Crônicas&Desabafos: Quando o Anonimato fica cansativo.

08 fevereiro 2014

Oi meus amores tudo bem por aí?
Vamos de Crônicas&Desabafos hoje?
Perguntei esta semana qual assunto seria legal escrever na coluna – quero atualiza-lá mais vezes no blog! E recebi uma sugestão interessante da Ananda: Anônimos.
Mas o que é anonimato?
Do amigo dicionário: Estado ou característica do que é anônimo.
Hábito ou procedimento de escrever sem colocar uma assinatura.
Da Wikipédia: É a qualidade ou condição do que é anônimo, isto é, sem nome ou assinatura. Deriva do grego ανωνυμία, que significa "sem nome". Com o advento das mensagens por telecomunicações e, em particular, pela Internet, designa o ato de manter uma identidade escondida de terceiros.
Minha definição: Ser chato que não tem louça para lavar ou mato para capinar ao redor de casa.
Crônicas&Desabafos: Quando o Anonimato fica cansativoNa última semana um vasto grupo de anônimos resolveu dar as caras e falar tudo que acha, que sente, que diz e o que quer, deixando por hora o twitter até insuportável e mostrando também como a Blogosfera literária tem sido alvo de picuinhas, falsidade e inveja alheia das grandes.

Bem.. A falsidade não é novidade, quando você resolve entrar em algum local e querer seu espaço, mesmo que seja na paz, sempre vai ter alguém que acha que você não é bom o suficiente para ter alguma coisa, ou conseguir alguma coisa, o problema é que uma coisa que a gente acha que é pequena ou totalmente irrelevante, acaba sendo algo sério e até espanta os menos antenados – como eu!

Assim como eu, tantos outros acabaram se impressionando com a quantidade de pessoas que odeiam umas as outras e ás vezes sem motivo nenhum aparente.
Ataques anônimos a colegas blogueiros. Fofocas sem um pingo de respeito e o que achei mais assustador vi gente questionando orientação sexual de outros blogueiros.
E suponho que a pessoa que respondeu milhares de perguntas sem noção deve ter ficado assustado (a) com a loucura de tudo isso! Pensem comigo – imagina a quantidade de perguntas deletadas!

Então eu penso: O que a orientação sexual de uma pessoa tem a ver com o blog dela, ou isto faz da pessoa melhor ou pior?
Estranho, não?

Crônicas&Desabafos: Quando o Anonimato fica cansativo -Mas o que chama mais atenção é o fato das pessoas não darem a cara para falar mal uma das outras – mais é claro, uma pergunta anônima chama mais atenção.  Ou então “vou falar de uma pessoa, mais vou no anônimo, pois preciso do contato dela”
Pois é. As “desculpas” ou teorias sobre soltar o verbo anonimamente são tantas que nem tem como contar em um simples textos.
Esta semana muitos viram vários blogueiros sendo alvo de fofocas e até questionando “ por que fulano faz mimim, por que ciclano não atualiza o blog”.
Agora me diga: “O que você, eu, o que todos nós temos a ver com isso?”
Se uma pessoa não atualiza o blog, o problema é dela. Se te incomoda não siga. Não visite.
Se outro fazer uma tempestade por alguma coisa. Se te incomoda. Não siga. Não visite.

Sou totalmente contra brigas e picuinhas em redes sociais, acho feio e desnecessário.  Eu mesma a um tempo atrás acabei saindo de um grupo para não ter briga feia respeitando quem estava lá.
Sou do tipo de pessoa que respeito e consideração você tem que ter, mesmo que não goste de alguém. É aquela velha história clichê e básica “Respeito é bom e tudo mundo gosta!”.

E que tal agora a galera do anônimo começar a questionar coisas interessantes ao invés da vida alheia, do que tal blogueiro deixa de fazer, da cor do blog, se um recebe mais que o outro… E por aí vai….
Nossa blogosfera literária pode sim ser um lugar agradável. Mesmo você usando o anonimato para fazer perguntas.
Repense suas ideias!

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

3 comentários :

  1. Um tema bem delicado, muitos anônimos usam essa opção, muitas vezes para ofender e até causar mais desavenças. Sobre as fofocas sobre o meio literário, bem isso tem em qualquer lugar. Eu também sou contra qualquer tipo de briga, se não me diz respeito, estou fora.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente não entendo o que leva uma pessoa a comentar como anônima no blog de outra pessoa, com o intuito de esculachar, ou falar mal da pessoa. Eu já fui vítima de comentários anônimos no meu outro blog, de uma pessoa que vivia me julgando, e falando sobre o que eu fazia. Acabei dando importância demais pra isso na época, mas agora nem ligo. Morro de rir dos comentários dos anônimos rs
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre estou por fora de todas as brigas e picuinhas da blogosfera, graças a deus.

    ResponderExcluir