Resenha: Brilho, Amy K. Ryan

19 março 2014

Oi gente tudo bem??
Depois de uma semana consegui terminar Brilho! E não foi por que o livro era ruim (ele é ótimo), foi uma pequena ressaca literária não consegui ler muita coisa.

Mas vamos lá.
Antes de tudo, Brilho é a quarta distopia que leio e devo dizer a vocês que é a primeira que realmente gostei. No geral distopias não me chamam atenção por serem confusas demais. E este livro de hoje conseguiu me surpreender. Ele é uma trilogia e apenas Brilho foi lançado por enquanto no Brasil.

Brilho - Em Busca de Um Novo Mundo - Livro 01 - Amy Kathleen Ryan

mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.
Edição: 1
Editora: Geração
ISBN: 9788581300733
Ano: 2013
Páginas: 354
Tradutor: Ana Death Duarte
Nota: 9,4 RuimRegularBomMuito BomExcelente
Brilho_03

Devo dizer antes de mais nada que a edição brasileira de Brilho é linda!
O livro tem 353 páginas. Ele é divido em 6 partes. E cada capitulo tem seu titulo em particular, mostrando já para o leitor o que pode vir.
A diagramação dele é muito bonita.Na capa encontramos uma menina de olhos fechados e alguns detalhes brilhantes e na divisão das partes da história páginas pretas com a escrita branca com dizeres de escritores famosos.
Brilho_07
Brilho conta a história de Waverly e Kieran, dois jovens apaixonados que nasceram em um “Novo Mundo”.
A Terra, simplesmente acabou. E as pessoas que conseguiram se salvar fizeram testes para um experimento em naves espaciais, estas naves Empyrean e New Horizon tem a missão de criar uma nova vida para então em um futuro distante habitar a terra novamente.
Na Empyrean os resultados tem sido animadores, muitas crianças nasceram lá, estão crescendo e tem a missão de casarem e terem filhos, basicamente a missão de Waverly e Kieran é esta. Mas a menina de 16 anos, não está muito disposta aceitar seu destino, ela acha que pode fazer muito mais, apesar de amar Kieran que é um rapaz excepcional e que todos amam.
Já na New Horizon, a missão não foi bem sucedida, crianças não nasceram lá e o risco da população da nave morrer é grande. Quando tudo parece ir bem, a tripulação da New Horizon atacada a nave irmã e todas as meninas são pegas de lá, raptadas de suas famílias, muitas pessoas morrem e no meio das meninas está Waverly que desconfia do que pode acontecer.
A partir do momento que as meninas são raptadas, tanto Waverly quanto Kieran precisam ajudar as pessoas. Waverly precisa dar um jeito de sair daquela nave e Kieran tenta tomar frente da Empyrean antes que algo mais grave aconteça.
Brilho_05
O livro é emocionante, acho que posso descrever ele assim. autora conseguiu escrever uma história demonstrando exatamente os sentimentos dos personagens, o drama particular e conjunto deles e como trabalharam para salvar a si mesmos e a população.
A narrativa me prendeu muito. Cada parte do livro narra o que acontece com Waverly e na outra com Kieran, ou seja, o leitor sabe exatamente a angustia deles.
Os personagens são ótimos, não são bons demais, ou ruins demais. Como eles passam por um estress muito grande o leitor vê exatamente os dois lados de cada um, mostrando que ninguém é perfeito.
Brilho_01
Outro ponto positivo do livro, foi que não terminou com aquela super cara de continuação. O ponto solto para o próximo livro não deixa o leitor nervoso para saber o que vai acontecer. Foi leve. Já li livros com continuações que me deixaram nervosa no final.
Quem gosta de distopias vai gostar de Brilho, valeu a leitura é um livro fascinante.
-> Este livro foi cedido pela Geração Editorial para resenha.
              Amy Kathleen Ryan, nasceu em Jackson, Wyoming, onde morava em um apartamento acima do negócio do pai. Ela sempre gostou de escrever histórias. Era totalmente viciada, leu todos os livros de Madeleine L'Engle . Sonhava em ser uma escritora, e ela mesma escreveu o começo de um romance de primeira a quinta série. Foi chamado The Adventures of Kim D. Lavenport e, para esse dia, sua mãe ficou convencida de que é o seu melhor trabalho.
              Fez faculdade em Omaha Nebraska e Madrid, onde estudou antropologia e língua espanhola. Durante o seu último semestre, último ano de faculdade, fez uma aula de escrita criativa pela professora chamada Vicky Lindner, e seu interesse pela palavra escrita foi reacendida. Havia redescoberto a sua primeira paixão, e resolveu que iria se tornar um escritor.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTube

