Crônicas&Desabafos: Sempre Garotas–Parte I

07 junho 2014

crônicas e desabafos
Oi gente tudo bem?
Hoje o texto é mais crônica e menos desabafos.
Resolvi começar a postar no blog algumas coisas que escrevo. Gostaria de compartilhar com vocês alguns textos meus que na verdade fazem parte de um projeto inacabado.
Quero pedir que ignorem alguns erros gramaticais, embora eu tenha lido mil vezes, sempre parece que algo passa.
O projeto chama-se Sempre Garotas. Uma série que conta a história de quatro amigas que se conheceram ao longo do tempo.
Tenho um carinho especial, pois este projeto é inspirado em amizades verdadeiras, em pessoas verdadeiras e alguns acontecimentos são reais, apenas ganham um toque mais dramático para deixar o texto com alguma graça. Se vocês gostarem, vou compartilhar mais e mais!

Curitiba, Junho de 1998.


Esperança. Acho que desde pequena procuro ter. Acho que todos já nascemos de uma esperança. A mãe que está lá colocando seu filho no Mundo, tem esperança que ele tenha saúde, seja perfeito.
E aquela criança cresce e tem esperança que Coelho da Páscoa e Papei Noel existam – até que um adolescente mal criado acaba com toda a sua fantasia. Porque tem que ter sempre um adolescente mal criado em nosso caminho?
Não sei por que existem tantas pessoas mal criadas em nosso caminho. Apenas sei que à medida que crescemos, nossas esperanças ficam mais complexas. Primeiro beijo – tem que ser mágico. Primeira transa – tem que ser mágica. Primeira bebedeira – tem que ser muito louca e por ai vai. Mas a primeira vez, seja do que for, essa não nos esquecemos.
- Saia de perto de mim, seu palhaço – Digo para aquele traste que toda vida me inferniza na escola.
- Se liga garota. Nenhum menino vai querer beijar você. – Acho que ele tem razão, principalmente no momento em que percebo que ele joga algo grudento em meu cabelo.
Até quando jogam um chicletes em seu cabelo pela primeira vez você nunca esquece.
***

Nunca fui uma garota bonita, daquelas que os meninos param e observam passar, muito pelo contrário, até meus 18 anos usei aparelhos nos dentes e óculos de armações grossas que sinceramente me escondiam por completo. Mas meu maior objetivo era me formar, ir para Faculdade, daí sim bem... Daí eu iria planejar alguma coisa que preste.


Curitiba - Dias atuais.

