, acabou matando-o.
Lisbeth decidiu se afastar de todo mundo por um tempo, se afastou do diretor da Milton Security, se afastou de Mikael por estar apaixonada e resolveu tirar umas folgas de tudo numa praia, lugar tranquilo que poderia colocar as ideias em claro.
As coisas com Lisbeth não acontecem como ela quer, um tornado resolve dar o ar da graça onde ela esta fazendo a moça voltar para Suécia, lugar onde ela queria um tempo.
Para manter seu anonimato ela sai do apartamento que morava, compra algo grande, volta a conversar com sua ex-namorada – tudo parecia perfeitamente bem, até que a moça faz uma visita surpresa ao seu tutor Bjurman, um homem sádico, doentio que estuprou Salander a exatos dois anos. Em sua visita ao apartamento dele, Lisbeth desconfia que algo está muito errado. Bjurman tem investigado o passado dela.
No outro lado temos Mikael, Erika, donos da revista Millennium e seu novo contratado Dag, um jovem que, assim como Mikael tem a investigação nas veias, escreve artigos para a revista e vai publicar seu primeiro livro de não-ficção onde ele faz uma “denúncia” sobre os maus tratos que mulheres recebem e um pequeno grupinho de homens que gostam dessas coisas.
O que ninguém sabe é que a investigação de Dag acaba batendo com algumas descobertas de Lisbeth Salander fez do seu tutor Bjurman a respeito de Zala. Em uma visita que Lisbeth faz a Dag acaba em morte, alguém mata ele e sua noiva e a principal suspeita dos assassinatos é Lisbeth.
Os destinos de Mikael e Lisbeth se encontram. Ele quer provar que a moça é inocente e ela além de fugir quer acertar as contas com a tal “Zala”.
A Menina que Brincava com Fogo_04
Uau, que livro foi este. Stieg Larsson conseguiu me impressionar com a continuação de Millennium de um modo que a muito tempo não aconteceu. A caça de gato e rato que o autor escreveu me prendeu tanto que certas horas não sabia se fazia uma pausa ou se continuava a ler.
Certamente Mikael e Lisbeth me impressionaram muito mais no segundo livro.

O autor mais uma vez explorou muito os maus tratos entre as mulheres, grupos grandes, de pessoas poderosas que tem prazer em fazer isso e se for necessário até matar. Lisbeth é vítima de tudo isso, ela por si só não quer provar sua inocência, pois sabe que o "Super-Blomkvist” vai fazer isso.
Tem muita violência no livro, o que não é surpresa, um romance policial com tema forte, não poderia ser diferente.
A Menina que Brincava com Fogo_05
Quando assisti o filme “Os Homens Que não Amavam as Mulheres” me apaixonei pela Lisbeth por ela ser uma heroína as avessas, ela tem um passado sombrio, protegido pelas autoridades, não é uma pessoa boa e nem uma pessoa ruim, tanto Lisbeth quando Mikael são cheio de conflitos e o autor conseguiu superar as expetativas. A narrativa dele é eletrizante, o livro é inteligente um tema que foi muito bem explorado, afinal de contas Stieg foi um ativista político.

A Menina que Brincava com Fogo, certamente é um romance policial que vale a pena ter na estante e não apenas para ler e sim para admirar a obra prima que Stieg escreveu.
Se apaixonem por Lisbeth e Mikael, são fantásticos.
                  Stieg Larsson, foi um jornalista e escritor sueco. Destacou-se no cenário internacional pela trilogia Millennium, de sua autoria e lançada postumamente. A Trilogia foi um sucesso de crítica e de público em todos os países em que foi lançada. Em seu país de origem, Suécia, uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série.
                  Larsson viveu boa parte de sua vida na cidade de Estocolmo, tendo trabalhado no campo do jornalismo e sido pesquisador independente do extremismo político em seu país.
A Menina que Brincava com Fogo_01
Outra coisa antes de terminar. Muitas pessoas me perguntam se a trilogia é boa. Me falta um livro para ler. Eu gosto e sei que muitos leitores, assim como eu, amaram os livros. Muitos leitores falaram que compraram e tem medo de ler porque acha que ruim.
Apenas uma dica: LEIA. Não gostou? FECHE O LIVRO E PASSE PARA FRENTE. Simples. Não precisa fazer paranoia. Mas tenho certeza que muitos vão gostar.



Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

4 comentários :

  1. Todo mundo fala para eu ler essa trilogia e eu sempre fujo...
    Não por achar que será ruim, mas por fugir de comprar mesmo hahaha
    Morro de vontade deler :3

    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom de verdade.
      usuhsuahsuahsuahsu tu deveria ler é sério

      Excluir
  2. Indiquei você para uma TAG, se quiser responder http://www.verbosdiversos.com/2014/01/tag-minha-vida-literaria-em-2013.html

    Beijos,
    Isa.

    ResponderExcluir