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

19 comentários :

  1. Vc, Luara (Estante Vertical) e a Jac ( My book Lit) são umas bichas más.
    Me fazendo querer ler o livro pra ontem...Solicitei o livro pra Geração to esperando chegar e assim que chegar devorarei e espero curti.
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. também não gosto de distopias... passo longe... mas Brilho está recebendo tantos elogios que estou curiosa para ler ele :P
    já tinha visto a capa na livraria e achei ela linda demais, com todo este brilho e tal :P
    quero ler ele logo, e acho que vou gostar! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda! Gosto tanto dela. Geração Editorial arrasa nas capas viu!

      Excluir
  3. Esse livro é tãããããão liiindo! Comprei ele e não vejo a hora de ler!
    Adoro distopias <3
    Bom saber que o final não é daqueeeles, to sofrendo com esses finais ultimamente :(
    Beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula.
      Então, achei o final dele bem leve, em vista de das outras distopias que li, gostei dele ♥

      Excluir
  4. Oi! Acho que até hoje só li uma distopia. Triste, né? Não sou tão ligada ao gênero assim. Quanto ao título resenhado, tenho uma certa curiosidade em lê-lo. Gostei da sua resenha e de saber as suas impressões, que não me deram um pouco de ânimo para lê-lo.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oio Jeni,
      também não sou ligada a distopias não, mas Brilho é aquele tipo de livro exceção sabe? Pois é.
      Anime-se e quando ler gostaria de ser avisada para gente trocar figurinhas

      Excluir
  5. Oi Helana,
    Desde do lançamento do livro eu estou ansiosa para ler, a capa e a sinopse me chamou a atenção..não sou muito fã de distopias mas após sua resenha parece que Brilho consegue superar nosso receio . Deve ser instigante o livro e emocionante ao que você disse, louca para ler.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ver!

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ver!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li este livro, mas já vi algumas resenhas e a cada uma delas me apaixono mais por este livro, além de ficar curiosa sobre o desenvolvimento do enredo.
    Do pouco que eu vi sobre cada um dos personagens eu me apaixonei pelo Seth, pois sou fascinada por bad boys, eu tenho essa loucura de sempre preferir os malvados aos bonzinhos aushauhsauhs
    Quando eu vi a capa desse livro achei ela tão feinha que nem senti vontade de procurar qualquer resenha sobre ele, mas depois que fui incentivada a ler alguma resenha achei uma história bem interessante e diferente, nunca li nada igual.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  9. Lindo esse livro...a capa chama uma atenção imensa!Sou louca que um dia possa lê-lo.A história é fantástica..Ótima resenha e espero que logo possa ter o meu também! ;) Bjs'

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não ser muito fã de distopias (que bom que não sou a única), esse livro me chamou a atenção, sem falar que a capa é bem bonita.
    Pretendo lê-lo e espero gostar tanto quanto você, pra mim a parte negativa é que tem continuação, e eu não gosto muito de esperar a continuação ser lançada não.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Imagino que eu faça parte de um grupo pequeno por gostar de distopias, Brilho tem uma capa tão encantadora e chamativa, e além disso tem recebido tantos elogios. Com essa resenha então, minha vontade de ler só aumentou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Só li uma distopia até hoje e ela me surpreendeu, e lendo a resenha acho que vou gostar dessa também, parece bem emocionante. Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada com distopias, e acho que vou gostar, e umas das coisas que eu gostei na sua resenha é saber que a cada livro a historia tem o desfecho. Adorei a capa :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito e distopias e estou muito curiosa pra ler esse livro parece ser muito bom, estou gostando de todas as resenhas sobre ele.

    ResponderExcluir
  15. Sou o unico ser que ainda nao leu nenhuma distopia! Puff, enfim adorei a trama do livro parece ser otimo! Espero poder ler logo

    ResponderExcluir