Anna Elizabeth Dorner.
Happiness hit her like a train on a track
Coming towards her stuck still no turning back
She hid around corners and she hid under beds
She killed it with kisses and from it she fled Florence and The Machine, DogDays Are Over.
Sabe? Tenho 26 anos!
Os anos se passaram, fiz cirurgia ocular, tirei o aparelho, mas continuo a mesma perdida que um dia levou areia na cara, chicletes no cabelo e que todos zoam na escola. A diferença? A diferença que café me jogam às vezes na roupa, o que mancha, me formei tem um tempo na Faculdade. Sou arquiteta, moro com Vitória e com Duda, Vitória amiga do colégio, Gaby que conheci na Universidade e Duda estagiária do meu escritório.
Trabalho com meu irmão. Mudei-me para um bairro nobre em Curitiba, porque achei que assim ninguém iria me trancar em banheiros sujos. Mas ás vezes uns clientes estressados me jogam café. Ah é claro... Tem o Bruno...
- Hey... – Grito quando vejo o carro de Bruno, um Chevrolet Agile preto, passar lentamente pela rua. Estou indo para o trabalho e para variar meio atrasada. Em passos lentos por causa do salto alto que uso, ando até o carro de Bruno que estaciona e abre o vidro.
Bruno não é o amor da minha vida, mas um cara legal. É advogado, passou no exame da OAB há seis meses , ainda estuda e luta para conseguir um bom cargo no fórum, seu sonho é ser Juiz.
- Atrasadinha. Deixa esse celular ligado, meu amor. – Diz Bruno tirando os óculos escuros. Ele é lindo. Alto. Na verdade um rapaz para namorar comigo não pode ser baixo, eu tenho 1,72 e Bruno sei lá... Ele é alto, magro, não chega a ter aquele porte atlético gostoso, é moreno, cabelo castanho, quase castanho claro, curto, nariz mediano, olhos azuis (sim azuis!), sempre aquela barba por fazer. Mas o que mais gosto nele é o sorriso, seus dentes são pequenos, mas o sorriso é o mais lindo do Mundo.
- Desculpe Bruno, o carregador pegou fogo. Me abaixo dando um beijinho leve em seus lábios entre o vidro do carro.
- Como que é? Fogo? Seu carregador pegou fogo? – Ele olha surpreso pra mim. Acreditem, pegou fogo mesmo.
- É verdade tá legal, pegou fogo mesmo. – Olho espantada pra ele.
- Ok. Vai entra no carro, vou te levar até o escritório. Dou a volta e abro a porta do passageiro rapidamente. Um carro passa por mim e buzina, mas nem dou bola, sento-me ajeitando meu material de trabalho em minhas pernas e coloco o cinto de segurança.
Bruno me olha e sorri. Sim aquele sorriso! Ele dá uma ré no carro, observando o sinal abrir e segue.
- Vai ao Fórum hoje? – Pergunto a ele.
- Adivinha o que vou fazer hoje? – Ele ajeita os óculos escuros novamente em seu rosto.
- Vai ao Fórum? – Pergunto novamente, dando de ombros sem ter ideia do que ele vai fazer.
- Sim vou ao Fórum. Ele sorri me olha rapidamente, sinto uma animação em sua voz que parece mudar minha manhã. – Vou assistir a minha primeira audiência como assistente.
- Ahhhhhhhhhhhhh, Bruno... Bruno. Não acredito. Você conseguiu.
Pulo em seu pescoço sem me tocar que ele ainda dirigia. Bruno desvia de um carro então rapidamente me recomponho.
- Anna! Você precisa se conter ás vezes. Diz ele assustado, mas sem tirar a alegria da voz.
- Desculpe, não faço mais. Bruno estaciona o carro em um cantinho pequeno na Avenida Iguaçu bem à frente ao escritório. Dou um abraço em Bruno e um beijo. Ele alisa meu cabelo, coloco uma mecha atrás de minha orelha direita. Tiro o cinto e saio do carro observando ir embora. Ele buzina, eu aceno.
Esse prédio de quadro andares é o escritório de arquitetura do meu irmão. Teoricamente é meu e dele, na prática é só dele, porque não coloquei um centavo na construção disso. Eu não tinha e continuo não tendo grana. Mas isso é só um detalhe.
O prédio tem uma grande sacada no segundo andar, onde fica a sala do meu irmão, Theo, ele é um cara maneiro, tem 35 anos, já não sei mais quantos PHD’s ele tem, vive mais na UFPR do que no próprio escritório – o que me leva a pensar que ele o fez pra mim.
O pequeno saguão do prédio tem uma recepção, um longo tapete marrom que vai até a escada, um lustre de cristais enorme no centro, paredes brancas, alguns quadros que Theo comprou em suas viagens. Não me pergunte o nome dos pintores não faço ideia.
Olho para as escadas e o elevador. Apesar da dor nos pés devido ao salto alto e fino, vou pela escada. Minha sala fica no terceiro andar, assim que termino de subir, pela porta de vidro já observo Alberto, um velho rabugento querendo reformar o quarto da filha. Já mostrei a ele quatro projetos, QUATRO!!!!!!!!!!!!!!!! Ele nunca gosta.
- Bom dia Senhor Alberto. Fecho a porta delicadamente.
- Minha filha não gostou do modelo do quarto e eu sinceramente achei um verdadeiro lixo isto que você fez. – Alberto levanta-se mostrando aquela barriga saliente quando leva suas mãos a cintura.
Respiro fundo, coloco minha bolsa sob a mesa e forço um sorriso.
- Vou arrumar então, se o senhor vier amanhã, posso...
-Quero falar com um arquiteto de verdade e não uma mulherzinha feito você. Ele rasga meu projeto em 6 partes e joga em minha cara. Eu fecho os olhos sentindo o papel duro raspar em minhas bochechas – Passar bem Senhorita Dorner.
Como vocês perceberam não é apenas café que jogam em minha cara. Alberto sai marchando de minha sala, bate a porta de vidro com tanta força que sinto o chão tremer. Fico parada imóvel por alguns minutos. Até que Sofia, minha secretária, estudante de Arquitetura entra toda alvoroçada.
-Precisa de alguma coisa, Anna? Pergunta ela, olhando para os papeis no chão.

Continua…

Participem das promoções do Blog! Você tem duas chances de levar livros ótimos para casa, é só clicar nos banners.
promoçãouma carta de amor, sorteio
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTube

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

3 comentários :

  1. Você escreve muito bem flor, adorei, e de certa forma me identifiquei!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. :ooo como você escreve bem!!!
    adorei viu? :D

    ResponderExcluir