Resenha: Os Defensores–Museu de Ladrões, Lian Tanner

10 fevereiro 2014

Oi gente tudo bem?

A primeira vez que me deparei com a capa do livro Os Defensores, eu já sabia que iria ler algo criativo, com personagens fofos e surpreendentes, mas não tinha ideia da aventura que iria ler!
Quer ser um pouco? Então continue lendo…

Museu de Ladrões - Os Defensores - Lian Tanner

Bem-vindo à tirânica cidade de Jewel, onde a impaciência é um pecado e a ousadia é um crime. Goldie Roth viveu em Jewel por toda a sua vida. Como toda criança da cidade, ela deve andar presa em correntes até o Dia da Separação, e é forçada a obedecer aos temidos Guardiões Abençoados. Quando o Dia de sua Separação é cancelado, por causa de uma misteriosa ameaça à cidade, Goldie não suporta a ideia de ser novamente acorrentada e foge para o Museu de Dunt, onde conhece Toadspit. No entanto, seus dias não serão mais calmos que antigamente. Os corredores do Museu são cheios de armadilhas e segredos adormecidos que se despertos podem acabar com a vida na cidade. Mas se você pensa que esse livro traz histórias de crianças, está inteiramente enganado. Morte, suspense e muita crueldade envolvem o primeiro volume desta trilogia, em que os protagonistas terão que provar suas habilidades e frieza para garantir sua sobrevivência.
Edição: 1
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788562525247
Ano: 2012
Páginas: 352
Tradutor: Ana Ban
Nota: 9,0
RuimRegularBomMuito Bom
os defensores - museu de ladrões_01

Os Defensores – Museu de Ladrões é um livro divido em 32 capítulos, todos curtos mostrando sempre o ponto de vista de algum dos personagens. No mesmo o leitor encontra desenhos deles e o nome dos personagens na primeira página do capítulo.
A capa do livro imita um livro antigo e gasto do tempo onde aparece duas crianças, um cachorro e duas aves. O livro em si é muito bonito. A Farol Literário caprichou nele!
os defensores - museu de ladrões_03os defensores - museu de ladrões_05
Jewel é uma cidade um tanto quanto incomum. Lá as crianças são obrigadas a andar presas em correntes e são cuidadas pelos Guardiões abençoados – pessoas ruins que maltratam as crianças. Quando completam 12 anos chega o “Dia da Separação” onde são soltas das correntes e então vivem por conta própria.
Goldie é uma dessas crianças, mas a menina é vista como uma criança má entre os Guardiões Abençoados e no dia da separação, algo de muito ruim acontece e este dia precisa ser adiado, porém Goldie não aguenta mais ficar entre os Guardiões e dá um jeito de fugir. Sem saber para onde ir, ela acaba por fim no Museu de Dunt um lugar super misterioso, onde a menina conhece Toadspit.
O lugar que era para ser seguro está não é, não é apenas Goldie que está correndo perigo, todos que moram no Museu estão. O Orientado – homem que manda na Cidade quer colocar o Museu abaixo e os Guardiões querem a cabeça de Goldie.
A menina descobre morando no Museu que o lugar é muito mais do que um simples Museu, suas paredes se mexem, salas mudam de lugar e tudo acontece para proteção do local e muitos segredos estão guardado lá e quem descobrir pode colocar Jewel em perigo.
Bem, se você acha que vai ler um livro de fantasia para crianças está muito enganado, Museu de Ladrões vai muito além do que uma história de crianças perdidas. Existem um pouco de maus tratos, no começo do livro o leitor já percebe que de bonitinho não se tem muita coisa.
É um livro de muito suspense, um pouco confuso no começo, a autora não dá grandes detalhes dos personagens, o leitor precisa ter atenção durante a leitura, pois alguns personagens apenas durante a história você vai saber se são bons ou ruins.
os defensores - museu de ladrões_02
Achei o livro muito criativo. Não é um livro super detalhista, Lian trabalhou mais no desenvolvimento da história do que nos detalhes da mesma, mas isto não deixa o leitor confuso e nem cansativo. Quando a história começa a se passar dentro do Museu o livro fica viciante, pois estimula a criatividade pois você fica imaginando como é o local por dentro.
Existe muito mistério nele. Os personagens que habitam o museu são bem escritos. Temos um cachorro que é dócil quando pequeno e ele muda de forma fica agressivo e grande. Uma ave falante, o próprio Toadspit, uma senhora meio cigana e o home que cuida do Museu Sinew.
Não tem como o leitor não criar afeição por eles.

Lian Tanner me surpreendeu com Museu de Ladrões, suas narrativa é muito boa, prende o leitor.
O universo que Lian escreveu é interessante, criativo e bem desenvolvido. Lógico que, como é uma continuação muitos pontos estão soltos no livro, principalmente no final.
Valeu a pena ler! Quem gosta de uma boa aventura fica aqui uma ótima dica de livro!
os defensores - museu de ladrões_04
              Lian Tanner é autor de um crianças australianas que vive no sul da Tasmânia. Seu livro Museu de Ladrões é o primeiro livro da trilogia Os Defensores, ganhou o Aurealis Award 2010 for Children Ficção. Foi nomeado como um " corvo branco "pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique. 'Museu de Ladrões "é publicado na Austrália, nos EUA e na Índia. Ele também foi traduzido para o alemão, turco, caracteres chineses, Bahasa Indonésia, tailandês, Português e Búlgaro brasileira.

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

2 comentários :

  1. Oi, Helana! Tudo bom?
    Cara, gostei da sua resenha. Curta, objetiva e sincera. Passou bem as suas impressões.
    Lembro que gostei muito desse livro quando o vi também e você me deixou curiosa para lê-lo.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, tudo bem?
      Obrigada viu!
      O livro é uma graça e vale a pena ler.

      Excluir